Evento do Clube de Surf de Faro | Praia de Faro, 28 e 29 maio

Surf & Wheels Junta Mais de 1500 Pessoas

Barbeiro é um dos locais já de referência no Surf & Wheels (®LuisGamito)

O Surf & Wheels 2016 levou mais de 1500 pessoas à Praia de Faro, durante o fim-de-semana 28 e 29 de maio. A segunda edição do evento que pretende conciliar o espírito clássico do surf e das motas, organizado pelo Clube de Surf de Faro, ganhou uma nova dimensão; teve mais público, mais expositores, mais música e honras de cobertura televisiva em serviços noticiosos de duas estações de televisão portuguesas. “Os espanhóis adoraram isto”, acrescentou Manuel Mestre, presidente do CSFaro, em declarações ao Swell-Algarve.

Segundo números revelados pelo Clube de Surf de Faro, o evento teve 6 expositores de motas, 4 expositores de pranchas de surf, 4 lojas de ‘surf wear’, 1 barbeiro, 1 tatuador, duas zonas de exposição livre, uma zona de restauração, uma zona de acampamento e ainda uma zona de concertos com seis horas de música ao vivo, quatro bandas musicais (T-Red, The Miranda’s, Fast Eddie Nelson e The Dixie Boys) e dois DJ’s (DJ Serginho e outro, convidado).

Manuel Mestre, presidente do Clube de Surf de Faro, é o principal responsável pela criação do evento (®LuisGamito)

Manuel Mestre, presidente do Clube de Surf de Faro, é o principal responsável pela criação do evento (®LuisGamito)

A realização do Surf & Wheels 2016 envolveu um total de 15 parceiros e 16 entidades associativas e empresariais. “Correu muito bem. Tivemos mais gente do que no ano passado. Os espanhóis adoraram isto e foram daqui com um sorriso de orelha a orelha”, comentou Manuel Mestre.

No programa de dois dias, apenas não foram cumpridas a sessão de surf livre ‘retro longboard’, no domingo de manhã, por falta de condições no mar; e o concurso de barbas, também no domingo, por razões logísticas de organização. Mas o pouco que ficou por fazer foi largamente compensado pelo que foi feito e pela oportunidade oferecida aos visitantes, durante os dois dias, para experimentar pranchas de surf Slater Designs.

Muita música ao vivo, sábado, no Surf & Wheels 2016 (®LuisGamito)

Muita música ao vivo, sábado, no Surf & Wheels 2016 (®LuisGamito)

O programa de sábado, mais vocacionado para os expositores e muita música ao vivo na zona de exposições; foi cumprido na íntegra, com o pessoal do Clube de Surf de Faro a conseguir montar o recinto em tempo recorde, depois de esperar que passasse a frente matinal de vento e chuva. Estiveram presentes expositores de motas de Espanha, Lisboa, Alentejo e Aljezur.

No domingo, o programa foi mais de praia e o sol ajudou à festa. O evento incluiu um dia aberto com aula gratuita de surf, com o apoio do Forum Algarve, que proporcionou um batismo de surf a 60 alunos.

Aula de surf gratuita foi um sucesso (®CSF)

Aula de surf gratuita foi um sucesso (®CSF)

O programa de domingo incluiu ainda um ‘Nose Contest’, um campeonato de manobras no ‘bico’ da prancha de longboard. Este formato de competição é bastante raro e atraiu muitos competidores, incluindo seis espanhóis.

O ‘herói local’ Luís Esteves venceu o prémio ‘Melhor Nose Ride’, com um ‘hang five’ muito comprido. O prémio ‘Melhor Estilo’ foi atribuído ao surfista espanhol Nico Garcia, de 13 anos de idade. E o prémio ‘Melhor Onda Partilhada’ foi ganho por Renato Santos e Fernando Meireles, que entraram na onda separados e depois completaram a ‘viagem’ em cima de uma só prancha.

Nico Garcia, espanhol de 13 anos que venceu o Prémio Melhor Estilo no Campeonato de Manobras no Bico da Prancha de Longboard (®DR)

Nico Garcia, espanhol de 13 anos que venceu o Prémio Melhor Estilo no Campeonato de Manobras no Bico da Prancha de Longboard (®DR)

Depois de um primeiro ano de experiência, o Surf & Wheels consolidou-se este ano como um evento de referência no arranque da época balnear no Algarve. A maior adesão de público, expositores e parceiros é um sinal de força que dá confiança para o próximo ano. “É para voltar”, promete Manuel Mestre.

Clube de Surf de Faro promete mais Surf & Wheels em 2017 (®CSF)

Clube de Surf de Faro promete mais Surf & Wheels em 2017 (®CSF)

O Surf & Wheels 2016 foi uma organização do Clube de Surf de Faro, Câmara Municipal de Faro e Junta de Freguesia do Montenegro e teve como patrocinadores a ANA Aeroportos de Portugal, ALLIANZ, JEEP & MSCAR, Forum Algarve, ETIC Algarve e Desperados. O evento teve ainda os apoios Hotel Íbis, Fagar e Pipeline Surf Shop, Santa Maria Náutica, Quiksilver e como media partner o Swell-Algarve.

Comentários