pub

Yolanda Hopkins e Egor Volkov

Dois Algarvios no Junior Pro Espinho

Terceira etapa do Pro Junior Europeu 2016; 20ª etapa do Junior Tour WSL começou hoje, em Espinho (®LaurentMasurel/WSL)
Terceira etapa do Pro Junior Europeu 2016; 20ª etapa do Junior Tour WSL começou hoje, em Espinho (®LaurentMasurel/WSL)
pub

Egor Volkov apurou-se para a Ronda 2 do Junior Pro Espinho. O atleta russo do Portimão Surf Clube é um dos dois representantes do Algarve na prova Junior Tour da World Surf League que começou esta quinta-feira e decorre até domingo 26 de junho. Yolanda Hopkins, do Clube Naval de Portimão, tem entrada direta na Ronda 2 Feminina e não competiu no primeiro dia do campeonato.

Metade das oito baterias da Ronda 1 Masculina foram decididas por falta de atletas. Egor Volkov teve de lutar pelo apuramento, na última bateria da ronda, contra os espanhóis Lucas Figueroa e Rodrigo Garcia. Foi um jogo de notas baixas. O atleta do PTMSC conseguiu apurar-se em 2º, com 4,74 de pontuação, atrás de Figueroa (5,47). Egor Volkov não é um estranho aos grandes eventos de surf, tendo representado a Rússia no Mundial de Surf Junior da ISA, no ano passado, na California, EUA.

Na Ronda 2 Masculina, Egor Volkov volta a entrar na última bateria (16ª) da fase e vai defrontar os espanhóis Diego Garcia e Tomas Zarra e o francês Maixent Dudezert, ‘cabeça-de-série’. A competição foi hoje interrompida após a 13ª bateria da Ronda 2 Masculina, já depois do por-do-sol.

Aspeto do 'line up' no primeiro dia do Junior Pro Espinho, hoje, quinta-feira 23 de junho (®LaurentMasurel/WSL)

Aspeto do ‘line up’ no primeiro dia do Junior Pro Espinho, hoje, quinta-feira 23 de junho (®LaurentMasurel/WSL)

A Ronda 1 Feminina foi um sucesso nacional. As três portuguesas presentes nessa fase conseguiram apuramento para continuar em prova. Inês Bispo e Camila Costa venceram as respetivas baterias e Mafalda Lopes qualificou-se em 2º noutra bateria. Vão estar na Ronda 2, onde a portuguesa Teresa Bonvalot irá iniciar a defesa da sua liderança no ‘ranking’ feminino Pro Junior Europeu, em igualdade pontual com a basca Ariane Ochoa, campeã em título do evento e que está também presente na edição deste ano do Junior Pro Espinho.

A algarvia Yolanda Hopkins vai estar em ação no último ‘heat’ da Ronda 2 Feminina, contra três francesas: Nina Reynal, Ainhoa Leiceaga e Jade Magnien. O Pro Junior Europeu é o principal foco da atleta algarvia para esta época (ler notícia), que vem de um bom resultado no Junior Pro Biscarrosse (9ª) e ocupa a 26ª posição no ‘ranking’, com apenas essa prova disputada. É a quarta melhor portuguesa no ‘ranking’, em igualdade de pontos com Francisca Veselko; atrás de Inês Bispo (19ª) e de Teresa Bonvalot (1ª).

A terceira edição do Junior Pro Espinho consolida a cidade do distrito de Aveiro como referência no Junior Tour WSL. É a 20ª etapa do circuito mundial junior da World Surf League, a 3ª do circuito regional Pro Junior Europeu. Os melhores Sub-18 da Europa estão em Espinho e entre eles muitos portugueses. Teresa Bonvalot lidera o ‘ranking’ feminino e há dois surfistas portugueses no Top 5 masculino: Luís Perloiro (4º) e João Moreira (5º). Os próximos dias prometem espetáculo.

Comentários