pub

Canoagem | 2000 e 200 metros

‘Castores’ Brilham no I Controlo Nacional

Fátima Cabrita, do KCCA, já tem lugar garantido no próximo estágio da Equipa Nacional de Velocidade (®KCCA)
Fátima Cabrita, do KCCA, já tem lugar garantido no próximo estágio da Equipa Nacional de Velocidade (®KCCA)
pub

O Kayak Clube Castores do Arade esteve em evidência no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, na primeira competição nacional da época, o I Controlo Nacional de velocidade e selectiva para as equipas nacionais.

A prova foi promovida pela Equipa Técnica Nacional de Velocidade, da Federação Portugesa de Canoagem,  e juntou mais de 500 atletas para contra-relógios nas distâncias de 2000 metros e 200 metros. Os ‘castores’ conquistaram seis lugares top 10 nacional, incluindo duas vitórias. O Grupo Desportivo de Alcoutim conseguiu uma vitória nos 2000 metros, por intermédio de Luís Simão, em C1 Cadetes.

Na equipa do KCCA, destaque para os atletas Tomás Santos e Diogo Fazenda que venceram na distância de 200 metros nas categorias sénior absoluto e cadetes, respectivamente e para o 5º lugar alcançado por Gonçalo Bento nos 2000 metros da categoria cadete que lhe permitiu o apuramento para a equipa nacional.

Para Tomás Santos esta vitória é a confirmação do seu talento para as provas de velocidade. Com o tempo de 42,876 segundos, o Tomás Santos foi o único atleta, dos 117 presentes da categoria de cadetes, a baixar do segundo 43 sendo 1,416 segundos mais rápido que o segundo classificado, o atleta Bruno Silvério do Náutico de Milfontes que registou o tempo de 44,460 segundos.

Ana Bebiano, do KCCA, foi a sexta mais rápida nacional na sua categoria, nos 200 metros (®KCCA)

Ana Bebiano, do KCCA, foi a sexta mais rápida nacional na sua categoria, nos 200 metros (®KCCA)

Diogo Fazenda surpreendeu a concorrência com 40,624 segundos aos 200 metros. O atleta de 40 anos foi 276 milésimos de segundo mais rápido do que Fábio Azevedo do CR Rio Mau que registou 40,900 segundos e 344 milésimos mais rápido do que Igor Pinho do CC Ovar que registou 40,968. Um excelente resultado para o veterano algarvio, que no ano passado regressou à equipa nacional de velocidade e este ano mantém aspirações de continuar a representar as cores nacionais.

Gonçalo Bento esteve muito bem nos 2000 metros registando o tempo final de 9:03,441 minutos ficando também apurado para o estágio da equipa nacional que se realiza de 19 a 26 de março.

Diogo Lopes, apesar de ter vencido a sua série 200 metros com uma larga vantagem de quase um segundo meio, viu no entanto o resultado final ficar aquém das suas capacidades e expectativas. O tempo de 42 segundos deixou-o apenas com o 9º melhor tempo nacional. Recordamos que neste controlo nacional os atletas apenas cumpriam uma série de 200 metros não havendo as tradicionais eliminatórias, semifinais e finais.

Beatriz Reis, na categoria juniores femininos, terminou na 5ª posição registando o tempo de 51,864 segundos e ficando a 1,716 segundo da vencedora, a atleta Lucélia Graça do Náutico de Prado. Ana Bebiano foi a sexta mais rápida na categoria sénior absoluto feminino registando 49,448 segundo, numa prova que teve como vencedora a atleta do Benfica, Teresa Portela, já apurada para os Jogos Olímpicos que se disputam este ano no Rio de Janeiro, ficando a segunda posição para a madeirense Helena Rodrigues, do Naval do Funchal.

Rita Ângelo também do KCCA, apesar de ter vencido a sua série com o tempo de 53,380 segundos, terminou na 9ª posição na categoria cadetes femininos.

Beatriz Reis, KCCA, foi a 5º melhor na sua categoria (®KCCA)

Beatriz Reis, KCCA, foi a 5º melhor na sua categoria (®KCCA)

O KCCA teve mais atletas em prova; na muito disputada categoria de cadetes masculino, com a presença de 117 concorrentes, o atleta Iago Bebiano terminou na 15ª posição e Mário Cabede e Gonçalo Bento terminaram ambos na 17ª posição com o mesmo tempo.

Nos 2000 metros, para além da excelente classificação acima referida de Gonçalo Bento, também Maria Cabrita esteve em evidência ao terminar na 7ª posição na sempre muito disputada categoria de seniores femininos absolutos.

As restantes classificações KCCA foram as seguintes: em cadetes masculinos Tomás Santos terminou na 13ª posição; Iago Bebiano terminou na 16ª posição mas está apenas no seu primeiro ano nesta categoria registando o 3º melhor tempo dos atletas da sua idade; Mário Cabede ficou na 31ª posição. Em seniores masculinos Diogo Fazenda foi 47º e Diogo Lopes o 51º. Ana Bebiano terminou na 16ª posição entre as seniores femininas; Beatriz Reis foi 13ª classificada nas juniores femininas e Rita Ângelo a 14ª classificada nos cadetes femininos.

No total o KCCA garantiu dois primeiros lugares e tem já dois lugares confirmados nos próximos estágios das equipas nacionais com Gonçalo Bento e Fátima Cabrita, aguardando-se a confirmação do apuramento para estágio de Tomás Santos, Diogo Fazenda e Diogo Lopes. Nesta competição o KCCA participou com apenas 10 atletas garantindo 6 lugares entre o top-10 nacional numa prova organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com a Autarquia de Montemor-o-Velho, no dia 5 de Março, no Centro de Alto Rendimento.

Fonte: Nota de Imprensa Kayak Clube Castores do Arade (foi acrescentada pelo Swell-Algarve a referência ao Grupo Desportivo de Alcoutim)

Comentários