pub

Empreendedorismo | SeaBookings.com

Irmãs Holandesas à Conquista do Mar

Irmãs Femke e Bo Irik fundaram a SeaBookings em 2014 (®DR)
Irmãs Femke e Bo Irik fundaram a SeaBookings em 2014 (®DR)
pub

Quando as irmãs Irik emigraram da Holanda para Portugal, rapidamente se apaixonaram pelo mar. Foram essa paixão e o espírito empreendedor herdado pelos pais que deram origem à SeaBookings.com – uma plataforma online que permite ao turista facilmente descobrir, comparar e reservar passeios de barco e atividades náuticas.

A Femke tinha 8 e a Bo 10 anos de idade quando os seus pais decidiram trocar o estilo de vida cinzento da Holanda pela vida solarenga em Lagos, no Algarve. As irmãs rapidamente se conformaram com a emigração quando se apaixonaram pelo Atlântico durante as suas aulas de vela e surf. Após terem concluído os estudos em Lisboa e a Bo também ter a certeza de que seria em Portugal que queria se estabelecer depois de ter ido tirar o mestrado na Holanda, as irmãs decidiram aproveitar a paixão pelo mar para darem alas ao seu desejo empreendedor.

Nas férias de verão, as irmãs faziam sempre os exames na primeira fase de forma a ter mais tempo para se dedicarem à venda de bilhetes para um dos operadores marítimos de Lagos para ganharem “uns trocos”. Este foi o primeiro contacto com aqueles que hoje são os clientes da SeaBookings: os operadores marítimos e os turistas. Foi durante esta experiência que, na perspetiva das irmãs, se tornou claro que o processo de venda de bilhetes para atividades náuticas poderia ser otimizado. Foi então que nasceu a ideia por detrás da SeaBookings.

Femke e Bo trabalhavam de verão na venda de bilhetes e perceberam que havia aí uma oportunidade de negócio (®DR)

Femke e Bo trabalhavam de verão na venda de bilhetes e perceberam que havia aí uma oportunidade de negócio (®DR)

A ideia é simples. Por um lado, as irmãs ajudam os pequenos operadores marítimo-turísticos, por exemplo um pescador de Alvor que de vez em quando leva turistas em passeios de pesca, a ganharem visibilidade online e fornecendo um novo canal de vendas. E por outro lado, a SeaBookings permite ao turista planear melhor as suas férias, comparando e marcando as suas atividades preferidas pela internet.

As irmãs Irik trabalham dia e noite para melhorar e fazer crescer a SeaBookings. Em fevereiro de 2014, quando lançaram o projeto, apenas contavam com cinco operadores na zona de Lagos. Agora a SeaBookings já disponibiliza mais de 150 passeios de barco e desportos aquáticos ao longo da costa portuguesa, desde os passeios de barco às famosas grutas de Lagos ao stand-up paddle boarding em Cascais. A plataforma também já disponibiliza algumas atividades em Cabo Verde, o primeiro passo para a expansão global pretendida. Já muitos turistas que marcaram experiências inesquecíveis pela SeaBookings.com, principalmente de origem alemã, inglesa e holandesa.

Agora que o acesso à plataforma também pode ser feito através do telemóvel, a Femke atingiu o seu objetivo de “permitir comparar e marcar de passeios de barco e atividades náuticas de forma fácil, quando se quiser e de onde se quiser”. A Bo afirma que não se satisfaz com Portugal. “Embora seja um excelente ponto de partida, temos o mundo aos nossos pés. A SeaBookings ambiciona tornar-se um líder mundial neste niche”.

Para a época de 2016, a grande tendência será o passeio de barco com visita às grutas e golfinhos com partida da Marina de Albufeira. Este passeio é um dois-em-um, pois combina o prazer de navegar ao longo das formações rochosas impressionantes do Algarve com a adrenalina de procurar golfinhos selvagens no meio do Atlântico.

Mais informações: SeaBookings.com

Fonte: Nota de Imprensa SeaBookings

Comentários