pub

17 a 22 de maio

Portimão Recebe Europeu de Formula Windsurfing

Portimão vai receber o Europeu de Formula Windsurfing por categorias nos dias 17 a 22 de maio (®CarlosAlmeida/Arquivo)
Portimão vai receber o Europeu de Formula Windsurfing por categorias nos dias 17 a 22 de maio (®CarlosAlmeida/Arquivo)
pub

O Campeonato Europeu de Formula Windsurfing por categorias vai realizar-se em Portimão, nos dias 17 a 22 de maio, organizado pelo Clube Naval de Portimão e Associação Formula Windsurfing Portugal, com os apoios Hotel Jupiter e Reptile. “Temos um atleta português, do clube, que tem nível para lutar por este título”, disse Luís Fonseca, diretor desportivo do CNPortimão, ao Swell-Algarve. Foi uma referência a Miguel Martinho, multicampeão nacional da modalidade e 3º melhor Master do Mundo no ano passado.

O ‘Formula Windsurfing European Championship – Portimão 2016’ vai ser disputado nas categorias Masters, Juventude e Senhoras. Vão estar em jogo os títulos europeus do ano nessas categorias e a prova conta ainda para o ‘ranking’ da Taça Europeia e como etapa do campeonato nacional ‘Formula Windsurfing Series 2016 Portugal’.

FW Europeu - reduzido

A prova deverá levar até à cidade de Portimão 50 a 60 atletas de uma dezena de países e respetivas comitivas. “Vai ser uma semana com impacto na hotelaria e restauração local. E é também uma oportunidade para promover a nossa cultura e imagem; dar a conhecer o que temos de bom”, comentou Luís Fonseca. Esta será a única prova internacional organizada pelo Clube Naval de Portimão este ano.

O Europeu FW por categorias constitui uma oportunidade para “consolidar o bom trabalho que temos feito nos anos anteriores, por causa do qual Portugal está agora referenciado lá fora com uma imagem de crescimento da modalidade“, disse Vasco Chaveca, presidente da AFW Portugal, ao Swell-Algarve.

Em 2015, o Mundial FW por categorias foi realizado em Lagos e o Mundial Absoluto nos Açores. Este ano, o Europeu FW por categorias vai acontecer em Portimão, em maio, e os Açores voltam a receber o Mundial Absoluto, em novembro, pelo segundo ano consecutivo.

Prova europeia constitui uma oportunidade para mostrar as excelentes condições de Portimão para a prática da modalidade (®CarlosAlmeida/Arquivo)

Prova europeia constitui uma oportunidade para mostrar as excelentes condições de Portimão para a prática da modalidade (®CarlosAlmeida/Arquivo)

Para o Europeu FW por categorias em maio, o Clube Naval de Portimão solicitou apoio logístico à Câmara Municipal de Portimão e conta já com dois apoios importantes. O Hotel Jupiter vai oferecer o alojamento aos 1º e 2º classificados Masters e Juventude. “É um prémio; um incentivo”, sublinha o diretor desportivo do CNPortimão, Luís Fonseca. Além dessa oferta, o Hotel Jupiter vai também oferecer à organização alojamento para juízes internacionais.

A marca Reptile está também associada ao Europeu FW por categorias com a oferta de um mastro, possivelmente dois, o que valoriza a premiação que vai estar em jogo em Portimão.

Comentários