pub

Arica Chilean Challenge | APB World Tour

Joana Schenker ‘Ataca’ El Flopos

Joana Schenker num 'rollo' na Ronda 1 em 'El Flopos'. A algarvia entrou sem medo no Arica Chilean Challenge (®PJimenez/APB)
Joana Schenker num 'rollo' na Ronda 1 em 'El Flopos'. A algarvia entrou sem medo no Arica Chilean Challenge (®PJimenez/APB)
pub

Sem medos. A atleta algarvia Joana Schenker entrou bem no Arica Chilean Challenge, 2ª Etapa Feminina do circuito da elite do bodyboard mundial APB World Tour, no Chile. A Bicampeã de Portugal e da Europa enfrentou com coragem a onda que mais temia à partida para o continente americano e já está na Ronda 3 do quadro feminino.

El Flopos é uma onda pesada, com água fria e sobre rocha quase à superfície. É a onda do Arica Chilean Challenge e da qual pelo menos um atleta por dia sai magoado. “É uma onda que é preciso surfar ao centímetro”, comentou Joana Schenker, ao Swell-Algarve, antes de iniciar o seu primeiro mundial a tempo inteiro.

A atleta da Associação de Bodyboard de Sagres está a cumprir um mês de competição no continente americano, com duas etapas femininas APB World Tour. Esteve no Itacoatiara Pro, um ‘beach break’ em Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, onde chegou à Ronda 3. Era uma onda que também desconhecia, mas sobre um fundo de areia como aqueles a que está mais habituada.

Em Arica, Joana Schenker enfrentou a onda desconhecida que mais respeitava. Na Ronda 1 Feminina, a algarvia fez 2º lugar na sua bateria, mas com uma pontuação que seria suficiente para vencer qualquer outra bateria da ronda. Melhor do que o resultado (13.50 | 7,00+6,50), Joana Schenker sacudiu a pressão e não mostrou medo a El Flopos, alcançando pontuações boas por onda.

Hoje, terça-feira 5 de julho, Dia 5 do Arica Chilean Challenge, Joana Schenker fez 3º lugar na sua bateria da Ronda 2, ronda sem eliminação (as duas primeiras de cada bateria avançam para a ronda 4 e as terceiras e a quartas passam por uma repescagem na Ronda 3). A algarvia não pontuou tão bem (9,65 | 5+4,65), mas continua ao ataque em El Flopos.

Entrevistada por Dave Hubbard, Alexandra Rinder disse que o 10 de hoje foi o seu primeiro (®APB)

Entrevistada por Dave Hubbard, Alexandra Rinder disse que o 10 de hoje foi o seu primeiro (®APB)

Isabela Souza e Alexandra Rinder deixaram hoje a sua marca em El Flopos. A brasileira Isabela Souza, que vem de uma vitória no Itacoatiara Pro, fez um ‘score’ de 15 pontos, que incluiu uma onda de 9 pontos. Joana Schenker diz que Isabela é a sua atleta preferida, pelo elevado nível técnico.

Alexandra Rinder fez uma um ARS ‘animal’, que lhe valeu 10 pontos, num ‘super-score’ de 17 pontos. Joana Schenker também tinha comentado que a atleta das Ilhas Canárias iria estar muito à-vontade em ‘El Flopos’, porque está habituada ao ‘calhau’ no seu ‘quintal’ em Fronton.

‘El Flopos’ funciona apenas em determinadas fases da maré, pelo que o campeonato tem avançado lento em Arica. Hoje estrearam-se os Sub-18. Amanhã, ou nos próximos dias, Joana Schenker irá abrir a Ronda 3 Feminina, contra Andrea Dias (EUA), Paloma Freyggen (Chile) e Yulener Gonzalez (Venezuela), esta última a atleta que venceu a algarvia na Ronda 1.

O evento em Arica é a 4ª Etapa Masculina APB World Tour. No quadro masculino continuam em prova os portugueses António Cardoso e Dino Carmo. Estão ambos apurados para a Ronda 3, fase ‘man-on-man’. Tó Cardoso irá defrontar o brasileiro Roberto Bruno e Dino Carmo vai medir forças com o chileno Sacha Damjanic.

Comentários