pub

Organização assistida pelo Instituto Hidrográfico português

Capítulo Perfeito à Espera das Melhores Ondas

Instituto Hidrográfico português é o novo 'forecaster' oficial do Capítulo Perfeito e vai ajudar a escolher o dia do 'call' para a Praia do Norte (®DR)
Instituto Hidrográfico português é o novo 'forecaster' oficial do Capítulo Perfeito e vai ajudar a escolher o dia do 'call' para a Praia do Norte (®DR)
pub

Continua a espera por ondas perfeitas na Nazaré, local onde se vai realizar a quinta edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong. O evento vai, mais uma vez, reunir um grupo de ‘tube riders’ de luxo nas melhores condições de surf que a costa portuguesa é capaz de produzir, sendo apenas necessário que a Praia do Norte ofereça os famosos tubos por que é conhecida, para que o espetáculo esteja garantido.

Com um período de espera que se iniciou a 17 de janeiro e se estende até dia 17 do próximo mês, o evento ainda não viu reunidas as condições ideais para convocar os atletas e dar início à competição, que tem como premissa realizar-se no melhor dia de ondas da temporada. Depois de várias semanas de tempestades sucessivas e ondulações que não coincidiram com os ventos certos para a formação de ondas perfeitas na Praia do Norte, as expetativas são altas para as próximas semanas, com grande potencial para a realização da prova em condições épicas.

Em 2016, a organização do evento está a ser assistida pelo Instituto Hidrográfico (IH) português na escolha do dia certeiro, contando com o apoio técnico de uma equipa de oceanógrafos altamente qualificada que dispõe de todos os meios necessários para prever, com elevado grau de precisão, o comportamento do mar na costa nazarena.

Um sistema de boias multiparamétricas, localizado ao largo da Nazaré e monitorizado em exclusivo pelo IH, faz do novo ‘forecaster’ oficial do Capítulo Perfeito um parceiro imbatível ao nível das previsões, capaz de fornecer dados meteo-oceanográficos precisos e em tempo real para a Praia do Norte, incluindo a altura significativa da rebentação, o período e direção de pico, a intensidade do vento e respetiva direção, a pressão atmosférica e a temperatura do ar. A estes dados, disponíveis em http://monican.hidrografico.pt/, acrescem ainda os dados observados e as previsões de maré para o porto da Nazaré.

Assim, o IH amplifica as probabilidades de a organização do evento escolher o melhor dia para colocar na água o seleto grupo de surfistas escolhidos pelo público, onde se incluem nomes como Bruce Irons, Bobby Martinez, Damien Hobgood, Koa Rothman, Bruno Santos, Nic von Rupp, Tiago Pires e o algarvio Alex Botelho, entre outros.

Pedro Monteiro, diretor de prova do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong e uma das vozes ativas na decisão do call (chamada oficial) para a competição, mostrou- se bastante satisfeito com esta parceria, revelando confiança total no aconselhamento técnico por parte do IH. “A Praia do Norte é uma praia de interesse científico para o IH, de modo que a equipa de especialistas com quem estamos a trabalhar dispõe de dados de observação e modelos de previsão a que nenhuma outra entidade tem livre acesso. Basicamente, estamos a colaborar com pessoas que não só são especialistas nesta matéria como têm acesso a informação que mais ninguém tem, dando-nos uma confiança extra para dar o call quando o dia certo chegar”, disse o diretor de prova.

Nos últimos anos, o IH tem vindo a apoiar a comunidade surfista com produtos inovadores, destacando-se a ferramenta “Qual É a Tua Onda?”, um modelo de previsão das condições do mar especificamente direcionado para a “tribo” das ondas. Capaz de rivalizar com os modelos mais conhecidos, tem a vantagem de ser projetada em Portugal e com enorme detalhe nas praias portuguesas, acrescentando aos dados usualmente encontrados neste tipo de ferramenta (tamanho, direção e período da ondulação e direção e intensidade do vento) a batimetria da costa portuguesa registada na base de dados do IH, fornecendo um retrato pormenorizado das ondas em cada spot tanto no continente como nos arquipélagos.

O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), patrocinado por Allianz, Billabong, Câmara Municipal da Nazaré, Kia e MEO e conta com os media partners RTP, Fuel TV, Jornal i, Mega Hits, SURFPortugal, Beachcam, Surf Session, Fluir, Waves e Surfing Life.

Fonte: Nota de Imprensa Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong

Comentários