pub

Iniciativa do Portimão Surf Clube

Rampa de Skate em Construção na Praia da Rocha

Rampa de skate na Praia da Rocha deverá estar concluída nos próximos dias (®PauloMarcelino)
Rampa de skate na Praia da Rocha deverá estar concluída nos próximos dias (®PauloMarcelino)
pub

O Portimão Surf Clube está a construir uma rampa de skate na Praia da Rocha. A ‘mini-ramp half pipe’ está a ser erguida sob a orientação de Sandro ‘Corrosivo’ Almeida, que já montou equipamentos do género em diversos países da Europa. Foi uma das promessas fundadoras do clube e está a escassos dias de ser inaugurada. “Vai nascer uma nova geração do skate em Portimão”, diz o presidente da direção, Francisco Canelas.

Sandro ‘Corrosivo’ Almeida tem 39 anos de idade e é da zona de Leiria. Deslocou-se até à Praia da Rocha, para construir a rampa de skate, a convite do sócio do clube Nélson ‘Kid’ Paulino, figura histórica da ‘cena bike’ em Portimão. ‘Corrosivo’ também é um homem das ‘bikes’ (BMX) e construiu o seu primeiro ‘half pipe’ em 1991/92, “por não ter rampa para andar”.

Sando 'Corrosivo' Almeida já instalou rampas em vários países da Europa e está a dirigir a construção do novo equipamento na Rocha (®PauloMarcelino)

Sando ‘Corrosivo’ Almeida já instalou rampas em vários países da Europa e está a dirigir a construção do novo equipamento na Rocha (®PauloMarcelino)

Com formação em restauro e trabalho com madeiras, ‘Corrosivo’ começou a construir rampas “a sério” em 1996/97, com o Radical Skate Clube, na zona de Lisboa. Depois disso lançou-se como ‘freelancer’ contratado por empresas especializadas em Inglaterra. “Fui à aventura; com dinheiro para chegar e sem dinheiro para voltar. Correu bem”, recordou Sandro Almeida, em declarações ao Swell-Algarve.

Desde a primeira aventura em Inglaterra, ‘Corrosivo’ já construiu três dezenas de ‘skate parks’, cada um com várias rampas, em diversos países da Europa. O número de ‘instalações’ triplica se juntarmos o equipamento temporário construído para eventos de competição, alguns com dimensão mundial. É um construtor de rampas de skate com dimensão internacional.

'Mini-ramp half pipe' em pleno areal na Rocha vai poder ser utilizado por todos os skaters (®PauloMarcelino)

‘Mini-ramp half pipe’ em pleno areal na Rocha vai poder ser utilizado por todos os skaters (®PauloMarcelino)

‘Corrosivo’ acaba de cumprir uma longa temporada de quatro anos em Inglaterra e tinha sido chamado para novos contratos. “Estava para ir para Inglaterra, mas o ‘Kid’ ligou-me e eu vim para aqui… naquela…”, revelou Sandro Almeida. “Isto é uma rampa de skate, feita por bikers para surfistas”, comentou Nelson ‘Kid’ Paulino, com o seu conhecido e apurado humor.

A rampa de skate na Praia da Rocha está a ser construída com pinho tratado e OBS na estrutura e tábuas de contraplacado marítimo na cobertura. Vários sócios do clube têm ajudado Sandro ‘Corrosivo’ Almeida na obra, que deve ficar concluída dentro de poucos dias. “Isto tudo só é possível graças ao senhor Lourenço, da Silmadeiras. Era bom que houvesse mais pessoas como ele”, comentou Francisco Canelas, referindo-se ao patrocinador que ofereceu as madeiras para a concretização do projeto.

Construção por iniciativa e com ajuda dos sócios do Portimão Surf Clube (®PauloMarcelino)

Construção por iniciativa e com ajuda dos sócios do Portimão Surf Clube (®PauloMarcelino)

“Apresentei um projeto na Câmara Municipal de Portimão quando fundei o clube. O projeto era para três anos e incluía a rampa de skate. No final de dois anos já tenho 95 por cento da proposta realizada. Basicamente, só falta organizar uma etapa nacional de surf na Praia da Rocha“, disse o presidente da Direção do Portimão Surf Clube.

A rampa de skate deverá ser inaugurada dentro de poucos dias. A sua utilização será prioritária para os atletas e sócios do Portimão Surf Clube, mas o equipamento está disponível para todos os ‘skaters’ da cidade e visitantes. “Portimão merece isto e muito mais”, comentou Francisco Canelas.

 

Comentários