pub

Canoagem | Campeonato Nacional Esperanças

Jovens ‘Castores’ já são Campeões Nacionais

'Castores' Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos venceram a etapa em K2 Iniciado e já são campeões nacionais na categoria (®JoaoLaia/KCCA)
'Castores' Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos venceram a etapa em K2 Iniciado e já são campeões nacionais na categoria (®JoaoLaia/KCCA)
pub

A equipa mais jovem do Kayak Clube Castores do Arade (KCCA) participou com sucesso na 2ª etapa do Campeonato Nacional de Esperanças em Canoagem, em Vila Nova da Barquinha, no Rio Tejo. A prova foi realizada ontem, domingo 19 de junho, e que teve um recorde de 710 participantes de 44 clubes. O nacional de Esperanças é dedicado aos escalões mais novos da canoagem, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, com circuitos entre os 2 e os 5 km. A dupla KCCA Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos venceu em K2 Iniciado e garantiu o título nacional a uma etapa da conclusão do campeonato.

QUATRO MEDALHAS ALCANÇADAS E VÁRIOS TOP-10

Os ‘castores’ alcançaram um total de 4 medalhas, uma de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A vitória alcançada pertenceu à dupla Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos, que dominou desde o início da regata no K2 Iniciado, vencendo de forma destacada, cumprindo os 2Km em 9 minutos e 45 segundos, menos 15 segundos que a equipa do Fluvial Vilacondense, com José Granja e Francisco Faria, que terminou na segunda posição.

No K1 Menor, para jovens entre os 9 e os 10 anos de idade os castores estiveram em grande evidência com duas medalhas alcançadas. Rúben Luís terminou na segunda posição a apenas 9,95 segundos do vencedor que foi o jovem João Casinha do Clube de Canoagem de Amora e Daniel Busel foi o terceiro classificado a 12,02 segundos do vencedor.

'Castores' Ruben Luís (2º) e Daniel Busel (3º) no pódio K1 Menor (®KCCA)

‘Castores’ Ruben Luís (2º) e Daniel Busel (3º) no pódio K1 Menor (®KCCA)

A dupla, Iago Bebiano e Tomás Santos, obteve o 3º lugar no K2 Cadete ficando a 12,58 segundos dos vencedores, a dupla Mateus Luís e Bruno Silvério do Náutico de Milfontes, indo o segundo lugar para a equipa do Fluvial Vilacondense com Gonçalo Garcia e Tiago Barreto.

Destaque ainda para o 5º lugar alcançado por Gonçalo Bento no sempre muito concorrido escalão de cadetes e que contou com 84 participantes.

A equipa feminina também esteve em destaque com várias classificações dentro do top-10. Rita Ângelo classificou-se na sexta posição no K1 cadete feminino. Inês Luís foi 9ª classificada no K1 Iniciado feminino e igualmente em evidência esteve Iara Bebiano que na categoria K1 Menor feminino terminou na 10ª posição.

CAMPEÕES NACIONAIS

Com a vitória alcançada em Vila Nova da Barquinha e a somar à anteriormente alcançada em Alcoutim, na 1ª etapa, os atletas Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos sagraram-se campeões nacionais de K2 Iniciado quando ainda falta uma etapa para o final deste campeonato.

11º LUGAR COLETIVO ENTRE 44 CLUBES

A nível colectivo os Castores conseguiram a 11ª posição entre 44 clubes. Foram mais os atletas dos Castores que contribuíram para essa classificação: Diogo Filipe foi 15ª no K1 Infantil e na mesma categoria Rodrigo Gonçalves e José Gouveia terminaram na 38ª e 55ª posições, respectivamente.

A segunda etapa do nacional de Esperanças foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com o clube local, o Náutico Barquinhense e contou com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Vila Nova da Barquinha bem como dos Jogos Santa Casa e do IPDJ – o Instituto Português do Desporto e Juventude. Teve um total de 21 regatas repartidas entre kayaks e canoas.

O Campeonato Nacional de Esperanças é constituído por 3 provas Nacionais. A primeira cumpriu-se em Alcoutim, a 2ª prova em Vila Nova da Barquinha e a 3ª em Vila da Ponte, concelho de Sernancelhe no dia 10 de Julho.

Nota da Redação:

Além do KCCA, participaram no Campeonato Nacional Esperanças II mais dois clubes algarvios, o Grupo Desportivo de Alcoutim e a Associação dos Amigos da Mexilhoeira da Carregação. Destaque no contigente algarvio para a medalha de ouro conquistada por Maria Santos Costa (AADMCarregação) em K1 Menor Feminino, categoria na qual tinha alcançado ‘bronze’ na 1ª Etapa.

O Grupo Desportivo de Alcoutim conquistou ontem duas medalhas em Vila Nova da Barquinha: ‘prata’ em C1 Cadete, por Luís Simão (repetiu o resultado feito em Alcoutim, na 1ª etapa); e ‘bronze’ em K2 Menor, por Gustavo Madeira e Jorge Ribeiros Rodrigues.

Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade

Links:

Campeonato Nacional Esperanças I (1ª etapa) | Alcoutim (maio)

Comentários