pub

Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016 | 4ª Prova

Meninas em Maioria nos Pódios Optimist

Beatriz Gago alcançou em Albufeira a 2ª vitória Juvenil em 4 provas no campeonato (®DirkVanDenBossche/MYCA)
Beatriz Gago alcançou em Albufeira a 2ª vitória Juvenil em 4 provas no campeonato (®DirkVanDenBossche/MYCA)
pub

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) em Juvenis e Erica Porto (Clube Náutico de Tavira) em Infantis venceram a 4ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016. Beatriz Cintra (CNPortimão) e Julia Rodriguez (Associação Naval do Guadiana) reforçaram o sucesso feminino na classe Optimist algarvia, ao conquistarem o 3º lugar nos pódios Juvenis e Infantis, respetivamente. A prova decorreu durante o fim-de-semana 9 e 10 de abril, em Albufeira, organizada por MYCA – Marina Yacht Clube de Albufeira e Associação Regional de Vela do Sul.

A competição na maior frota do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira, Optimist Juvenil, tem sido marcada este ano por um interessante duelo de vitórias entre Beatriz Gago e Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro). O jovem velejador de Faro venceu a primeira e terceira provas do campeonato. Beatriz Gago venceu a segunda e voltou a somar mais uma vitória, em Albufeira, com Guilherme Cavaco em 2º lugar… muito próximo. Recorde-se que Beatriz Gago é Bicampeã de Portugal Juvenis Feminino (2015 e 2016).

Guilherme Cavaco fez 2º lugar em Albufeira. Já venceu 2 provas no campeonato (®DirkVanDenBossche/MYCA)

Guilherme Cavaco fez 2º lugar em Albufeira. Já venceu 2 provas no campeonato (®DirkVanDenBossche/MYCA)

Erica Porto (CNTavira) assume-se cada vez mais como um dos porta-estandarte do futuro da vela algarvia, com um registo impecável na classe Optimist Infantil, no campeonato deste ano: já é campeã regional Infantil Feminino, com 4 primeiros lugares femininos; foi ao pódio em todas as provas e foi 1ª classificada na geral da classe em duas provas.

Erica tem mantido um interessante duelo no ‘ranking’ com o seu colega de equipa Diogo Garcia, também ele um totalista de pódios Optimist Infantil. O trabalho do Clube Náutico de Tavira na formação dos mais novos está este ano a ter bons resultados. Todas as provas do Campeonato foram ganhas em Optimist Infantil por velejadores de Tavira: Erica Porto (2), Diogo Garcia (1) e Miguel Mota (1).

João Abrantes dominou por completo a prova na classe 4.7 (®DirkVanDenBossche/MYCA)

João Abrantes dominou por completo a prova na classe 4.7 (®DirkVanDenBossche/MYCA)

A frota 4.7 teve 18 barcos na água em Albufeira e João Abrantes (Associação Naval do Guadiana) alcançou a sua 2ª vitória no campeonato e com uma margem muito confortável. O pior resultado do vencedor nas seis regatas foi um 4º lugar, que descartou. Inesperado foi o resultado da nova Campeã de Portugal 4.7 Feminino, Daniela Miranda (ANGuadiana), 17º na geral, 3º Feminino. A vencedora Feminino foi a sua colega de equipa e vice-campeã de Portugal 4.7 Feminino, Bruna Carvalho, seguida de Camila Poucochinho (Clube de Vela de Lagos), 10ª na geral.

Nos 420, a dupla Afonso Rodrigues/João Vargues alcançou a sua primeira vitória no Campeonato do Algarve de Vela Ligeira, subindo a primeiro lugar de um pódio totalmente preenchido por tripulações do Ginásio Clube Naval de Faro. Os vencedores resistiram à forte pressão da dupla Martim Sancho/Afonso Correia, que ganhou as duas anteriores provas do campeonato.

Dupla Afonso Rodrigues/João Vargues venceu, em Albufeira, pela primeira vez no campeonato (®DirkVanDenBossche/MYCA)

Dupla Afonso Rodrigues/João Vargues venceu, em Albufeira, pela primeira vez no campeonato (®DirkVanDenBossche/MYCA)

Nos Radial, Bernardo Neto (Grupo Naval de Olhão) conquistou a sua segunda vitória consecutiva no campeonato, quase deitando tudo a perder com uma largada irregular no último. Só a vitória na última regata da prova garantiu o 1º lugar no pódio a Bernardo Neto, face à forte pressão de Sebastian Keeping (GCNFaro). João Neto (GNOlhão) repetiu, em Albufeira, o 3º lugar alcançado na prova anterior, em Olhão.

A 5ª Prova (última) do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016 está agendada para os dias 28 e 29 de maio, em Vila Real de Santo António, organizada pela Associação Naval do Guadiana.

Podios 4ª Prova Campeonato Algarve Vela Ligeira 15/16 – Albufeira

Optimist Juvenis (45 barcos)

1. Beatriz Gago (CNPortimão): 12 pontos | 1º Feminino

2. Guilherme Cavaco (GCNFaro): 14 pts

3. Beatriz Cintra (CNPortimão): 18 pts

Optimist Infantis (#11)

1. Erica Porto (CNTavira): 8 pts | 1º Feminino

2. Diogo Garcia (CNTavira): 10 pts

3. Julia Rodriguez (ANGuadiana): 11 pts

Laser 4.7 (#18)

1. João Abrantes (ANGuadiana): 8 pts

2. Tomás Quitéria (CVLagos): 18 pts

3. André Granadeiro (GCNFaro): 18 pts

1º Feminino: Bruna Carvalho (ANGuadiana): 22 pts | 5ª na geral

Laser Radial (#5)

1. Bernardo Neto (GNOlhão): 8 pts

2. Sebastian Keeping (GCNFaro): 9 pts

3. João Neto (GNOlhão): 13 pts

420 (#5)

1. Afonso Rodrigues/João Vargues (GCNFaro): 8 pts

2. Martim Sancho/Afonso Correia (GCNFaro): 9 pts

3. Cristovão Gonçalves/Tomé Dutra (GCNFaro): 15 pts

Links:

3ª Prova 2015/2016 – Olhão (janeiro 2016)

2ª Prova 2015/2016 – Faro (novembro 2015)

1ª Prova 2015/2016 – Lagos (novembro 2015)

Comentários