pub

Campeonato Europeu de Formula Windsurfing em Portimão | Dia 2

Martinho Faz Segundo Dia Perfeito

Miguel Martinho venceu as sete regatas nos dois primeiros dias do Europeu FW em Portimão (®PauloMarcelino)
Miguel Martinho venceu as sete regatas nos dois primeiros dias do Europeu FW em Portimão (®PauloMarcelino)
pub

O algarvio Miguel Martinho venceu as quatro regatas realizadas no segundo dia de ação no Campeonato Europeu de Formula Windsurfing Masters, Juventude e Senhoras 2016, esta quinta-feira à tarde, 20 de maio, ao largo da Praia da Rocha. O atleta do Clube Naval de Portimão voltou a ter um dia perfeito ‘em casa’ e está cada vez mais perto de conquistar o título de Campeão Europeu FW Masters.

“Quatro regatas, quatro vitórias. Correu muito bem. O Clube Naval de Portimão está de parabéns. O campeonato está bem organizado e a Comissão de Regatas está a fazer um bom trabalho”, comentou Miguel Martinho, para o Swell-Algarve, instantes após ter terminado a última regata desta quarta-feira.

Miguel Martinho lidera a frota de 26 ‘windsurfers’ de 7 países com um pleno de vitórias nas sete regatas disputadas nos dois primeiros dias de ação em Portimão. Vasco Chaveca, também atleta do CNPortimão e presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal, consolidou esta quinta-feira o seu segundo lugar na classificação geral e de Masters.

Vasco Chaveca segue na segunda posição do Europeu (®PauloMarcelino)

Vasco Chaveca segue na segunda posição do Europeu (®PauloMarcelino)

Chaveca chegou mesmo a ‘fazer sombra’ ao líder na última regata do dia. “Andei metade da última regata à frente do Martinho. É para ver se ele não se distrai”, comentou Vasco Chaveca, ao Swell-Algarve. “Na última regata encurtaram o percurso e eu não reparei. Prolonguei demais o bordo e cheguei à bóia em terceiro. Recuperei na segunda volta da regata”, explicou Miguel Martinho.

O britânico David Coles, que era ontem terceiro próximo de Chaveca, teve um dia mau e ‘caiu’ para 13º. O algarvio estaria mais forte na segunda posição caso tivesse terminado a segunda regata de hoje, que teve uma segunda partida e correu mal ao vice-líder. Vasco Chaveca está agora ameaçado pelo lituano Giedrius  Liutkus, a cinco pontos de distância depois de ter podido descartar os dois maus resultados do primeiro dia.

Última regata desta quinta-feira terminou pelas 19h30 (®PauloMarcelino)

Última regata desta quinta-feira terminou pelas 19h30 (®PauloMarcelino)

Destaque ainda para o português Marco Gil Morais, com uma prestação muito positiva esta quinta-feira e um terceiro lugar na última regata do dia, que lhe permitiu subir à 9ª posição na geral. “Tive o meu melhor dia de regatas desde que sou competidor de Formula Windsurfing”, comentou Marco Gil Morais.

Esta quinta-feira foram quatro horas de espera pelo vento, para quatro horas de ação na água, até às 19h30. Vasco Chaveca comentou que o vento esteve hoje muito instável de intensidade e direção, chegando a ter variações de 45 graus. De acordo com a Comissão de Regatas, o vento soprou de um modo geral do quadrante Oeste-Noroeste, com intensidade média entre os 11 e 12 ‘knots’.

Atletas esperaram hoje quatro horas pelo vento. Previsões para sexta-feira não são animadoras (®PedroPinheiro/FW)

Atletas esperaram hoje quatro horas pelo vento. Previsões para sexta-feira não são animadoras (®PedroPinheiro/FW)

Sexta-feira está prevista a realização de mais quatro regatas, se o vento permitir. O campeonato decorre até domingo e vai atribuir título europeu apenas na categoria Masters, já que não há competidores suficientes nas categorias Juventude (1) e Senhoras (1).

Links

Dia 1

Dia 0

Comentários