pub

'Praias de Lagoa - Downwind' 2016 | sábado, 9 abril

Nacional de Canoagem de Mar em Lagoa

Etapa em Lagoa é uma das melhores do Nacional de Canoagem de Mar (®SurfskiPortugal)
Etapa em Lagoa é uma das melhores do Nacional de Canoagem de Mar (®SurfskiPortugal)
pub

A Câmara Municipal de Lagoa, através dos seus Serviços de Desporto e Juventude, em parceria com o Kayak Clube Castores do Arade, vai realizar a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar – o “Praias de Lagoa – Downwind, no próximo sábado, dia 9 de Abril pelas 15h00, com partida na Praia Grande (Ferragudo) e chegada na Praia da Senhora da Rocha, estando prevista a participação de 150 atletas de todo o país e também de Espanha.

OscarChalupskyClinics

Campeão sul-africano marca presença em Lagoa

A edição deste ano contará com a presença especial do atleta Oscar Chalupsky da África do Sul, que se disponibilizou para partilhar os seus conhecimentos da modalidade e estará na Praia Grande de Ferragudo, na manhã de sábado a dar aulas gratuitas.

Referência mundial da modalidade de Surfski, o sul-africano venceu por 12 vezes a mítica travessia de 53 km, do canal do Molokai, entre as ilhas de Molokai e Oahu no Hawaii, considerado desde 1976 o evento mais exigente desta especialidade da canoagem.

Poster Praias de Lagoa 2016_final

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2016 é constituído por 6 Etapas e teve início em Sesimbra no mês passado, passa por Lagoa e segue para Setúbal em Maio, Peniche em Junho, Esposende em Agosto e termina em Outubro no Funchal, Madeira.

Percurso Prova_2016_

Costa de Lagoa entre os melhores locais do país para a prática da Canoagem de Mar

A costa de Lagoa é um local privilegiado para a prática da canoagem de mar devido aos ventos predominantes da região, que criam excelentes condições de downwind para os atletas, em especial nos períodos da tarde.

A edição do ano passado foi considerada por todos os participantes como a melhor etapa nacional com ondas em todo o percurso a impulsionarem as embarcações a grande velocidade em direcção à Senhora da Rocha.

Ocean Racing em Surfski está em franca expansão (®SurfskiPortugal)

Ocean Racing em Surfski está em franca expansão (®SurfskiPortugal)

A Canoagem de Mar – Ocean Racing

A canoagem de mar, onde são utilizados surfskis, é uma especialidade da canoagem em franca expansão em Portugal e na Europa, onde os atletas aproveitam as condições de mar e vento a seu favor, em percursos definidos em mar aberto, preferencialmente a favor do vento (downwind), com largada e chegada em diferentes locais.

Depois de bater recordes de participação no hemisfério sul, com a realização de regatas na Austrália, África do Sul e Hawaii, com cerca de 500 participantes, o surfski entrou em força na Europa ganhando cada vez mais adeptos. A nível internacional a canoagem de mar é conhecida por Ocean Racing.

Portugal organizou o Campeonato do Mundo de 2013 e o Campeonato da Europa de 2014 em Vila do Conde e organiza este ano em Julho, no mesmo local, uma etapa da Taça do Mundo.

Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade

Links:

1ª Etapa Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2016 | Sesimbra (março)

Comentários