pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016

Federação Atribui Nacional Sub-12 ao Algarve

Algarve Surf Clube organizou última etapa do regional no Castelejo e deve escolher a mesma praia para o Nacional de Esperanças Sub-12 (®PauloMarcelino/Arquivo)
Algarve Surf Clube organizou última etapa do regional no Castelejo e deve escolher a mesma praia para o Nacional de Esperanças Sub-12 (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

A prova Sub-12 do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016 vai ser realizada no concelho de Vila do Bispo, nos dias 1 e 2 de outubro. A prova vai ser organizada pelo Algarve Surf Clube, que coordenou a candidatura conjunta de todos os clubes de surf da região Sul aceite pela Federação Portuguesa de Surf. “Juntos somos mais fortes”, sublinhou Zara Mata, presidente do AlgarveSC, ao Swell-Algarve.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016 estreia este ano um novo modelo com finais nacionais em 5 provas isoladas por categoria: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Feminino (Sub-16 Feminino e Sub-18 Feminino). Decorrido o período de candidaturas à realização das cinco provas, a FPS anunciou esta quarta-feira os locais e as datas das ‘finalíssimas’ que vão decidir os campeões nacionais de surf Esperanças 2016.

Outra perspetiva da última prova organizada pelo Algarve Surf Clube (®PauloMarcelino/Arquivo)

Outra perspetiva da última prova organizada pelo Algarve Surf Clube (®PauloMarcelino/Arquivo)

O Algarve Surf Clube coordenou a apresentação de uma candidatura conjunta dos clubes de surf algarvios à realização das ‘finalíssimas’ nacionais Sub-12 e Sub-18. Caso fosse atribuída a prova Sub-18, essa seria organizada pelo Portimão Surf Clube, na Praia da Rocha, com o apoio dos restantes clubes. A prova Sub-12 será organizada pelo Algarve Surf Clube, em Vila do Bispo, com o apoio de todos os clubes de surf algarvios.

“Estamos muito orgulhosos pela credibilidade que nos é dada ao ser concedida esta prova. Mas isto só foi possível porque todos os clubes se uniram no pedido, A prova é em nome da região Sul”, comentou Zara Mata, ao Swell-Algarve. A presidente do Algarve Surf Clube, adiantou que a prova conta desde já com o apoio do Município de Vila do Bispo e que deverá ser realizada na Praia do Castelejo.

Splinter Berkum, campeão regional do Sul Sub-12 é atleta do Algarve Surf Clube (®PauloMarcelino/Arquivo)

Splinter Berkum, campeão regional do Sul Sub-12 é atleta do Algarve Surf Clube (®PauloMarcelino/Arquivo)

“Sempre foi aposta da federação descentralizar. Foi com muita satisfação que recebemos a candidatura dos clubes do Sul”, comentou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, em declarações ao Swell-Algarve.

Sobre o novo modelo que este ano divide o Campeonato Nacional de Surf Esperanças em cinco provas separadas no espaço e no tempo, João Aranha comentou: “É uma tentativa de melhorar o modelo. Caso prove ser boa solução, é para manter. A perspetiva da federação é sempre melhorar“.

—-

Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016

Sub-12

Local: Vila do Bispo, Algarve

Data: 1 e 2 outubro

Organização: AlgarveSC, com todos os clubes de surf algarvios | FPS

Atletas do Circuito Regional do Sul Apurados: Splinter Berkum (AlgarveSC), Diogo Brasil (ICMPortimão/Playsurf), Pedro Ulrich (CNPortimão/Surf Lisbon Formação), Alexandre Ferreira (AlgarveSC), Salvador Catarino (AlgarveSC)

Sub-14

Local: Ericeira

Data: 3 e 4 setembro

Organização: Ericeira Surf Clube | FPS

Atletas do Circuito Regional do Sul Apurados: Diogo Pereira (ICMPortimão/Playsurf), Leon Schneider (PortimãoSC), Valentino Miguel (CNPortimão/Future), Bruno Marçal (CNPortimão/Future), Pedro Ulrich (CNPortimão/Surf Lisbon Formação)

Sub-16

Local: Peniche

Data: 2 e 3 julho

Organização: Península de Peniche Surf Clube | FPS

Atletas do Circuito Regional do Sul Apurados: Diogo Pereira (ICMPortimão/Playsurf), Bruno Gregório (PortimãoSC)

Sub-18

Local: Leça da Palmeira

Data: 15 e 16 outubro

Organização: Associação Onda do Norte | FPS

Atletas do Circuito Regional do Sul Apurados: Bruno Gregório (PortimãoSC), António Silveira (CNPortimão), Ricardo Augusto (PortimãoSC), Henrique Poucochinho (PortimãoSC), Francisco Bívar (PortimãoSC)

Feminino (Sub-16 e Sub-18)

Local: São Pedro do Estoril

Data: 5 e 6 novembro

Organização: Surfing Clube de Portugal | FPS

Atletas do Circuito Regional do Sul Apurados: Yolanda Hopkins (CNPortimão/S18), Concha Balsemão (PortimãoSC/S18+S16), Joana Carvalho (CNPortimão/Surf Lisbon Formação/S16).

Comentários