pub

Formula Windsurfing Series Portugal 2016 | 4ª Etapa

Miguel Martinho Domina em Peniche

Miguel Martinho em ação na etapa FW Series Portugal 2016 Peniche, onde venceu todas as regatas (®PauloGilMorais/AFWP)
Miguel Martinho em ação na etapa FW Series Portugal 2016 Peniche, onde venceu todas as regatas (®PauloGilMorais/AFWP)
pub

A história repete-se. Miguel Martinho ainda não perdeu uma única regata este ano e já competiu em vários campeonatos. O atleta do Clube Naval de Portimão, multicampeão nacional de Formula Windsurfing, dominou a 4ª Etapa do circuito nacional Formula Windsurfing Series Portugal 2016, vencendo as seis etapas realizadas durante os três dias de prova, 10 a 12 de junho, em Peniche.

“Apanhamos vento aos saltos, manhoso. Tendo em conta as condições, correu bem”, comentou Miguel Marinho, que este ano já venceu 3 etapas do circuito nacional e o campeonato europeu de masters com vitórias em todas as regatas nessas provas. O domínio do velejador de Portimão ainda não foi posto em causa. “No último dia (em Peniche), o ‘Sabão’ (Mário Medeiros) ainda tentou andar na frente e quase que chegou à primeira bolina antes de mim. Tive de aplicar-me mais”, comentou Miguel Martinho.

Miguel Martinho ainda não perdeu uma única regata esta época (®AFWP)

Miguel Martinho ainda não perdeu uma única regata esta época (®PauloGilMorais/AFWP)

Com o título nacional garantido, apesar de faltar mais uma etapa FW Series Portugal 2016 (a Taça Ibérica, em Lagos, de 1 a 3 de julho), Miguel Martinho aponta já objetivos corajosos de participação na Taça de Portugal nos Açores, no Europeu Absoluto na Letónia (agosto), no Mundial de Masters na Grécia (setembro), no Campeonato de Espanha em Murcia (outubro) e no Mundial Absoluto nos Açores (novembro). “Quero ganhar tudo”, diz o velejador algarvio… meio a brincar, meio a sério.

O domínio de Miguel Martinho no circuito nacional poderia ser monótono, mas parece não ser o caso. Há um conjunto de atletas no circuito que parece estar a ‘andar mais’, motivado por haver ‘um alvo a abater’. “Ao andar como estou a andar puxo por eles e obrigo-os a andar mais. O nível está a crescer”, diz Miguel Martinho.

Mar de vaga, típico de Peniche, bom vento na sexta-feira, insuficiente no sábado e muito instável no domingo (®AFWP)

Mar de vaga, típico de Peniche, bom vento na sexta-feira, insuficiente no sábado e muito instável no domingo (®PauloGilMorais/AFWP)

“Temos um top 10 amador (risos), do 2º ao 10º, que é muito renhido”, admite Vasco Chaveca, presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal. “Agora, em Peniche, foi mesmo muito renhido entre o 2º e o 4º. O 2º lugar só ficou decidido na última regata de domingo“, exemplificou o dirigente associativo e ele próprio um dos atletas envolvidos nessa disputa.

A vitória coube a Miguel Martinho (CNPortimão), o 2º lugar foi conquistado por Mário Medeiros ‘Sabão’ (CNPDelgada) e o 3º por Vasco Chaveca (CNPortimão). O junior Pedro Pinheiro conseguiu um brilhante 4º lugar, seguido pelo grandmaster Bruno Bertholo. E Margarida Morais (CNPortimão) alcançou o 9º lugar, a meio da tabela, sendo a única mulher numa frota de homens.

Vasco Chaveca lutou pelo 2º lugar em Peniche até à última regata (®AFWP)

Vasco Chaveca lutou pelo 2º lugar em Peniche até à última regata (®PauloGilMorais/AFWP)

A etapa teve um total de 6 regatas: 3 no primeiro dia, com bom vento; nenhuma regata no sábado e 3 regatas no domingo, com vento irregular. A prova foi organizada pela Associação Formula Windsurfing Portugal, com o forte apoio da Câmara Municipal de Peniche. A importância dessa apoio foi destacada por Miguel Martinho e por Vasco Chaveca.

O presidente da Associação FW Portugal revelou, ao Swell-Algarve, que ficou apalavrado com o presidente da Câmara de Peniche “realizar mais eventos naquele local e com maior expressão nos próximos anos e desenvolver o windsurf em Peniche”.

Carismático açoriano Mário Medeiros 'Sabão' foi o segundo melhor em Peniche (®AFWP)

Carismático açoriano Mário Medeiros ‘Sabão’ foi o segundo melhor em Peniche (®PauloGilMorais/AFWP)

Links:

3ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Portimão (maio)

2ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Cascais (abril)

1ª Etapa FW Series Portugal 2016 | Alqueva (março)

 

 

Comentários