pub

3º Encontro Regional 2015/2016

Surf Escolar Encontra Mar Forte na Galé

Ricardo Augusto, d Portimão, venceu a final de juvenis Surf Masculino (®PauloMarcelino)
Ricardo Augusto, d Portimão, venceu a final de juvenis Surf Masculino (®PauloMarcelino)
pub

A Praia da Galé, no concelho de Albufeira, recebeu o 3º Encontro Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2015/2016, hoje, sexta-feira 8 de abril. O encontro foi organizado pelo Agrupamento de Escolas Silves Sul e juntou 70 alunos do ensino básico, de escolas de Armação de Pêra, Algoz, Quarteira, Portimão e Aljezur.

O mar esteve forte na Galé e a organização decidiu não realizar as finais Espumas Masculino e Surf Infantis Masculino e não dar sequer início à competição na categoria Surf Feminino. “As baterias não foram realizadas por razões de segurança”, explicou Márcia Nunes, coordenadora do Centro de Formação Desportiva de Surf do agrupamento escolar responsável pela organização do evento.

A conjugação da força e direção do ‘swell’ (ondulação) com o vento ‘offshore’ (de terra para o mar) e as fases da maré provocaram hoje na Galé longos períodos com rebentação forte junto à areia (‘quebra-cocos’), com ondas de meio metro a metro de altura.

'Quebra-cocos' na Praia da Galé estiveram hoje fortes e perigosos (®PauloMarcelino)

‘Quebra-cocos’ na Praia da Galé estiveram hoje fortes e perigosos (®PauloMarcelino)

A segurança é o primeiro fator a ter em consideração quando se entra no mar. Essa foi a grande lição hoje aprendida pelos alunos que não cumpriram o programa de prova em três categorias. Irão fazê-lo no último encontro escolar, em Aljezur.

Durante as fases mais favoráveis da maré foi possível avançar duas rondas nas categorias Surf Infantis Masculino e Espumas Masculino (quartos-de-final e meias-finais) e realizar as meias-finais e final Espumas Feminino. Nesta categoria, Diana Burea (Armação de Pêra, vencedora do 2º Encontro) e Inês Brandão (Portimão) repetiram a presença na final, mas a vitória na Galé foi alcançada por Sofia Oliveira (Quarteira), que não tinha chegada ao pódio na etapa anterior, mas tinha feito 2º lugar no 1º Encontro.

Surf Masculino (Juvenis e Juniores), a partir dos quartos-de-final; e Surf Iniciados e Bodyboard, estas a partir das meias-finais, foram as três categorias que cumpriram na íntegra os respetivos programas. O Bodyboard funciona bem com as condições que se apresentaram. As duas referidas categorias de surf integraram surfistas experientes, muitos deles atletas federados.

Espumas Feminino foi realizado na íntegra (®PauloMarcelino)

Espumas Feminino foi realizado na íntegra (®PauloMarcelino)

No Bodyboard, Daniel Guerreiro (Armação de Pêra) voltou a vencer, resistindo aos adversários de Aljezur e afirma-se cada vez mais como um talento em ascensão na modalidade.

António Silveira (Portimão), 3º melhor nacional escolar em Surf Masculino e vencedor da categoria no anterior encontro regional não esteve hoje presente na Praia da Galé. A vitória na categoria foi alcançada por Ricardo Augusto (Portimão), que havia sido 2º no encontro anterior e voltou a impor-se a Bruno Gregório (Quarteira). Foi uma final dramática para Tomás Pinheiro (Armação de Pêra), que recebeu assistência fora de água por causa de uma câimbra.

A final de Surf Iniciados terá tido em alguns momentos as melhores ondas de todo o campeonato. A bateria foi disputada por quatro atletas de competição (atletas federados) e proporcionou apontamentos de muito bom nível por parte de todos os atletas na água.

Henrique Poucochinho repetiu em Surf Iniciados a vitória alcançada no anterior encontro regional (®PauloMarcelino)

Henrique Poucochinho repetiu em Surf Iniciados a vitória alcançada no anterior encontro regional (®PauloMarcelino)

Henrique Poucochinho (Portimão) repetiu a vitória do encontro anterior e Michael Conlan (Quarteira) voltou a ser 2º classificado. O 3º classificado foi Diogo Pereira (Portimão), campeão nacional escolar de Surf Iniciados 2014/2015 e que no passado fim-de-semana se sagrou por antecipação Campeão Sub-14 do Circuito Regional de Surf do Sul 2016.

O 4º (último) Encontro Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2015/2016 vai decorrer no concelho de Aljezur, na Praia da Arrifana, no dia 4 de maio. A data pode ser alterada caso não haja condições no mar para a realização da prova.

Finais 3ª Encontro de Surf & Bodyboard Escolar 2015/16 | Praia da Galé

Pódio Espumas Feminino (®PauloMarcelino)

Pódio Espumas Feminino (®PauloMarcelino)

Espumas Feminino

1. Sofia Oliveira (Quarteira)

2. Diana Burea (Armação de Pêra)

3. Paula Franco (Armação de Pêra)

4. Inês Brandão (Portimão)

Pódio Bodyboard (®PauloMarcelino)

Pódio Bodyboard (®PauloMarcelino)

Bodyboard

1. Daniel Guerreiro (Armação de Pêra)

2. João Fernandes (Aljezur)

3. Gustavo Miguel (Aljezur)

4. Simão Vicente (Aljezur)

Pódio Surf Juvenis Masculino (®PauloMarcelino)

Pódio Surf Juvenis Masculino (®PauloMarcelino)

Surf Masculino (Juvenis)

1. Ricardo Augusto (Portimão)

2. Bruno Gregório (Quarteira)

3. Tomás Pinheiro (Armação de Pêra)

4. Rafael Silva (Portimão)

Pódio Surf Iniciados (®PauloMarcelino)

Pódio Surf Iniciados (®PauloMarcelino)

Surf Iniciados

1. Henrique Poucochinho (Portimão)

2. Michael Conlan (Quarteira)

3. Diogo Pereira (Portimão)

4. Miguel Raposo (Portimão)

Links:

Galeria de Imagens | Pictures

2º Encontro Surf & Bodyboard Escolar 2015/2016 (Praia Rocha, março)

1º Encontro Surf & Bodyboard Escolar 2015/2016 (Praia Falésia, janeiro)

Comentários