pub

Caparica Junior Pro | 23 a 26 de março

Concha Balsemão vai fazer Estreia no Pro Júnior

Concha Balsemão, no Pico Louco, em S. Torpes, Sines, em novembro do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)
Concha Balsemão, no Pico Louco, em S. Torpes, Sines, em novembro do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

A surfista algarvia Concha Balsemão vai fazer a sua estreia no Pro Júnior Europeu, na triagem feminina do Caparica Pro Junior, que começa amanhã, quarta-feira 23 de março. A surfista da Carrapateira e atleta do Portimão Surf Clube engana pela sua estatura alta, mas tem apenas 13 anos de idade. Esta será a sua primeira participação numa prova da World Surf League.

“Vai ser a estreia da Concha. Vai sentir o que é uma prova WSL e o objetivo é passar pelo menos um heat”, comentou Francisco Canelas, presidente do Portimão Surf Clube, para o Swell-Algarve. O clube vai levar também ao Caparica Pro Junior o surfista russo Egor Volkov, que vai competir na segunda bateria da Ronda 1 masculina.

Também com entrada direta na Ronda 1 Masculina está o algarvio João Mendonça. O jovem prodígio da Arrifana, com apenas 10 anos de idade, federou-se recentemente pelo Surfing Clube Costa do Sol (da Linha do Estoril), mas iniciou a sua carreira competitiva no Portimão Surf Clube. Está a treinar-se agora com o surfista Miguel Mouzinho, no âmbito da Academia Profissional de Surf. Esta poderá ser também a estreia de João Mendonça no Pro Júnior Europeu, mas o Swell-Algarve não conseguiu confirmar.

O Algarve está ainda representado por Yolanda Hopkins, do Clube Naval de Portimão, no quadro feminino do Caparica Junior Pro. A surfista de Quarteira vai competir na segunda bateria da Ronda 1 Feminino.

A nova regra WSL que baixou a idade do Pro Junior de Sub-20 para Sub-18 afastou do circuito alguns dos melhores juniores portugueses, caso de Miguel Blanco, que venceu a prova no ano passado. O mesmo não aconteceu à campeã feminino, Teresa Bonvalot, que vai defender o seu título no Caparica Junior Pro deste ano. Se Concha Balsemão vencer a sua bateria de triagem, irá competir na bateria da Ronda 1 Feminino em que está Teresa Bonvalot e também a portuguesa campeã de Longboard, Kathleen Barrigão.

Comentários