pub

Iberian Cup - Lagos | FW Series Portugal 2016 | 5ª Etapa

Miguel Martinho Vice-Campeão Ibérico

Miguel Martinho teve um primeiro dia difícil e não conseguiu recuperar (®CarlosAlmeida)
Miguel Martinho teve um primeiro dia difícil e não conseguiu recuperar (®CarlosAlmeida)
pub

Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) foi 2º classificado no Campeonato Ibérico de Formula Windsurfing, em Lagos, prova que terminou este domingo 3 de julho e foi ganha pelo espanhol Fernando Martinez del Cerro. A Iberian Cup – Lagos 2016 foi também a 5ª Etapa do circuito nacional Formula Windsurfing Series Portugal 2016 e, nas contas portuguesas, o velejador de Portimão foi quem mais pontuou para o ‘ranking’, seguido por Bruno Bertolo (AlhandraSC) e Vasco Chaveca (CNPortimão).

O evento FW dois em um decorreu durante três dias, organizado por Clube de Vela de Lagos e Associação Formula Windsurfing Portugal. Miguel Martinho foi vítima de um mau primeiro dia, com vento forte, na sexta-feira 1 de julho; e nunca conseguiu recuperar face à excelente prestação do espanhol Del Cerro.

Na sexta-feira, o vento soprou forte em Lagos, com intensidade média entre os 20 e os 25 nós e a subir ao fim do dia para os 28 nós. Foi um dia que correu mal ao multicampeão português de Formula Windsurfing. “As duas primeiras regatas não me correram muito bem, terminei as 2 em 2º lugar, depois, na 3ª e última dia vinha bem na frente mas dei uma queda, demorei algum tempo para sair da água, perdi muito tempo acabei por desistir”, explicou Miguel Martinho.

No segundo dia do evento, sábado, foram realizadas quatro regatas, com vento mais moderado, entre os 14 e os 20 nós. Miguel Martinho esteve melhor: venceu três regatas e fez 2º lugar na quarta. O velejador de Portimão encurtou para um ponto a distância que o separava do líder espanhol e deixou tudo em aberto para o último dia de prova.

Espanhol Fernando Martinez del Cerro não cedeu um milímetro e conquistou o título ibérico (®CarlosAlmeida)

Espanhol Fernando Martinez del Cerro não cedeu um milímetro e conquistou o título ibérico (®CarlosAlmeida)

Hoje, domingo, o vento não cooperou com as aspirações do algarvio e não permitiu a realização de qualquer regata. Miguel Martinho concluiu o Campeonato Ibérico de Formula Windsurfing 2016 na 2ª posição, sendo o único português no pódio. Fernando Martinez del Cerro conquistou o título ibérico e Carlos Ortiz foi 3º classificado.

Nas contas para o ‘ranking’ FW Series Portugal 2016, Miguel Martinho foi quem melhor pontuou na etapa em Lagos. Bruno Bertolo foi o segundo melhor português, na 4ª posição da geral, seguido por Vasco Chaveca, 5º classificado.

A prova foi disputada por 23 atletas, destacando-se também Margarida Gil Morais (CNPortimão), mais uma vez a única mulher na frota e a conseguir terminar a meio da tabela, na 12ª posição.

A 6ª Etapa (última) do circuito Formula Windsurfing Series Portugal 2016 será a Taça de Portugal, em Ponta Delgada, Açores, nos dias 29 de setembro a 2 de outubro. Antes dessa prova, Miguel Martinho deverá participar no Europeu Open, na Letónia, em agosto.

Links:

4ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Peniche (junho)

3ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Portimão (maio)

2ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Cascais (abril)

1ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Alqueva (março)

Comentários