pub

Canoagem | Taça de Portugal de Velocidade

‘Castores’ Conquistam 4 Medalhas de Ouro

Tripulação algarvia Maria Cabrita e Ana Bebiano, de preto; dominou o escalão sénior feminino (®KCCA)
Tripulação algarvia Maria Cabrita e Ana Bebiano, de preto; dominou o escalão sénior feminino (®KCCA)
pub

O Kayak Clube Castores do Arade conquistou quatro medalhas de ouro na Taça de Portugal de Velocidade em Canoagem. A competição para tripulações de regatas em linha decorreu junto ao Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, este fim-de-semana, 28 e 19 de maio, e serviu de prova selectiva para a Taça do Mundo de Velocidade, que vai realizar-se no mesmo local, nos dias 3 a 5 de junho.

Cadetes KCCA em destaque

As tripulações da categoria cadete destacaram-se ao vencer o K4 1000m e o K2 200m e alcançando mais duas finais “A” também em K2 1000m e K2 200m, com conquista de Medalha de Bronze em K2 1000m.

A tripulação K4 constituída por Iago Bebiano / Tomás Santos / Mário Cabede e Gonçalo Bento venceu com o tempo de 3:43,776 minutos, deixando a tripulação do Náutico de Milfontes a 3,316 segundos e a do Fluvial Vilacondense a 4,804 segundos.

tripulação K4 constituída por Iago Bebiano / Tomás Santos / Mário Cabede e Gonçalo Bento: Medalha de Ouro Cadetes 1000m (®KCCA)

tripulação K4 constituída por Iago Bebiano / Tomás Santos / Mário Cabede e Gonçalo Bento: Medalha de Ouro Cadetes 1000m (®KCCA)

No K2 200m, a dupla Tomás Santos e Mário Cabete venceu com 41,064 segundos, menos 1,032 segundos que a dupla do Náutico de Milfontes e 1,424 que a dupla, terceira classificada, do Náutico de Ponte de Lima.

A dupla Tomás Santos e Mário Cadete alcançou também a final A K2 Cadetes 1000m terminando na 7ª posição. A dupla KCCA formada por Iago Bebiano e Gonçalo Bento também esteve nessa final A e conquistou Medalha de Bronze (3º lugar). Esta tripulação conseguiu ainda o 9º lugar na final A de K2 200m.

Domínio no feminino

A tripulação KCCA constituída por Maria Cabrita e Ana Bebiano dominou o escalão sénior feminino ao vencer ambas as distâncias, K2 500m e K2 200m. No K2 500m venceram com o tempo de 2:03,968 minutos, à frente da dupla do Náutico de Ponte de Lima, constituída por Joana Sousa e Ana Correia, que ficou a 1,424 segundos e da dupla Ana Rodrigues (Alhanda SC) e Liliana Resende (CC Ovar), que ficaram na 3ª posição a 4,052 segundos.

No K2 200m o tempo de 45,048 segundos garantiu a vitória à dupla Maria Cabrita e Ana Bebiano com uma margem de 2,780 sobre a dupla do Litoral Alentejano constituída por Inês Esteves e Margarida Oliveira. Na terceira posição terminou Catarina Santos e Joana Moura do CM Costa do Sol a 3,516 segundos.

Castores fizeram 7º lugar por equipas: 4 medalhas de ouro, uma de bronze em 8 finais A disputadas (®KCCA)

Castores fizeram 7º lugar por equipas: 4 medalhas de ouro, uma de bronze em 8 finais A disputadas (®KCCA)

Oito finais “A”

O KCCA alcançou um total de 8 finais “A”, contribuindo para isso a dupla atleta/treinador constituída por Diogo Lopes e pelo treinador do KCCA, Nuno Silva em K2 200m. Esta categoria tem sido dominada nos últimos anos pela tripulação KCCA formada por Diogo Lopes e Diogo Fazenda, mas Fazenda não pôde estar presente na Taça de Portugal, por razões profissionais.

A dupla de recurso formada por Diogo Lopes e Nuno Silva terminou na 6ª posição com 38,360 segundos a 2,308 segundos dos vencedores, a tripulação do Náutico de Marecos constituída por Bruno Vieira e Hugo Rocha. O segundo lugar foi para a equipa do Sporting Clube de Portugal constituída por Gonçalo Álvaro e Kevin Santos a 0,778 segundos dos vencedores.

No K2 Séniores 1000m, os castores terminaram na 8ª posição, em prova ganha pelo Olímpico Fernando Pimenta em equipa com Jorge Castro do Náutico de Ponte de Lima, com o tempo de 3:34,152 minutos, indo a segunda e terceiras posições para o Náutico de Marecos e para o Grupo Desportivo de Gemeses, respectivamente.

Local onde decorreu a prova, junto ao CAR de Montemor-o-Velho, que vai receber a Taça do Mundo daqui a uma semana (®FPC)

Local onde decorreu a prova, junto ao CAR de Montemor-o-Velho, que vai receber a Taça do Mundo daqui a uma semana (®FPC)

A nível colectivo o KCCA terminou na 7ª posição entre mais de 30 clubes numa prova organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com a Autarquia de Montemor-o-Velho, que contou com a presença de 450 atletas que realizaram mais de 120 regatas. O Clube Náutico de Ponte de Lima foi o grande vencedor por equipas. Foi uma prova determinante para definir a seleção de 30 atletas que irá representar Portugal na Taça do Mundo, daqui a uma semana.

Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade

Comentários