pub

Canoagem | Campeonato Nacional de Velocidade

‘Castores’ Conquistam Dois Títulos Nacionais

As meninas KCCA, de preto, 'deram cartas' no Nacional de Velocidade para Juniores, Seniores e Veteranos (®KCCA)
As meninas KCCA, de preto, 'deram cartas' no Nacional de Velocidade para Juniores, Seniores e Veteranos (®KCCA)
pub

Dois títulos de campeões nacionais e duas medalhas de bronze num total de 8 finais “A” e uma final “B” foram os resultados de maior destaque do Kayak Clube Castores do Arade (KCCA), este fim-de-semana, no Campeonato Nacional de Velocidade de Canoagem. A prova realizou-se nos dias 11 e 12 de junho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, destinada apenas aos atletas dos escalões juniores, seniores e veteranos.

EQUIPA FEMININA EM DESTAQUE

A equipa feminina venceu em duas distâncias olímpicas com Maria Cabrita e Ana Bebiano a dominarem o K2 (kayak bilugar) 500m feminino vencendo com 44,048 segundos, menos 1,692 segundos do que a equipa do Náutico de Marecos constituída por Márcia Aldeias e Ana Castro, indo o terceiro lugar para a equipa Mónica Cunha e Márcia Costa do Náutico de Prado que registou 46,932 segundos.

Maria Cabrita e Ana Bebiano juntaram-se a Beatriz Reis e Ana Acuña para, novamente em distância olímpica, vencerem o K4 500m com o tempo de 1:46,920 minutos, relegando para segundo lugar a equipa do Náutico de Prado que gastou mais 1,284 segundos indo o terceiro lugar para a equipa do Náutico de Ponte de Lima com 1:49,080 minutos.

Destaque ainda para o K2 200m feminino onde a dupla Ana Bebiano e Beatriz Reis, alcançou a medalha de bronze numa prova ganha por Joana Sousa e Ana Correia, do Náutico de Ponte de Lima com 1:59,348, ficando em segundo lugar a equipa do Náutico de Prado com Mónica Cunha e Márcia Costa com 2:02:080 minutos registando a dupla do KCCA o tempo de 2:02:804 minutos. De realçar o facto de Beatriz Reis ser atleta da categoria juniores que subiu de escalão para fazer tripulações com as suas colegas.

Tripulação Campeã Nacional K4 Seniores Femininos 500m, que inclui duas atletas Campeãs Nacionais em K2 (®KCCA)

Tripulação Campeã Nacional K4 Seniores Femininos 500m, que inclui duas atletas Campeãs Nacionais em K2 (®KCCA)

A atleta Maria Cabrita alcançou ainda a final A em K1 200m, alcançado o 6º lugar, terminando assim um ciclo de grandes resultados após a conquista do título Mundial Universitário em K2 500m e da prata em K2 200m, a meio da semana, fazendo equipa com a Francisca Laia do Sporting Clube de Portugal.

DIOGO LOPES NO PÓDIO E AZAR NO K2 200M

Numa das provas mais renhidas destes nacionais de velocidade, K1 Seniores, onde os três primeiros ficaram separados por pouco mais de meio segundo, Diogo Lopes alcançou a medalha de bronze. Hugo Rocha do Náutico de Marecos venceu com 38,000 segundos, João Ribeiro do Sport Lisboa e Benfica ficou a apenas 68 milésimos do primeiro e Diogo Lopes averbou mais 604 milésimos que o vencedor.

Em K2 200m a dupla, Diogo Lopes e Diogo Fazenda, procurava a renovação do título nacional e o seu terceiro título consecutivo nesta distância. A apenas 20 metros da linha da meta e quando lideravam destacados, acabariam por virar inadvertidamente a embarcação ficando fora de prova. Uma situação pouco comum nestas competições mas que não é inédita.

VETERANOS PERTO DO PÓDIO

No escalão de veteranos foram alcançadas duas finais “A” com a tripulação do K4 Vet-A 1000m, constituída por Nuno Silva, Orlando Silva, Sérgio Ferreira e Luís Lima, a terminar na 5ª posição e em K2 Vet-A 1000m, Nuno Silva e Orlando Silva ficariam na 4ª posição.

Wagner Santos, Luís Lima e Sérgio Ferreira alcançaram ainda as semifinais em K1 Vet-A 1000m.

O Campeonato Nacional de Velocidade foi organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceira com o Município de Montemor-o-Velho e o Clube Infante Montemor. A classificação colectiva só será apurada após o primeiro fim-de-semana de Agosto aquando do Nacional para os escalões iniciados, infantis e cadetes onde o KCCA, mais uma vez, marcará presença no Centro de Alto Rendimento de Montemor o Velho, com a sua equipa mais jovem.

Nota da Redação: O Kayak Clube Castores do Arade foi o único clube algarvio a colocar atletas em pódios de finais A no Campeonato Nacional de Velocidade deste fim-de-semana. A Associação dos Amigos da Mexilhoeira da Carregação conseguiu uma vitória em Final B de K1 Seniores, por intermédio de Cristian Baies. O Grupo Desportivo de Alcoutim também obteve uma vitória, numa Final B de K1 Juniores, por Pedro Jeremias; e ainda dois 3ºs lugares, numa outra Final B de K1 Juniores, por Bruno Ramos; e numa Final B de K2 Juniores, por Pedro Jeremias e Rodrigo Romão.

Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade

Comentários