pub

Circuito Regional de Surf do Sul 2016 | Etapa 2

Quatro Campeões no 1º Dia Four Oceans

Circuitos Regionais apuram atletas para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças (®CSF)
Circuitos Regionais apuram atletas para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças (®CSF)
pub

A 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2016 começou este sábado, 12 de março, na Praia da Faro. O primeiro dia do Four Oceans powered by Forum Algarve 2016 produziu quatro campeões e foi disputado em ‘mar pequeno’. A decisão da vitória nos Sub-12 e Sub-14 repetiu discussões da primeira etapa e consolidou a perspetiva de luta renhida até ao fim pelo título de campeão regional nas duas categorias. O Sueste previsto não chegou à Costa Sul do Algarve, pelo que o Clube de Surf de Faro decidiu adiar a categoria Open Masculino, mantendo o restante programa para domingo, segundo dia da etapa.

Na categoria Sub-12 ganha forma o duelo entre Splinter Berkum (Algarve Surf Clube) e Pedro Ulrich (Surf Lisbon Formação); um despique iniciado na 1ª Etapa, na Praia da Falésia, e que se repetiu este sábado na Praia da Faro, desta feita com desfecho oposto. Splinter Berkum esteve sempre uns pontos acima, venceu todas as suas baterias e ganhou a final com a pontuação mais alta (11,50) do dia na categoria. Pedro Ulrich, que havia ganho na Falésia, foi 2º classificado em Faro.

Splinter Berkum, o novo pupilo de Sérgio Brandão, conquistou em Faro a sua primeira vitória no regional de surf, na segunda prova em que participa (®LuisGamito)

Splinter Berkum, o novo pupilo de Sérgio Brandão, conquistou em Faro a sua primeira vitória no regional de surf, na segunda prova em que participa (®LuisGamito)

Apresentaram-se em Faro 14 atletas Sub-12, com destaque também para o jovem Tomás Banha, atleta na nova geração do Albufeira Surf Clube, que chegou à final. Constância Simões, do Portimão Surf Clube, venceu a sua bateria dos quartos-de-final, deixando essa marca positiva na sua estreia no circuito.

Na categoria Sub-14, a ‘discussão’ é entre Diogo Pereira, do Iate Clube Marina de Portimão / Playsurf, e Leon Schneider, do Portimão Surf Clube. Na Praia de Faro, o desfecho foi igual ao da 1ª Etapa, mas com mais emoção. Diogo Pereira venceu todas as suas baterias e com ondas fortes. Registou uma pontuação de 15,43, com uma onda excelente (8,50) na ronda de abertura (quartos-de-final) e voltou a fazer uma onda forte (7,17 pontos) na meia-final que venceu.

Diogo Pereira (à direita) discute tática com Joana Freira, a sua treinadora. Diogo voltou a vencer com uma exibição muito forte (®LuisGamito)

Diogo Pereira (à direita) discute tática com Joana Freitas, a sua treinadora. Diogo voltou a vencer com uma exibição muito forte (®LuisGamito)

Diogo Pereira foi o atleta mais forte na categoria Sub-14, mas essa supremacia foi menos evidente na final. Leon Schneider ‘atacou’ bem essa bateria e lutou muito pela vitória, acabando por perder ‘argumentos’ (pontos) nessa ‘discussão’ ao cometer uma interferência de remada sobre o adversário direto. Adivinha-se a continuação desta luta nas próximas etapas.

Com o mar já quase sem ondas na Praia de Faro realizaram-se ainda este sábado as finais diretas Sub-16 e Sub-18 Feminino. A primeira foi disputada por duas atletas e ganha por Concha Balsemão (Portimão Surf Clube). A segunda teve cinco atletas na água e a vencedora foi a suspeita do costume, a campeã regional Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão).

Foram realizadas no primeiro dia cerimónias de entrega de prémios para quatro categorias (®CSF)

Foram realizadas no primeiro dia cerimónias de entrega de prémios para quatro categorias (®CSF)

O primeiro dia de competição no Four Oceans powered by Fórum Algarve permitiu ainda a realização das primeiras rondas (quartos-de-final) dos Sub-16 e Sub-18 Masculinos. Bruno Gregório, do Portimão Surf Clube, venceu as duas categorias na 1ª Etapa e continua em prova nas meias-finais de ambas na Praia de Faro. Os resultados dos quartos-de-final não tiveram grandes surpresas, excepto a eliminação de Henrique Poucochinho (Portimão Surf Clube) nos Sub-16, mantendo-se em prova nos Sub-18.

O campeão regional Sub-14 e Sub-16 do ano passado, Michael Conlan, não esteve presente nesta etapa em Faro. Outra ausência importante foi a de Henrique ‘Piki’ Gomes, competidor influente na categoria Sub-12, que não pode competir por ter fraturado um braço.

Base de operações do Four Oceans powered by Forum Algarve é no WAX Resto-Bar (®CSF)

Base de operações do Four Oceans powered by Forum Algarve é no WAX Resto-Bar (®CSF)

O 2º dia do Four Oceans powered by Forum Algarve, domingo, 13 de março, vai ser preenchido com as meias-finais e finais Sub-16 e Sub-18 Masculino e ainda as categorias não oficiais Open Feminino e Longboard. Esperam-se cinco horas de competição, a partir das 08h30.

O Clube de Surf de Faro decidiu adiar o Open Masculino, por falta de ondas. Esta categoria não-oficial, para a qual há um ‘prize money’ de 500€ (Jeep & MScar) nesta etapa, fica em período de espera até 15 de Maio. Será escolhido um dia para a realização da prova na Praia de Faro e os atletas serão avisados com 72 horas de antecedência. Estão 36 atletas inscritos e o Clube de Surf de Faro aceita mais inscrições.

Recorde-se que os circuitos regionais, como o do Sul, têm seis categorias oficiais – Sub-12, Sub-14, Sub-16 (Masculino e Feminino) e Sub-18 (Masculino e Feminino) – nas quais os atletas lutam pelo apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças.

Finais 2º Etapa CRSSul 2016 | Dia 1 – Praia de Faro

Pódio Sub-18 Feminino (®CSF)

Pódio Sub-18 Feminino (®CSF)

Sub-18 Feminino (final direta)

1. Yolanda Hopkins (CNPortimão)

2. Charlotte van Berkum (PortimãoSC)

3. Joana Carvalho (Surf Lisbon Formação)

4. Vera Carvalho (Surf Lisbon Formação)

5. Concha Balsemão (PortimãoSC)

Pódio Sub-16 Feminino (®CSF)

Pódio Sub-16 Feminino (®CSF)

Sub-16 Feminino (final direta)

1. Concha Balsemão (PortimãoSC)

2. Joana Carvalho (CNPortimão)

Pódio Sub-14, incompleto (®CSF)

Pódio Sub-14, incompleto (®CSF)

Sub-14

1. Diogo Pereira (ICMPortimão)

2. Leon Schneider (PortimãoSC)

3. Valentino Miguel (CNPortimão)

4. Rodrigo Costa (AD)

Pódio Sub-12 (®CSF)

Pódio Sub-12 (®CSF)

Sub-12

1. Splinter Berkum (AlgarveSC)

2. Pedro Ulrich (Surf Lisbon Formação)

3. Alexandre Ferreira (AlgarveSC)

4. Tomás Banha (AlbufeiraSC)

 

Links:

Última Hora – Adiamento Open Masculino em Faro

Etapa 1 – CRSSul 2016 (Falésia – fevereiro)

 

Comentários