pub

'Wildcards' a atribuir por candidatura

Federação Abre Vagas para o Nacional de Surf Esperanças

Dezoito atletas apuraram-se diretamente para o Nacional através do Circuito Regional de Surf do Sul 2016 (®PauloMarcelino/Arquivo)
Dezoito atletas apuraram-se diretamente para o Nacional através do Circuito Regional de Surf do Sul 2016 (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

A Federação Portuguesa de Surf divulgou hoje o número de vagas para ‘wildcards’ (convites) a atribuir a atletas em quatro ‘finalíssimas’ por categoria  no Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016. As 18 vagas anunciadas esta quinta-feira, a repartir pelas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, serão atribuídas mediante candidatura feita pelos próprios atletas e ponderadas pela direção técnica da federação com base em critérios também anunciados, o principal dos quais é o resultado do candidato no nacional do ano anterior, na mesma categoria ou na imediatamente inferior. Estão abertas as candidaturas aos 3 ‘wildcards’ para a ‘finalíssima’ Sub-16, que será disputada no início de julho.

Conforme o Swell-Algarve já havia antecipado, não serão atribuídos ‘wildcards’ para a ‘finalíssima’ Feminino (Sub-16 e Sub-18) do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016. Essa prova será realizada nos dias 5 e 6 de novembro, em São Pedro do Estoril. Recorde-se que a FPS está a estrear este ano um novo modelo de finais nacionais em provas separadas por categorias. A ‘finalíssima’ Sub-12 será realizada no Algarve, no Concelho de Vila do Bispo, organizada pelo Algarve Surf Clube com o apoio de todos os clubes de surf da região, nos dias 1 e 2 de outubro.

A FPS abriu vagas a ‘wildcards’ diferenciadas por categorias: 4 para Sub-12; 4 para Sub-14; 3 para Sub-16 e 7 para Sub-18. Estão abertas desde já as candidaturas para a ‘finalíssima’ Sub-16, que será disputada em Peniche, nos dias 2 e 3 de julho. Estão em jogo 3 convites (‘wildcards’) para essa prova. Os atletas interessados devem candidatar-se às vagas abertas, preenchendo e enviando um formulário na Internet, que pode ser acedido ‘clicando’ AQUI. As candidaturas para os ‘wildcards’ nas restantes categorias serão anunciadas em breve pela FPS.

Maioria das vagas no Nacional Esperanças foi preenchida por resultados alcançados nos seis circuitos regionais, entre os quais o do Sul (®PauloMarcelino/Arquivo)

Maioria das vagas no Nacional Esperanças foi preenchida por resultados alcançados nos seis circuitos regionais, entre os quais o do Sul (®PauloMarcelino/Arquivo)

Ao anunciar hoje as vagas, na sua página oficial no Facebook, a FPS revelou também os critérios de  avaliação das candidaturas aos ‘wildcards’. O primeiro critério é o dos “empates tecnicamente inquebráveis, na qualificação de cada zona”. Existiam dois casos, que preencheram de imediato uma vaga em Sub-16 (restando ainda 3 para atribuir) e outra vaga em Sub-18 (sobram 7 para atribuir).

Segundo anunciou a federação, as restantes vagas de ‘wildcard’ serão atribuídas mediante o seguinte critério:

1º – Resultado do ano anterior na categoria (até top 16);

2º – Resultado do ano anterior na categoria inferior (até top 16);

3º – Média de Pontuações vs Limite de qualificação;

4º – Provas Médicas de Lesão durante o período de regionais;

5º – Resultados de qualificação noutras zonas.

A FPS esclarece que os critérios não têm ponderação… e explica: “quem tiver melhor resultado no ano anterior na categoria terá preferência. Se todas vagas ficarem preenchidas desta forma não passará ao critério seguinte. Se ainda persistirem vagas, então passaremos ao segundo critério, e assim por diante”.

As candidaturas estão agora abertas apenas e em exclusivo para as 3 vagas de ‘wildcard’ no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16. As candidaturas para as vagas de wildcard noutras categorias serão anunciadas em breve pela FPS.

Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016

Sub-12

Local: Vila do Bispo, Algarve

Data: 1 e 2 outubro

Vagas de Wildcard: 4

Organização: AlgarveSC, com todos os clubes de surf algarvios | FPS

Atletas apurados no Circuito Regional do Sul (5): Splinter Berkum (AlgarveSC), Diogo Brasil (ICMPortimão/Playsurf), Pedro Ulrich (CNPortimão/Surf Lisbon Formação), Alexandre Ferreira (AlgarveSC), Salvador Catarino (AlgarveSC)

Sub-14

Local: Ericeira

Data: 3 e 4 setembro

Vagas de Wildcard: 4

Organização: Ericeira Surf Clube | FPS

Atletas apurados no Circuito Regional do Sul (5): Diogo Pereira (ICMPortimão/Playsurf), Leon Schneider (PortimãoSC), Valentino Miguel (CNPortimão/Future), Bruno Marçal (CNPortimão/Future), Pedro Ulrich (CNPortimão/Surf Lisbon Formação)

Sub-16

Local: Peniche

Data: 2 e 3 julho

Vagas de Wildcard: 3

Organização: Península de Peniche Surf Clube | FPS

Atletas apurados no Circuito Regional do Sul (2): Diogo Pereira (ICMPortimão/Playsurf), Bruno Gregório (PortimãoSC)

Sub-18

Local: Leça da Palmeira

Data: 15 e 16 outubro

Vagas de Wildcard: 7

Organização: Associação Onda do Norte | FPS

Atletas apurados no Circuito Regional do Sul (5): Bruno Gregório (PortimãoSC), António Silveira (CNPortimão), Ricardo Augusto (PortimãoSC), Henrique Poucochinho (PortimãoSC), Francisco Bívar (PortimãoSC)

Feminino (Sub-16 e Sub-18)

Local: São Pedro do Estoril

Data: 5 e 6 novembro

Organização: Surfing Clube de Portugal | FPS

Atletas apuradas no Circuito Regional do Sul (3): Yolanda Hopkins (CNPortimão/S18), Concha Balsemão (PortimãoSC/S18+S16), Joana Carvalho (CNPortimão/Surf Lisbon Formação/S16).

Comentários