Surfista algarvio vence 3ª Etapa Europeia Totally Crustaceous Tour

João Mendonça Vai à Final Mundial Volcom

João Mendonça no pódio Squids na Caparica. Algarvio já venceu três etapas TCT e vai à final mundial nos EUA (®DR)

O surfista algarvio João Mendonça venceu, na categoria Squids (Sub-10), o Rumblefish@Costa de Caparica, 3ª Etapa europeia do circuito Volcom Totally Crustaceous Tour (TCT) 2015-2016. A vitória foi alcançada esta terça-feira, 29 de março, e foi a terceira consecutiva do atleta da Arrifana no TCT, o que lhe garante o passaporte único europeu Squids para estar presente na final mundial do circuito, o TCT Global Championships, que vai ser disputado em Lower Trestles, na California, EUA, em junho.

Algarve esteve representado na prova por mais 12 surfistas, incluindo uma comitiva ‘surf trip’ com 9 atletas do Portimão Surf Clube. Leon Schneider (Groms, Sub-13), Ricardo Augusto (Juniors, Sub-16) e Louis Escudeiro (Squids, Sub-10) passaram uma fase nas respetivas categorias. Bruno Gregório (Juniors. Sub-16) avançou duas fases.  Concha Balsemão (Girls), Tomás Pietz (Juniors, Sub-16), Constância Simões (Squids), Boedi Wright (Groms, Sub-13) e Egor Volkov (Juniors, Sub-16) perderam ‘de primeira’.

Na categoria rainha Pro Am estiveram presentes dois surfistas do Clube Naval de Portimão, Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães. Perderam ambos nas meias-finais, em 3º nas respetivas baterias, concluindo a prova no grupo dos 5º classificados. ‘Martim’ perdeu com a melhor onda das meias finais (6,93) e a precisar de uma nota baixa (3,01) para chegar à final, que não conseguiu.

Francisco Duarte era líder do ‘ranking’ antes da prova, com 2 segundos lugares nas etapas anteriores. Perdeu a liderança para Miguel Blanco, que venceu a etapa desta terça-feira na Caparica. ‘Martim’ Magalhães, que venceu a 1ª Etapa, no Amado, era vice-líder no ‘ranking’ e também terá descido. Mas ambos os algarvios permanecem na luta para os 3 lugares de qualificação europeia Pro Am para a final mundial em Trestles. Esses passaportes ficaram decididos na 4ª Etapa (última), em Hossegor, França, dias 23 e 24 de abril.

Em competição hoje na Caparica esteve também o algarvio Michael Conlan, atleta do Portimão Surf Clube mas que esteve na prova enquadrado na Academia Profissional de Surf. Segundo o Swell-Algarve apurou, Michael Conlan competiu na categoria Juniors, Sub-16 e terá perdido em 3º na sua primeira bateria.

O mar na Caparica esteve hoje muito difícil, com tamanho e muita corrente. Miguel Blanco, vencedor Pro Am tem garantida presença na final mundial em Trestles, tal como o algarvio João Mendonça, em Squids, e o local da Caparica Afonso Antunes, 2º classificado em Groms na etapa desta terça-feira.

Finais Rumblefish@Costa de Caparica

Pro-AM

1. Miguel Blanco 

2. Leon Glatzer 

3. Charly Quivront 

4. Kalani da Silva

Girls

1. Ariane Ochoa 

2. Leticia Canales 

3. Inês Bispo 

4. Malania Diaz 

Juniors

1. Lenni Jensen 

2. Simão Penha

3. Yael Pena Suarez 

4. Diego Suarez Diaz

Groms

1. Guilherme Ribeiro

2. Afonso Antunes 

3. Adur Amatriain 

4. Martim Paulino 

Squids

1. João Mendonça

2. Mário Molina 

3. Matias Canhoto 

4. André Ramos 

 

Comentários