pub

Liga Moche 2016 | 13 a 15 maio | 'Heat Draw'

9 Algarvios no Sumol Porto Pro

Gustavo Gouveia, 42 anos de idade, regressa ao circuito nacional após 10 anos de ausência. Foi campeão em 2001 (®PauloMarcelino/Arquivo/maio2016/Castelejo)
Gustavo Gouveia, 42 anos de idade, regressa ao circuito nacional após 10 anos de ausência. Foi campeão em 2001 (®PauloMarcelino/Arquivo/maio2016/Castelejo)
pub

Já é conhecido o sorteio das baterias (‘Heat Draw’) para a 3ª Etapa da Liga Moche 2016. O Algarve vai estar representado por 9 atletas de 4 clubes da região no Sumol Porto Pro, nos dias 13 a 15 de maio. A principal novidade na comitiva algarvia é o regresso de Gustavo ‘Guga’ Gouveia (Clube Naval de Portimão), vencedor do circuito nacional em 2001. A ação na Praia de Leça da Palmeira começa amanhã, sexta-feira, a partir das 09h00, com transmissão em direto em liga.moche.pt e no MEO Kanal 20202o. Vão estar surfistas algarvios na água nas três primeiras baterias do quadro masculino.

‘Guga’ foi campeão em 2001 e fez o seu último circuito nacional português de surf completo em 2005. Depois disso, participou numa ou noutra prova isolada. Basicamente, o Sumol Porto Pro vai ficar marcado pelo regresso de um antigo campeão ao circuito após uma década de ausência, conforme o Swell-Algarve noticiou em abril (ler notícia).

“Estive muito tempo fora da competição e isso não me fez bem”, admitiu ‘Guga’, ao Swell-Algarve. Gustavo Gouveia, 42 anos de idade, tem dedicado os últimos anos à gestão da Future Surfing School, escola de surf na Praia da Rocha ligada ao Clube Naval de Portimão e que é uma das referências na formação da modalidade no Algarve. ‘Guga’ regressou este ano à competição e lidera o ‘ranking’ regional Open. O regresso ao circuito nacional acontece agora, mas ainda sem certeza de que irá às restantes duas etapas da Liga Moche 2016.

'Call' 08h00; início da prova 09h00; Praia Leça da Palmeira (®PedroMestre/ANS)

‘Call’ 08h00; início da prova 09h00; Praia Leça da Palmeira (®PedroMestre/ANS)

No quadro masculino para o Sumol Porto Pro mantêm-se as ausências dos irmãos Luca e Joackim Guichard, que ainda não se estrearam na Liga Moche de 2016; e de Miguel Mouzinho, lesionado (ler notícia), todos eles atletas do Algarve Surf Clube. No quadro feminino volta a estar ausente a campeã regional do Sul Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão), mais focada nos treinos aos fins-de-semana em São Torpes, para o Pro Junior Europeu (ler notícia).

O nome do veterano algarvio Miguel Marinho (Albufeira Surf Clube), competidor habitual Liga Moche, também não consta no ‘Heat Draw’ divulgado pela Associação Nacional de Surfistas, mas o Swell-Algarve sabe que o atleta procurou durante a semana uma ‘boleia’ para o Porto. O ‘Heat Draw’ tem ainda abertas  10 vagas masculinas e 1 vaga feminina. Fonte oficial da organização disse ao Swell-Algarve: “Várias vagas poderão ser preenchidas na praia, mas só saberemos na altura”.

Marlon Lipke (Algarve Surf Clube), antigo campeão europeu (2012) e competidor CT (2009); é o ‘cabeça de cartaz’ da comitiva algarvia na etapa. O surfista de Lagos vai tentar alcançar no Porto um resultado melhor que o 9º lugar na Caparica e 5º lugar na Ericeira. Eduardo Fernandes (Algarve Surf Clube) também vai querer melhorar resultados e mostrou estar em grande forma ao vencer a última etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2016, há duas semanas.

Marlon Lipke foi o melhor surfista algarvio nas duas primeiras etapas Liga Moche 2016 (®PauloMarcelino/Arquivo/maio2016/Castelejo)

Marlon Lipke foi o melhor surfista algarvio nas duas primeiras etapas Liga Moche 2016 (®PauloMarcelino/Arquivo/maio2016/Castelejo)

Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) é o jovem surfista algarvio do momento. A vitória no ‘aerial show’ no QS em Zarautz, a qualificação para a final mundial TCT Volcom ‘arrancada a ferros’ em França e a exibição e 13º lugar na última etapa Liga Moche colocam-no no centro das atenções. A juventude algarvia vai estar também representada no Porto por Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão), atleta consistente que também se qualificou para a final mundial TCT Volcom; e por Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube), finalista Open na última etapa regional do Sul a quem ‘saiu a fava’ Frederico Morais no ‘heat’ de abertura do Sumol Porto Pro.

Os amigos Paulo Almeida (Portimão Surf Clube) e Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube) são surfistas experientes e competentes, capazes de provocar surpresas. Paulo Almeida partiu a sua ‘prancha mágica’ ontem, no derradeiro treino antes de viajar para o Porto. No quadro feminino, o Algarve estará apenas representado por Inês Pascoal (Albufeira Surf Clube), embaixadora da boa disposição, treinada por Paulo Almeida.

‘Heat Draw’ Algarvio

Masculino

H1: Frederico Morais / Jakob Lilienweiss / João Cardoso

H2: Pedro Coelho / Ivan Bailote / Sebastião Furtado / José Correia

H3: João Kopke / Francisco Duarte / Elohe Alvarez / Gonçalo Magalhães

H6: Guilherme Fonseca / Paulo Almeida / Ariano Marques

H10: Frederico ‘Martim’ Magalhães / Dylan Groen / José Bruschy / António Gouveia

H12: Eduardo Fernandes / Pedro Barros / Pedro Boonman

H13: Marlon Lipke / Vasco Mónica / João Galeão

H15: Ruben Gonzalez / Pedro Rua / Alexandre Grilo / Gustavo ‘Guga’ Gouveia

Feminino

H3: Camilla Kemp / Inês Pascoal / Inês Silva

 

Links:

2ª Etapa | Allianz Caparica Pro (abril)

2ª Etapa | Allianz Caparica Pro – Foco Algarvio

1ª Etapa | Allianz Ericeira Pro by Dakine (março)

 

Comentários