pub

Pesca Submarina | Com André Domingues

Jody Lot Campeão Nacional de Duplas

André Domingues, à esquerda; e o algarvio Jody Lot, vencedores do Campeonato Nacional de Pesca Submarina Duplas 2016 (®Estoril-Praia)
André Domingues, à esquerda; e o algarvio Jody Lot, vencedores do Campeonato Nacional de Pesca Submarina Duplas 2016 (®Estoril-Praia)
pub

A dupla do Estoril Praia formada pelo algarvio Jody Lot e André Domingues venceu o Campeonato Nacional de Pesca Submarina – Duplas 2016. A prova decorreu ontem, domingo 15 de maio, na Praia das Bicas, perto do Meco, em Sesimbra, e incluiu em simultâneo o VIII Troféu CNOCA – Dia da Marinha 2016 e o Troféu Herculano Trovão, para o maior exemplar capturado. A dupla Jody Lot / André Domingues também venceu os dois troféus, no segundo caso com uma corvina de 12,495 kg.

 Jody Lot é bicampeão nacional individual em título de pesca submarina (2014 e 2015), foi vice-campeão mundial por seleções em 2014, campeão do mundo individual em 2012 e campeão euro-africano individual em 2011. O atleta algarvio é uma referência mundial na pesca submarina. Jody Lot transferiu-se este ano para a equipa Estoril Praia / Honda Marine.

Estoril-Praia / Honda Marine venceu o campeonato por equipas (®Estoril-Praia)

Estoril-Praia / Honda Marine venceu o campeonato por equipas (®Estoril-Praia)

O Estoril Praia venceu o Campeonato Nacional de Pesca Submarina – Duplas 2016 por equipas, com duas duplas – Jody Lot/André Domingues e Matthias Sandeck/Humberto Sousa – nos dois primeiros lugares. A dupla vencedora dominou por completo o campeonato. Os números falam por si: a pontuação dos segundos classificados representou 36,45% da pontuação da dupla vencedora.

Jody Lot & André Domingues capturaram 17 peixes válidos em 5 horas de prova; mais 7 peixes do que os capturados pela dupla segunda classificada. A dupla vencedora capturou duas grandes corvinas, uma com mais de 9 quilos (capturada por Jody Lot) e outra com 12,465 quilos (capturada por André Domingues), sendo que esta última garantiu à dupla o Troféu Herculano Trovão (maior exemplar).

Dupla vencedora mostra as capturas à chegada ao areal da Praia das Bicas (®Estoril-Praia)

Dupla vencedora mostra as capturas à chegada ao areal da Praia das Bicas (®Estoril-Praia)

“Sem as corvinas tinha dado para ganhar o campeonato na mesma”, disse Jody Lot, ao Swell-Algarve. O campeonato foi disputado à barbatana, isto é, com saída e chegada à praia, sem apoio de barco. E Jody Lot não fez qualquer reconhecimento ao local. “O André conhecia umas pedras mais fora e foi para aí que fomos”, explicou o campeão algarvio. A estratégia resultou, até porque “não havia peixe” e não compensava nadar de um lado para o outro.

O Campeonato Nacional de Duplas foi a primeira prova da temporada para Jody Lot. Não foi a primeira vez que o algarvio venceu o Nacional de Duplas, mas foi a primeira pelo Estoril-Praia e em dupla com André Domingues.

Atletas participantes no Campeonato Nacional de Pesca Submarina Duplas 2016 (®FPAS)

Atletas participantes no Campeonato Nacional de Pesca Submarina Duplas 2016 (®FPAS)

“A vitória sabe sempre bem e é sempre bom participar no troféu do CNOCA porque tem um ambiente muito giro. Mas a prova foi mais importante como preparação para o Nacional Individual, para ver onde errei e o que tenho de trabalhar mais”, comentou Jody Lot.

O Campeonato Nacional Individual de Pesca Submarina 2016 está agendado para os dias 4 e 5 de junho, em Sagres, no Algarve. É o local habitual de treinos de Jody Lot, com fundos rochosos e possibilidades para capturas que o algarvio conhece como ninguém. “Gostava muito de ganhar em casa”, diz o bicampeão nacional.

O treino para o grande objetivo individual continua, já na próxima semana, com o Campeonato Nacional de Pesca Submarina – Triplas 2016 (em simultâneo com o Open de Triplas, a contar para a Taça de Portugal) e a terceira edição do Atlantic Master, domingo 21 de maio, em Peniche. Jody Lot vai participar nas duas provas e formar tripla com André Domingues e Matthias Sandeck.

Comentários