pub

TCT Global Championships | Dia 1

João Mendonça Entra a Ganhar em Trestles

João Mendonça em ação no primeiro dia TCT Global Championships em Lower Trestles. O algarvio já está nas meias-finais Squids (®ZacMilan/TCT/Volcom)
João Mendonça em ação no primeiro dia TCT Global Championships em Lower Trestles. O algarvio já está nas meias-finais Squids (®ZacMilan/TCT/Volcom)
pub

O algarvio João Mendonça começou da melhor forma o Totally Crustaceous Tour Global Championships 2015/2016.  O jovem surfista da Arrifana, Aljezur, ultrapassou duas fases, venceu uma bateria, para chegar às meias-finais Squids após o primeiro dia de prova, ontem, em Lower Trestles, California, Estados Unidos da América.

O TCT Global Championships 2015/2016 começou ontem, terça-feira 14 de junho, e decorre até sexta-feira 17 de junho. No evento da Volcom estão em competição os melhores surfistas Esperanças e Juniores do Planeta, apurados nos circuitos continentais realizados ao longo de 2015/2016. João Maria Mendonça venceu três etapas europeias e conquistou o único lugar Squids (10 anos ou menos à data de 1 de agosto de 2015) da Europa para a final na conhecida onda californiana.

João Mendonça iniciou a competição em Trestles com uma vitória categórica (14,67 pontos) contra três norte-americanos na Ronda 1 dos mais jovens. O surfista algarvio fez a 5ª melhor pontuação da ronda e ficou na mira dos holofotes. Nos quartos-de-final (ronda 2), João Mendonça (12,84) apurou-se em 2º, atrás do norte-americano Kobi Clements (14,96), que está a ser uma das revelações na prova (terceira melhor pontuação nos ‘oitavos’ e melhor pontuação nos quartos-de-final).

João Mendonça com João Moreira, à esquerda; e o algarvio 'Martim' Magalhães, à direita, em San Clemente (®DR)

João Mendonça com João Moreira, à esquerda; e o algarvio ‘Martim’ Magalhães, à direita, em San Clemente (®DR)

Nas meias-finais, João Mendonça volta a defrontar três norte-americanos, entre os quais Hayden Rodgers, que fez a melhor pontuação (17,40) da Ronda 1; e Dane Matson, que ainda não baixou dos 14 pontos no campeonato. Se o programa do evento for cumprido, João Mendonça só regressará à competição no último dia, sexta-feira, para o qual estão previstas as meias-finais e finais, já com transmissão em direto webcast (http://tct.volcom.com), que vai ser feita nos dois últimos dias do evento.

Ontem (terça-feira) foram realizadas as primeiras rondas nas divisões Squids, Groms (16 anos e menos) e Girls (20 anos e menos). Não há portugueses na divisão Girls, mas dois entraram ontem em ação na divisão Groms: Guilherme Ribeiro (6,43) perdeu de primeira, em 3º na sua bateria da Ronda 1 Groms. Afonso Antunes (10,90) competiu na mesma divisão e continua em prova, apurado em 2º na sua bateria, para os oitavos-de-final.

MAIS DOIS ALGARVIOS ENTRAM HOJE EM AÇÃO

De acordo com o programa da prova, os algarvios Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães vão entrar hoje em ação no TCT Global Championships, na divisão Pro Am (20 anos e menos), que abrirá o segundo dia de competição (esta tarde, depois de almoço, hora portuguesa).

Lower Trestles no primeiro dia do TCT Global Championships. Foram apurados 7 portugueses, 3 são algarvios (®KennyMorris/TCT/Volcom)

Lower Trestles no primeiro dia do TCT Global Championships. Foram apurados 7 portugueses, 3 são algarvios (®KennyMorris/TCT/Volcom)

Francisco e ‘Martim’ completam o trio de algarvios presentes na prova e conquistaram dois dos três passaportes europeus Pro Am. O terceiro também é português; é de Miguel Blanco. Esta quarta-feira deve também estrear-se em Lower Trestles a divisão Juniors (16 anos e menos), na qual vai estar em ação o português João Moreira.

Na Ronda 1 Pro Am, Francisco Duarte vai defrontar três norte-americanos (Cam Richards, Tyler Faulkner e Jack Boyes). ‘Martim’ Magalhães entrará em ação depois, contra os norte-americanos Spencer Bridges e Griffin Colapinto e o australiano Harley-ross Webster.

Comentários