TCT Global Championships | 14 a 17 de junho

Algarvios em Contagem Decrescente para Trestles

Os surfistas algarvios João Maria Mendonça, Frederico ‘Martim’ Magalhães e Francisco Duarte vão viajar de Lisboa, na madrugada de quinta-feira, para ir competir no Totally Crustaceous Tour Global Championships 2015/2016, na famosa onda de Lower Trestles, California, EUA. Os três algarvios integram o grupo de cinco portugueses que conseguiram apuramento para a final mundial do circuito da Volcom e que vão viajar juntos para os Estados Unidos da América.

‘O call’ para a partida no Aeroporto Internacional de Lisboa é para amanhã à noite, quarta-feira, mas o voo em que vão iniciar a aventura só descola já na madrugada de quinta-feira. Vão cinco atletas portugueses qualificados e três são algarvios. Miguel Blanco e Afonso Antunes são os restantes elementos da comitiva lusa. A eles irá juntar-se na California o surfista algarvio Miguel Mouzinho, treinador de João Maria Mendonça.

Os cinco surfistas portugueses qualificaram-se para o TCT Global Championships através da ‘perna’ europeia de qualificação. Ganharam viagem e estada com direito a competir numa das mais conhecidas ondas do planeta. Tudo pago pela Volcom.

Miguel Blanco, ‘Martim’ Magalhães e Francisco Duarte vão competir na categoria Pro Am (20 anos de idade e menos), ocupando as três vagas europeias na categoria para a final mundial. Afonso Antunes vai competir na categoria Grom (13 anos e menos). João Mendonça vai estar nos Squids (10 anos e menos). A integração nas categorias foi determinada pela idade que os atletas tinham no dia 1 de agosto de 2015.

João Mendonça venceu tudo na Europa. Agora vai enfrentar os finalistas do resto do mundo (®PauloMarcelino/Arquivo)

João Mendonça venceu tudo na Europa. Agora vai enfrentar os finalistas do resto do mundo (®PauloMarcelino/Arquivo)

João Mendonça não encontrou adversários à altura no TCT Europeu. O jovem surfista da Arrifana venceu, na sua categoria, as três etapas de apuramento em que participou: Amado, Tenerife e Caparica. Um sucesso ’em toda a linha’, que lhe valeu a conquista da única vaga europeia Squids para Trestles.

Francisco Duarte teve um apuramento tranquilo. Vai regressar à California menos de um ano depois de lá ter estado com a Seleção de Portugal ao Mundial Junior da ISA (®PauloMarcelino/Arquivo)

Francisco Duarte teve um apuramento tranquilo. Vai regressar à California menos de um ano depois de lá ter estado com a Seleção de Portugal ao Mundial Junior da ISA (®PauloMarcelino/Arquivo)

Francisco Duarte fez 2º lugar no Amado e em Tenerife e foi disputar a 4º etapa do TCT Europeu, em Hossegor, França, com o apuramento, praticamente, garantido, o que veio a confirmar-se. A história foi bem diferente para ‘Martim’ Magalhães, que tinha vencido a etapa no Amado, mas estava de fora do apuramento por falta de um segundo bom resultado.

'Martim' Magalhães conseguiu o apuramento a ferros; um dos grandes feitos da sua carreira até ao momento (®PauloMarcelino/Arquivo)

‘Martim’ Magalhães conseguiu o apuramento a ferros; um dos grandes feitos da sua carreira até ao momento (®PauloMarcelino/Arquivo)

‘Martim’ foi a França no limite do ‘tudo ou nada’. O algarvio precisava chegar à final em Hossegor… e chegou. Precisava de fazer melhor que o 4º lugar, para prevenir perder o apuramento para uma eventual vitória de Kalani da Silva, das Ilhas Canárias, que também estava na final em Hossegor. ‘Martim’ fez 3º lugar e Kalani ficou em 4º. O algarvio ‘sacou o apuramento a ferros’, num campeonato que, como o próprio disse, “não dá para esquecer”.

O TCT Global Championshiops vai ser disputado por 250 Esperanças e Juniores apurados em todo o mundo, nos dias 14 a 17 de junho. O campeonato vai ter uma premiação total de 30 mil dólares e dois dias (16 e 17 de junho) com transmissão em direto online, em http://tct.volcom.com. Boa sorte rapazes !

Comentários