pub

Surfista de Portimão foi campeão em 2001

‘Guga’ Regressa ao Circuito Nacional

Gustavo Gouveia venceu o circuito nacional de surf em 2001. Na imagem vemos o surfista em ação na (sua) Praia da Rocha, na etapa do circuito regional que venceu, este mês (®PauloMarcelino)
Gustavo Gouveia venceu o circuito nacional de surf em 2001. Na imagem vemos o surfista em ação na (sua) Praia da Rocha, na etapa do circuito regional que venceu, este mês (®PauloMarcelino)
pub

O surfista algarvio Gustavo Gouveia, mais conhecido por ‘Guga’, vai competir no Sumol Porto Pro, 3ª Etapa do circuito nacional de surf Liga Moche 2016, nos dias 13 a 15 de maio. “Eu vou lá. Falei ontem com o Francisco Rodrigues (presidente da Associação Nacional de Surfistas) e ele disse que vai dar-me um wildcard para eu ir lá”, confirmou o atleta do Clube Naval de Portimão, ao Swell-Algarve. É o regresso de um antigo campeão após uma década de ausência.

Gustavo Gouveia venceu o circuito nacional português em 2001. Surfista de origem brasileira radicado há muitos anos no Algarve, ‘Guga’ fez o seu último circuito nacional de surf completo em 2005. Depois disso, participou numa ou noutra prova isolada, cujas datas já nem se recorda.

O Sumol Porto Pro vai ser, basicamente, o regresso ao circuito nacional de um antigo campeão, após uma década de ausência. Dos tempos de Gustavo Gouveia poucos competidores estão agora no circuito, entre os quais Tiago Pires e Ruben Gonzalez.

‘Guga’ tem 42 anos de idade e é o responsável pela Future Surfing School, escola de surf na Praia da Rocha associada ao Clube Naval de Portimão. “Estive muito tempo fora da competição e isso não me fez bem. Este ano tenho vindo a fazer o regional e sinto que devia estar ainda mais presente na competição, para motivar os atletas que treinam connosco”, explicou Gustavo Gouveia, ao Swell-Algarve.

Gustavo Gouveia lidera o 'ranking' regional Open. Na etapa do passado fim-de-semana, no Castelejo (na imagem), perdeu nas meias-finais (®PauloMarcelino)

Gustavo Gouveia lidera o ‘ranking’ regional Open. Na etapa do passado fim-de-semana, no Castelejo (na imagem), perdeu nas meias-finais (®PauloMarcelino)

Gustavo Gouveia lidera o ‘ranking’ Open no Circuito Regional de Surf do Sul 2016, com uma etapa em atraso ainda por ser realizada, em Faro. O multicampeão regional Miguel Mouzinho lesionou-se e não está em condições de competir. Era o único que ainda podia lutar pelo título contra ‘Guga’. A última etapa está em período de espera até 15 de maio. Se for realizada no período de espera, Gustavo Gouveia é campeão regional, porque Miguel Mouzinho não irá competir. Se for adiada fica tudo em aberto, dependendo do tempo de recuperação de Mouzinho.

“Outra razão que me levou a competir foi a traição que sofri no início da época, com a saída pouco profissional de um treinador da escola. Ele depois disse que os atletas dele iam ganhar tudo. Senti-me ‘picado'”, admitiu Gustavo Gouveia.

‘Guga’ tem um surf muito rápido e crítico no ataque ao ‘lip’. Já não terá o mesmo ritmo competitivo que lhe valeu o título nacional, mas mantém todo o talento e ainda mais experiência. “O meu irmão diz-me que a gente tem de continuar a treinar. A procura de continuar a evoluir faz com que a gente se mantenha vivos e em forma por mais tempo”, disse o atleta.

O irmão de ‘Guga’ é o famoso Fábio Gouveia, antigo campeão brasileiro e do circuito mundial de qualificação e antigo competidor do ‘Championship Tour’, onde ‘abriu portas’ para a atual ‘tempestade brasileira’ no circuito de elite.

Gustavo Gouveia espera divertir-se no Porto e encontrar “alguns amigos” do seu tempo. “Os mais novos já nem me conhecem. Provavelmente vou levar na pá logo de primeira”, comentou o atleta, com bom humor. ‘Guga’ garante que vai estar no Porto – “já confirmei com eles; não posso falhar” – mas não se compromete com as restantes duas provas da Liga Moche 2016. No entanto, admite: “Vou procurar ir”.

Comentários