pub

Campeonato Europeu de Formula Windsurfing em Portimão

Miguel Martinho Luta por Título Europeu ‘em Casa’

Miguel Martinho quer repetir 'em casa' a conquista do título europeu que conseguiu nos Açores há três anos (®PauloMarcelino)
Miguel Martinho quer repetir 'em casa' a conquista do título europeu que conseguiu nos Açores há três anos (®PauloMarcelino)
pub

A competição no Campeonato Europeu de Formula Windsurfing por categorias (Masters, Juventude e Senhoras) começa quarta-feira, dia 18 de maio, ao largo da Praia da Rocha. A primeira regata está prevista para as 14h00, com vento perfeito e em tarde de verão. Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) vai lutar durante cinco dias para conquistar ‘em casa’ o título de Campeão Europeu Masters 2016. “As perspetivas são boas”, admitiu o multicampeão nacional, ao Swell-Algarve.

O campeonato em Portimão começou esta terça-feira, com um dia dedicado a inscrições e registos e uma cerimónia de abertura ao final da tarde, na base logística (secretariado) da prova, montada no edifício da Área Desportiva da Praia da Rocha. Hoje já foi possível observar alguns competidores em treinos ao largo da praia, testando os ventos que vão gerir até domingo.

Esta tarde houve muitas saídas para treinos (®PauloMarcelino)

Esta tarde houve muitas saídas para treinos (®PauloMarcelino)

Segundo apurou o Swell-Algarve junto da organização, as previsões apontam condições excelentes para a prática do windsurfing ao largo da Praia da Rocha nos próximos dias. O vento vai soprar do quadrante Noroeste com intensidade entre os 10 e os 16 ‘knots’ e os dias vão ser de autêntico verão, a convidar a banhos de sol e mar com velas no horizonte.

Ao final da tarde desta terça-feira, Vasco Chaveca, presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal, deu as boas vindas aos atletas, numa cerimónia de abertura em que foram apresentados alguns horários do campeonato. Segundo confessou Vasco Chaveca, ao Swell-Algarvem as condições previstas são tão boas que a organização espera cumprir o programa completo de 15 regatas em cinco dias.

Cerimónia de abertura do  campeonato, ao final da tarde, na Área Desportiva da Praia da Rocha (®PauloMarcelino)

Cerimónia de abertura do campeonato, ao final da tarde, na Área Desportiva da Praia da Rocha (®PauloMarcelino)

Para quarta-feira, primeiro dia de competição, estão previstas três regatas, a partir das 14h00. No lote dos competidores presentes – e que só na quarta-feira, ao final da manhã, será conhecido na íntegra – faltam alguns nomes de primeira linha, ‘desviados’ para uma prova do circuito profissional de slalon PWA na Coreia do Sul. Mas a frota em Portimão inclui talentos de diversos países da Europa.

O portimonense Miguel Martinho vai lutar ara ganhar ‘em casa’ o título europeu que conquistou há três anos, nos Açores. “As perspetivas são boas, mas não posso dizer que o caminho é fácil. Falta chegar mais pessoal, o nível dos que já cá estão é elevado e há adversários que não conheço”, disse o atleta algarvio, ao Swell-Algarve.

Carlos Ortiz já treinou esta estra. É um dos melhores ibéricos e será um adversário a ter em conta (®PauloMarcelino)

Carlos Ortiz já treinou esta estra. É um dos melhores ibéricos e será um adversário a ter em conta (®PauloMarcelino)

Miguel Martinho vai estar a competir numa área de regatas cujos os ventos conhece muito bem, o que lhe dá mais confiança. Este ano, nas provas do nacional, tem demonstrado uma eficácia absoluta, não perdendo uma única regata, mostrando ter encontrado uma excelente afinação entre prancha e vela.

Além da boa forma que tem vindo a demonstrar, Miguel Martinho vai realizar a sua primeira prova com o emblema do seu novo patrocinador na vela: a Star Sul Mercedes. Capacidade, motivação e oportunidade conjugam-se para uma conquista que os portimonenses não deixara, de apoiar na praia.

Comentários