Carmim Lago Alqueva FW Series 2016 Portugal – European Cup

Miguel Martinho Vence 1ª Etapa Nacional

Algarvio Miguel Martinho venceu as duas únicas regatas realizadas na etapa (®CarlosAlmeida)

Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) venceu o ‘Carmim Lago Alqueva FW Series 2016 Portugal – European Cup’, primeira etapa do circuito nacional Formula Windsurfing Series 2016 Portugal, que também pontuou para a Taça Europeia e para o Campeonato Ibérico de Águas Interiores. O atleta algarvio, campeão nacional em título, venceu as duas únicas regatas realizadas durante os quatro dias do evento, concluído no fim-de-semana.

Mais uma vez, a Formula Windsurfing realizou um grande evento no pequeno paraíso do Alqueva, o maior lago artificial da Europa, situado na zona centro de Portugal e com excelentes condições para os desportos náuticos e outros desportos, como BTT, corrida, ‘skywatching’. Este ano, a primeira etapa do nacional FW foi organizada pelo Clube Naval de Portimão, teve o alto patrocínio Carmim e o apoio fundamental da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Base logística da prova na margem do Alqueva (®CarlosAlmeida)

Base logística da prova na margem do Alqueva (®CarlosAlmeida)

O ‘Carmim Lago Alqueva FW Series 2016 Portugal – European Cup’ teve de tudo; nenhum vento, bom vento, frio e um dia de sol radioso e com temperaturas acima dos 22 graus centígrados. Foi pena que a prova da Taça Europeia tivesse sido disputada apenas por atletas portugueses e espanhóis e que tenha havido apenas um dia com vento, para duas regatas, em quatro dias de campeonato. Nos últimos dois anos, 2014 e 2015, foi diferente, tendo sido realizadas 12 a 15 regatas.

Apesar de o vento ter sido favorável apenas um dia, o evento proporcionou excelentes condições aos competidores e seus familiares, tendo por isso mesmo sido o melhor evento FW no Alqueva de sempre. Estava colocado no local um contentor com duches de água quente, havia comida durante o dia no local da prova, um acordo com um restaurante local para refeições mais baratas e jantares-festa todas as noites.

Jantar de despedida no EnoTurismo Carmim (®CarlosAlmeida)

Jantar de despedida no EnoTurismo Carmim (®CarlosAlmeida)

No sábado foi realizado um grande jantar-festa no EnoTurismo da Carmim, onde todos puderam ver o local onde é feito o vinho e puderam também comprar garrafas a preço especial.

Na competição, propriamente dita, apenas o terceiro dos quatro dias do evento proporcionou vento e, mesmo assim, difícil, com velocidade de 9 a 13 nós, mas muito instável na direção. Foi um dia longo, apenas para conseguir concluir duas regatas.

Miguel Martinho, o algarvio multicampeão de Formula Windsurfing, venceu as duas regatas, mas os seis primeiros atravessaram a linha de chegada muito próximos. Para que se perceba como foi renhida a classificação final, três competidores partilharam o 4º lugar com o mesmo número de pontos. Os primeiros seis foram: POR 5 – Miguel Martinho, POR 78 – Bruno Bertholo, POR 4 – Luis Fonseca, POR 6 – Vasco Chaveca, ESP 15 – Miguel Marques e ESP 21 Carlos Ortiz.

Foto de grupo. Organização diz que foi o melhor evento FW de sempre no Alqueva (®CarlosAlmeida)

Foto de grupo. Organização diz que foi o melhor evento FW de sempre no Alqueva (®CarlosAlmeida)

Para o próximo ano está já acordado com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz organizar um campeonato FW no Alqueva. A próxima etapa do Formula Windsurfing Series 2016 Portugal será em Cascais, nos dias 23 a 25 de abril.

Comentários