pub

Allianz Ericeira Pro by Dakine | 1ª Etapa | Ericeira

Doze Representantes do Algarve na Liga Moche

São esperadas ondas de gala em Ribeira d'Ilhas, para o arranque da Liga Moche 2016 (®PauloMarcelino/Arquivo)
São esperadas ondas de gala em Ribeira d'Ilhas, para o arranque da Liga Moche 2016 (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

Os melhores surfistas nacionais estão de volta à Praia de Ribeira D’Ilhas, Ericeira, já a partir das 7h30 de amanhã, sexta-feira 18 de março, para o arranque da primeira de cinco etapas da Liga MOCHE 2016, o Allianz Ericeira Pro by Dakine. Em competição vão estar 12 atletas em representação de clubes algarvios, destacando-se as ausências dos gémeos Guichard, ausentes de Portugal. As previsões são excelentes.

Joackim Guichard está na Nicarágua e Luca Guichard está a trabalhar na Noruega. São ambos atletas do Algarve Surf Clube e competidores top nacional. “Gostava mesmo de ir à Ericeira e adoro competir na Liga Moche… mas fica para a próxima”, comentou Luca Guichard, para o Swell-Algarve.

A ‘armada algarvia’ é composta por 10 atletas masculinos e 2 femininos, em representação de quatro clubes da região: Algarve Surf Clube (4), Albufeira Surf Clube (3+1), Clube Naval de Portimão (2+1) e Portimão Surf Clube (1).

O Albufeira Surf Clube apresenta este ano uma representação maior. Ao repetente Ivan Bailote juntam-se agora Miguel Marinho, Inês Pascoal e o jovem Luca Carlisle. O Algarve Surf Clube está representado pelos suspeitos do costume; os experientes Marlon Lipke, Miguel Mouzinho e Eduardo Fernandes; e o jovem Jakob Lilienweiss.

Ditou o ‘Heat Draw’ que três representantes do Algarve vão defrontar-se na mesma bateria da ronda 1 masculina. São eles Ivan Bailote, Jakob Lilienweiss e Luca Carlisle, no ‘Heat 6’.

O Clube Naval de Portimão mantém para este ano os jovens promissores Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães e a multicampeã regional do sul Yolanda Hopkins, que vai defrontar logo no primeiro ‘heat’ feminino a campeã nacional, Teresa Bonvalot. O Portimão Surf Clube vai fazer este ano toda a Liga Moche com o experiente Paulo Almeida.

Os algarvios Francisco Duarte e Miguel Marinho vão defrontar o poderoso Vasco Ribeiro na décima bateria da ronda 1 masculina, que no ‘heat draw’ tem apenas três atletas colocados.

Video Teaser Allianz Ericeira Pro by Dakine

A Liga vai arrancar com novidades ao nível do regulamento dada a introdução da regra de prioridades em todas as baterias da competição e os confrontos “man-on-man” nas senhoras, alinhando-se assim com os padrões internacionais da modalidade.

O quadro de competição já é conhecido tanto no masculino como no feminino, havendo uma natural atenção sobre os vencedores desta etapa em 2015: Tiago Pires, que irá defrontar o também surfista local Arran Strong e o açoriano Manuel Morgado no heat 9, e Teresa Bonvalot, que compete no heat inaugural das senhoras frente a Yolanda Hopkins do Algarve e Mariana Garcia de Cascais.

Será ainda interessante acompanhar o retorno à competição no heat 14 do capariquense David Luís, surfista com larga experiência em competições ao mais alto nível, tanto nacionais como internacionais, que irá defrontar Eduardo Fernandes, do Algarve Surf Clube, vencedor da etapa da Praia Grande em 2015, o local Christoffer e ainda Guilherme Ribeiro, um dos valores da nova geração e campeão nacional sub-14 em título, também da Caparica.

As atenções estão também voltadas para os jovens João Vidal e Gabriel Ribeiro que, logo no round 1, enfrentam os pesos pesados Filipe Jervis e Gony Zubizarreta, num confronto entre gerações, tanto de Cascais como da Ericeira. Aliás, Jervis e Zubizarreta, juntam-se à larga maioria de finalistas em 2015 que se encontram no lado superior do quadro de competição, como Marlon Lipke, Francisco Alves e o já referenciado Tiago Pires, deixando margem de manobra para Vasco Ribeiro, que aqui se sagrou campeão mundial júnior em 2014, e José Ferreira, que estão no lado oposto da tabela competitiva.

A maior ausência do Allianz Ericeira Pro by Dakine é a do actual campeão da Liga Moche, Frederico Morais, que ficou em 3º lugar nesta etapa em 2015. “Tenho pena de não estar presente no arranque da Liga Moche e na primeira etapa onde iria defender o meu título nacional. No entanto, tenho a certeza que vai ser um excelente espectáculo de surf e desejo boa sorte a todos” refere Morais. A ele junta-se ainda Nicolau Von Rupp, top 4 de 2015, que falha a prova devido a lesão. “Estou com uma lesão no joelho. Não é grave mas é impeditiva. Tenho pena de faltar à primeira etapa da Liga MOCHE, claro. Este ano ainda não tive em nenhum campeonato de manobras e, por isto, estava com imensa pica” explica Von Rupp.

Uma nota especial para os convites atribuídos pelo Ericeira Surf Clube aos surfistas locais Francisco Carrasco e Filipa Tavares que entram no heat 2 masculino e heat 3 feminino, respectivamente.

Quanto às previsões do mar, são esperadas boas ondas durante todo o fim-de-semana graças a uma ondulação interessante de oeste que se faz acompanhar de vento fraco. Sexta-feira será o dia de ondas maiores mas haverá uma melhoria global para Sábado.

O ‘call’ está marcado para as 07h30 e a prova deverá começar pelas 08h30. Todas as etapas da Liga MOCHE têm transmissão em direto com toda a qualidade da fibra MEO via liga.moche.pt, app mobile Surf MOCHE e MEO Kanal 202020, juntando-se ainda os programas de antevisão e resumo na RTP1 e Bola TV.

‘Heat Draw Algarvio’

Masculino

H2 | Marlon Lipke /Jácome Correia / Luís Perloiro / Francisco Carrasco

H4 | Pedro Coelho / Frederico ‘Martim’ Magalhães / Salvador Couto / João Galeão

H6 | Francisco Alves / Ivan Bailote / Jakob Lilienweiss / Luca Carlisle

H7 | Ruben Gonzalez / Paulo Almeida / Joaquim Chaves / Martim Paulino

H10 | Vasco Ribeiro / Francisco Duarte / Miguel Marinho

H14 | Eduardo Fernandes / Christopher / Guilherme Ribeiro / David Luís

H16 | Miguel Mouzinho / Ivo Cação / Gonçalo Fragoso / João Cardoso

Feminino

H1 | Teresa Bonvalot / Yolanda Hopkins / Teresa Garcia

H4 | Carina Duarte / Mariana Assis / Inês Pascoal / Francisca Veselko

Links:

Heat Draw Masculino

Heat Draw Feminino

Comentários