pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016

Ranking Corrigido põe Francisco Bívar na Final Sub-18

Francisco Bívar subiu ao último lugar de apuramento regional Sul para a 'finalíssima' nacional Sub-18, após correção de erro no 'ranking' pela FPS (®PauloMarcelino)

Francisco Bívar (Portimão Surf Clube) está apurado para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016 na categoria Sub-18. O ‘ranking’ final corrigido do Circuito Regional de Surf do Sul 2016 foi publicado esta madrugada, segunda-feira, 9 de maio, pela Federação Portuguesa de Surf, oficializando a retificação de um erro que deixava o surfista de Portimão fora da ‘finalíssima’ nacional.

O erro resultou de um código de falta de comparência inserido no sistema informático da FPS de gestão dos ‘rankings’. O código foi atribuído a Francisco Bívar na 2ª Etapa do CRSSul 2016, em Faro, na qual o surfista de Portimão não participou. A falta de comparência assim codificada teve como efeito no sistema informático a penalização do atleta com a perda dos pontos de outra etapa; regra que não se aplica aos circuitos regionais.

No ‘ranking’ final publicado logo a seguir à última etapa do CRSSul 2016, Francisco Bívar somava 1950 pontos por três etapas disputadas, mas perdia a pontuação de uma dessas três etapas e surgia no 10º lugar no ‘ranking’. No ‘ranking’ regional corrigido, hoje divulgado (VER AQUI), Francisco Bívar mantém os 1950 pontos e surge no 5º lugar do ‘ranking’ final Sub-18, último lugar de apuramento regional do Sul para a ‘finalíssima’ nacional.

Está oficializada a correção do erro que já havia sido detetado. O Swell-Algarve aguardava pela divulgação do ‘ranking’ corrigido, para publicar esta notícia com suporte oficial. A notícia é muito positiva para Francisco Bívar, mas muito negativa para Miguel Raposo (Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf), que desce para o 6º lugar do ‘ranking’ regional Sub-18 e perde o acesso direto à ‘finalíssima’ nacional.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016 vai ser disputado em cinco provas por categorias, ainda sem datas marcadas. As provas por categorias a realizar são as seguintes: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Feminino (Sub-16 e Sub-18). As vagas para as provas do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016 são preenchidas por quotas diferentes atribuídas a cada um dos 6 circuitos regionais (DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DE VAGAS – FPS).

A FPS atribuiu à região Sul 21 vagas para as ‘finalíssimas’ nacionais de surf Esperanças. Um mês antes de cada uma das ‘finalíssimas’, a FPS poderá anunciar mais vagas a preencher por sistema de convites (‘wildcards’), aos quais os clubes têm de candidatar os seus atletas. A FPS divulgará nessas alturas os critérios de atribuição dos ‘wildcards’. Em princípio, não haverá ‘wildcards’ na prova Feminino e será também muito difícil abrirem novas vagas para a ‘finalíssima’ Sub-18.

Os atletas apurados pelo Circuito Regional do Sul 2016 para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2016, de acordo com o ‘ranking’ regional por categoria corrigido, são os seguintes:

Sub-12 (#5)

1. Splinter Berkum (AlgarveSC)

2. Diogo Brasil (ICMPortimão/Playsurf)

3. Pedro Ulrich (CNPortimão/Surf Lisbon Formação)

4. Alexandre Ferreira (AlgarveSC)

5. Salvador Catarino (AlgarveSC)

Sub-14 (#5)

1. Diogo Pereira (ICMPortimão/Playsurf)

2. Leon Schneider (PortimãoSC)

3. Valentino Miguel (CNPortimão/Future)

4. Bruno Marçal (CNPortimão/Future)

5. Pedro Ulrich (CNPortimão/Surf Lisbon Formação)

Sub-16 (#2)

1. Diogo Pereira (ICMPortimão/Playsurf)

2. Bruno Gregório (PortimãoSC)

Sub-16 Feminino (#2)

1. Concha Balsemão (PortimãoSC)

2. Joana Carvalho (CNPortimão/Surf Lisbon Formação)

Sub-18 (#5)

1. Bruno Gregório (PortimãoSC)

2. António Silveira (CNPortimão)

3. Ricardo Augusto (PortimãoSC)

4. Henrique Poucochinho (PortimãoSC)

5. Francisco Bívar (PortimãoSC)

Sub-18 Feminino (#2)

1. Yolanda Hopkins (CNPortimão)

2. Concha Balsemão (PortimãoSC)

Comentários