pub

Formula Windsurfing Series 2016 Portugal | 2ª Etapa

Miguel Martinho Domina Etapa FW em Cascais

Miguel Martinho em ação em Cascais. Algarvio ainda não perdeu uma regata este ano (®APFW)
Miguel Martinho em ação em Cascais. Algarvio ainda não perdeu uma regata este ano (®APFW)
pub

O algarvio Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) venceu com domínio absoluto a 2ª Etapa do Formula Windsurfing Series 2016 Portugal, circuito nacional da modalidade de pranchas à vela. A prova foi disputada em Cascais, nos dias 23 a 25 de abril, e o algarvio multicampeão nacional venceu as 8 regatas realizadas ao longo dos três dias de prova, organizada pelo Clube Naval de Cascais.

“Foi uma vitória boa; um bom treino e bom teste para tirar as ilações todas sobre o material. Agora falta ter uma prova de nível mais elevado”, comentou Miguel Martinho, ao Swell-Algarve. O algarvio venceu todas as regatas disputadas nas duas etapas do FW Series 2016 Portugal e está este ano a ‘andar’ melhor do que nunca. Um dos segredos para o sucesso, além do talento e nível técnico superior do atleta; é o conjunto prancha-vela que tem este ano: “Estou com um ‘set’ perfeito e uma boa afinação”, admitiu.

A etapa em Cascais teve a participação de 24 atletas e diferentes condições de vento no campo de regatas, na Baía de Cascais. Os dois primeiros dias ‘foram batidos’ pela habitual vento Norte de Cascais, susceptível de rajadas sobre o campo de regatas.

Dois dias difíceis e um dia 'coca-cola' na Baía de Cascais (®MarcoGilMorais)

Dois dias difíceis e um dia ‘coca-cola’ na Baía de Cascais (®MarcoGilMorais)

No primeiro dia ‘soprou’ com intensidade média de 15 a 18 ‘knots’; no segundo dia baixou de intensidade, durante as duas primeiras regatas do dia. Mas, depois de uma pausa em terra, a terceira regata de domingo foi castigada com rajadas de 25 a 30 ‘knots’, que dificultaram a manobra dos atletas no ‘campo’. O terceiro dia, ontem, segunda-feira 25 de abril, foi servido com vento de Oeste, “limpinho, coca-cola… foi o melhor dia”, comentou Vasco Chaveca, atleta e presidente da Associação Formula Windsurfing Portugal.

“Foi uma prova excelente”, disse Miguel Martinho. “Ganhei as regatas todas, mas o nível logo atrás de mim está muito renhido e cada vez mais alto”, acrescentou o campeão nacional. O algarvio destacou na prova o jovem Pedro Pinheiro, do CNCascais, um novo valor a despontar na modalidade. “O Pedro ‘anda’ em 2º nas bóias; já está a aparecer e tem 18 anos”, explicou Miguel Martinho.

Algarvia Margarida Gil Morais fez 10º lugar entre 21 homens (®APFW)

Algarvia Margarida Gil Morais fez 10º lugar entre 21 homens (®APFW)

A algarvia Margarida Gil Morais (CNPortimão) foi a única rapariga em prova e, naturalmente, venceu a prova na categoria Feminino. Mas o valor que mostrou em Cascais transcende esse resultado por categoria, uma vez que foi 10ª classificada numa frota com 23 homens e chegou a fazer 4º lugar numa das regatas.

O Clube Naval de Portimão obteve mais resultados de destaque, por intermédio de Vasco Chaveca, 4º classificado; e Luís Fonseca, diretor desportivo do clube, 5º classificado na etapa em Cascais.

Miguel Martinho quer uma prova de nível mais elevado e vai tê-la já em maio… e em Portimão. A 3ª Etapa do Formula Windsurfing Series 2016 Portugal vai decorrer no âmbito do Campeonato Europeu de Formula Windsurfing por categorias (Masters, Juventude e Senhoras), em Portimão, nos dias 17 a 22 de maio.

“Esta época quero fazer pódios em todas as provas e tentar títulos na maioria delas. A próxima é o Europeu. Já o ganhei uma vez, nos Açores; e agora gostava de o ganhar em casa”, comentou Miguel Martinho. Recorde-se que o velejador de Portimão é 3º melhor Master FW  e 17º melhor FW Absoluto do Mundo, resultados obtidos em 2015.

Pódio + algarvios Cascais FW Series 2016 Portugal

1. Miguel Martinho (CNPortimão)

2. Bruno Bertholo (AlhandraSC)

3. Mário Medeiros (CNPDelgada)

(…)

4. Vasco Chaveca (CNPortimão)

5. Luís Fonseca (CNPortimão)

9. João Gil Morais (CNPortimão)

10. Margarida Gil Morais (CNPortimão) | 1º Feminino

12. João Laranjo (CNPortimão)

13. José Rodrigues (CMPortimão)

18. Carlos Amorim (CNPortimão)

Links:

1ª Etapa FW Series 2016 Portugal | Alqueva (março)

Comentários