pub

Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2016 | 1ª Etapa

Dupla Vitória Algarvia no Nacional BB Esperanças

'Team' ABS na Nazaré. Tomás Rosado (com prancha) e Rafael Cabral (de chapéu) exibem os troféus da vitória na etapa CNBBE 2016 (®ABS)
'Team' ABS na Nazaré. Tomás Rosado (com prancha) e Rafael Cabral (de chapéu) exibem os troféus da vitória na etapa CNBBE 2016 (®ABS)
pub

A Associação de Bodyboard de Sagres (ABS) entrou no Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2016 com uma dupla vitória na 1ª Etapa, na Praia do Norte, Nazaré. Os algarvios Rafael Cabral e Tomás Rosado venceram a etapa, respetivamente, nas categorias Sub-14 e Sub-16 e assumiram a liderança do ‘ranking’ nacional. Foi um regresso brilhante de ‘Rafa’ à competição, após um ano de pausa; e uma vitória categórica de Tomás, que também fez a pontuação mais elevada no campeonato.

“Este campeonato correu muito bem”, comentou o treinador, Francisco Pinheiro, que liderou a comitiva de seis atletas ABS à 1ª Etapa CNBBE 2016. O grupo do único clube algarvio em prova foi composto por  Ricardo Mendonça (Sub-18), Tomás Rosado e Diogo Sousa (Sub-16); e Miguel Rosa, João Borralho e Rafael Cabral (Sub-14).

pódio Sub-14 na Nazaré. Algarvio Rafael Cabral, de chapéu; 1º classificado (®CDAN)

pódio Sub-14 na Nazaré. Algarvio Rafael Cabral, de chapéu; 1º classificado (®CDAN)

A principal novidade foi Rafael Cabral, de regresso à competição após ter sido Campeão Nacional Sub-12 em 2014. Depois de um ano sem competir e a estrear-se numa categoria superior (Sub-14), a prestação de ‘Rafa’ na Nazaré era quase uma incógnita, apesar do talento e dos bons treinos feitos pelo atleta antes da prova.

Rafael Cabral mostrou toda a sua garra logo na primeira bateria Sub-14 em que participou. O atleta algarvio venceu a bateria com uma pontuação expressiva (14 pontos), incluindo uma onda já de nível excelente (8 pontos). Na final Sub-14, ‘Rafa’ fez a melhor onda da bateria e conquistou a sua primeira vitória na categoria.

Miguel Rosa e João Borralho realizaram, na Nazaré, o seu primeiro campeonato de bodyboard. ‘Perderam de primeira’, mas o balanço é positivo. “Mostraram alta atitude. Apanharam ondas e fizeram tudo direitinho”, comentou o treinador.

Pódio Sub-16 na Nazaré. Algarvio Tomás Rosado, à esquerda; 1º classificado (®CDAN)

Pódio Sub-16 na Nazaré. Algarvio Tomás Rosado, à esquerda; 1º classificado (®CDAN)

O mar na Praia do Norte teve algum tamanho, com ondas de um metro e boa formação, o que foi favorável aos atletas algarvios, habituados ao mar forte e consistente do Sudoeste do Algarve. Ricardo Mendonça, a participar na sua primeira prova Sub-18, surfou muito bem e com força, sobretudo na primeira bateria, e falhou o acesso às meias-finais por muito pouco, penalizado por má escolha de ondas.

Nos Sub-16, Diogo Sousa também mostrou bom surf, “mas não chegou para passar”, disse Francisco Pinheiro. É o primeiro ano de Diogo nos Sub-16 e o atleta está ainda a habituar-se ao novo nível. Já Tomás Rosado está a cumprir o seu segundo e último ano Sub-16 e dominou por completo a etapa na Nazaré. Esteve sempre muito forte em todas as baterias e fez na final Sub-16 o ‘score’ mais elevado (15 pontos | 8,5+6,5) de todo o campeonato.

Tomás Rosado e Madalena Guerra recebem o prémio pelas melhores pontuações masculina e feminina do campeonato (®CDAN)

Tomás Rosado e Madalena Guerra recebem o prémio pelas melhores pontuações masculina e feminina do campeonato (®CDAN)

A prova na Praia do Norte foi organizada pelo Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (CDAN), com o apoio e direção técnica da Federação Portuguesa de Surf. A próxima etapa CNBBE 2016 está agendada para os dias 4 e 5 de junho, na Ericeira.

Finais + ABS 1ª Etapa CNBBE 2016 | Praia do Norte (Nazaré)

Sub-12

1. Joel Rodrigues (CNPov)

2. Vasco Ferreira (AquaCarca)

3. Ricardo Mourão (CRCQL)

4. Francisco Ferreira (AquaCarca)

Sub-14

1. Rafael Cabral (ABS)

2. Tomás Meca (CDAN)

3. Pedro Ferreira (AquaCarca)

4. Bernardo Figueira (ABFM)

(…)

7. João Borralho (ABS)

9. Miguel Rosa (ABS)

Sub-16

1. Tomás Rosado (ABS)

2. Miguel Ferreira (AquaCarca)

3. João Ferreira (AquaCarca)

4. Afonso Silva (PPSC)

(…)

13. Diogo Sousa (ABS)

Sub-18 Feminino

1. Madalena Guerra (AquaCarca)

2. Mariana Rosa (AquaCarca)

3. Madalena Padrela (AquaCarca)

4. Laura Dutra (ESC)

Sub-18

1. Isaac Moreira (CNPov)

2. André Rodrigues (AquaCarca)

3. David Vedor (CRCQL)

4. Pedro Machado (AON)

(…)

9. Ricardo Mendonça (ABS)

Comentários