Espetáculo de vela na última regata

‘Paquito’ Vence Troféu Perpétuo Ria Formosa

'Paquito' em ação na 3ª Regata, que venceu e lhe valeu a conquista do Troféu Ria Formosa 2015/2016 (®ManuelBelchior)

‘Paquito’ venceu a 22ª edição do Troféu Perpétuo Ria Formosa – Memorial Picuca, para barcos da classe Cruzeiros. O Platu 25 do Ginásio Clube Naval de Faro garantiu a vitória no troféu ao vencer a 3ª Regata (última), disputada no domingo 6 de março, em condições duras, próximo das ilhas barreira ao largo de Faro.

A 3ª regata tinha 24 barcos e respetivas tripulações inscritas. Compareceram 19 barcos. Uma das ausências mais notadas foi o ‘Leonardo’s’, de Peter Keping (Clube Internacional da Marina de Vilamoura – CIMAV), que liderava o ‘ranking’ (com uma vitória na 1ª Regata e um 2º lugar na 2ª Regata) e tinha francas hipótese de conquistar o troféu. A 3ª Regata estava inicialmente agendada para 28 de fevereiro, mas foi adiada devido a problemas de calendário relacionados com o Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016.

Vento proporcionou momentos espetaculares de vela durante a 3ª Regata do troféu (®ManuelBelchior)

Vento proporcionou momentos espetaculares de vela durante a 3ª Regata do troféu (®ManuelBelchior)

A largada no domingo em frente o Cais dos Hangares, com vento Norte muito forte, na ordem dos 30 nós, fez as primeiras vítimas e provocou duas desistências por avaria. Os 17 barcos em prova proporcionaram um autêntico espetáculo de vela ao largo de Faro, como momentos muito intensos, em que a frota chegou a navegar junta, atingindo velocidades de 9 nós e ângulos de 60 graus.

A intensidade forte do vento colocou um forte desafio aos ‘skippers’ e suas tripulações. O ‘Tomate’, de Joao Coutinho, vinha de uma vitória na 2ª Regata e lutava pela conquista do troféu, mas perdeu essa luta devido a um erro na 3ª Regata, quando montou o balão e este não subiu, após ter rondado a bóia 7 em segundo lugar real. O ‘Tomate’ não conseguiu recuperar o erro e concluiu a regata em 5º lugar.

Frota na 3ª Regata foi composta por 19 barcos. Um total de 36 participaram nas 3 resgatas do troféu (®ManuelBelchior)

Frota na 3ª Regata foi composta por 19 barcos. Um total de 36 participou nas 3 resgatas do troféu (®ManuelBelchior)

Na 3ª Regata, no domingo, o ‘Sula Too’, o Elan 333 de Paul Kent e com o famoso António Viegas ao leme, fez um espetacular 2º lugar, que lhe valeu o 7º lugar no ‘ranking’ final do troféu, depois de não ter competido na 2ª Regata. O ‘Leonardo’s’, que não participou na 3ª Regata, fez 5º lugar no troféu.

A 22ª edição do Troféu Perpétua Ria Formosa foi apoiada pelo Ginásio Clube Naval de Faro e registou uma participação total de 36 barcos e respetivas tripulações em 3 regatas muito competitivas. Foi um bom exemplo de vitalidade da Vela de Cruzeiro algarvia.

Pódio 3ª Regata Troféu Perpétuo Ria Formosa (2015/2016)

1. ‘Paquito’ (GCNFaro)

2. ‘Sula Too’ (Paul Kent)

3. ‘Piá’ (Glaucco Silva)

Top 10 Troféu Perpétuo Ria Formosa (2015/2016)

1. ‘Paquito’ (Platu 25 – GCNFaro)

2. ‘Tomate’ (Platu 25 – João Coutinho)

3. ‘Cidade de Tavira’ (JOD 35 – Carlos Lopes)

4. ‘Carpasius’ (Sun 2000 – José Agostinho)

5. ‘Leonardo’s’ (Cork 1720 – Peter Keping)

6. ‘Titá’ (FB 33 – Francisco Badalo)

7. ‘Sula Too’ (Elan 33 – Paul Kent)

8. ‘Athena’ (Oceanis 310 – Contreiras)

9. ‘Piá’ (Hanse 300 – Glaucco Silva)

10. ‘Piranha’ (1/4 Toner – GCNFaro)

Nota: Para mais informações sobre Vela de Cruzeiro no Algarve, ver o blogue Tomate – Equipa de Vela, com bons conteúdos e muito atual, no endereço tomatesailing.blogspot.pt.

Comentários