pub

Mais protagonistas vão ser premiados na Nazaré

5 mil euros em Prémios extra no Capítulo Perfeito

CP16_PREMIOS
pub

O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong continua em período de espera até 17 de março, podendo realizar-se a qualquer momento com aviso prévio de 72 horas, bastando para isso que as previsões meteorológicas e de ondulação indiquem condições de surf perfeitas na Praia do Norte, na Nazaré, local do evento em 2016. A organização acaba de anunciar novos prémios, para protagonistas em cinco categorias, no valor total de 5 mil euros.

A competição vai voltar a reunir, pelo quinto ano consecutivo, os melhores surfistas nas melhores ondas, depois de uma votação online que desafiou, no início de janeiro, o público a escolher os atletas que vão entrar na prova a partir de uma lista composta por grandes nomes do surf nacional e internacional. Um dos atletas escolhidos pelo público foi o surfista algarvio Alex Botelho, que acaba de concluir um mês de treinos na super-onda havaiana Jaws.

Em disputa na Nazaré vai estar um prize money global de 20,000 euros, a maior premiação já atribuída numa competição nacional de surf em formato de single event. À semelhança dos anos anteriores, o evento vai ainda incluir prémios no valor de 5000 euros para os protagonistas, destacando o melhor tubo, melhor score, maior wipeout (queda) e melhor claim (celebração). Nesta quinta edição, vai ainda haver um novo prémio para o surfista que for eliminado com a pontuação mais alta.

Assim, a Allianz, naming sponsor do Capítulo Perfeito pelo segundo ano consecutivo, vai oferecer um prémio de 2000 euros ao surfista que realizar o melhor tubo da prova, incentivando os participantes a darem tudo por tudo para encontrar a saída dos túneis aquáticos da Praia do Norte. O vencedor do prémio será ainda distinguido pela organização com um troféu especial destinado ao surfista que completar o tubo mais crítico e/ou profundo.

Por sua vez, tal como aconteceu em 2015, a Kia volta a destacar o surfista que realizar o melhor score (combinação das duas melhores ondas num heat), desta vez com um prémio de 1500 euros, um aumento de 50% face ao ano passado. Numa competição onde os atletas são avaliados exclusivamente pela sua habilidade em ondas tubulares, a marca de automóveis que mais aposta nas ondas vai distinguir aquele que melhor conseguir aliar destreza técnica a uma boa leitura do mar, conjugando as duas melhores notas (dois melhores tubos) da competição.

Quem também volta a marcar presença no evento é a Nixon, famosa marca de relógios e acessórios de surf, que vai mais uma vez premiar o surfista que sofrer o maior wipeout. O prémio será de 500 euros para o protagonista da queda mais aparatosa.

A VonZipper vai também oferecer 500 euros ao surfista que revelar maior entusiasmo e emoção após completar o tubo, destacando o melhor claim da prova. O vencedor será definido pela equipa portuguesa da conceituada marca de óculos-de-sol.

Por último, o Beachcam, site de notícias de surf e webcams de praia, vai premiar o surfista que for eliminado com o score mais alto, como forma de destacar o mérito dos competidores independentemente dos resultados. Este será o prémio Best Looser e terá o valor de 500 euros.

Para além dos prémios monetários extra e do troféu para melhor tubo, a organização do evento vai ainda atribuir um troféu especial em memória de Ricardo dos Santos, surfista brasileiro que foi assassinado no início do ano passado dias depois de ter sido escolhido pelo público para participar na edição de 2015 do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong. O prémio Ricardo dos Santos Atitude destina-se ao atleta que revelar maior comprometimento com o propósito do evento, mostrando a mesma destreza e ousadia que sempre caracterizaram o surf do brasileiro.

Recorde-se que o Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é um evento especial cujos participantes são escolhidos pelo público através de votação online, a partir de uma lista de surfistas nacionais e internacionais previamente elaborada pela organização em conjunto com um grupo de especialistas. Em 2016, o evento duplicou a participação de atletas estrangeiros, que passam a estar representados em igual número face aos surfistas portugueses. Da lista de eleitos fazem parte Nic von Rupp, Tiago Pires, João Guedes, Francisco Alves, Miguel Blanco, Alex Botelho, Bruce Irons, Pedro Vianna “Scooby”, Miguel Tudela, Marco Giorgi, Damien Hogbood e Bobby Martinez, que se juntam aos wildcards (convidados) Bruno Santos, Bruno Grilo, Ruben Gonzalez e Koa Rothman. A competição tem como premissa realizar-se apenas quando se verificarem condições de excelência para a prática do surf (tubos grandes e perfeitos).

O evento será transmitido em direto em capituloperfeito.com e no canal FUEL TV, posições 160 e 161 do MEO.

O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), patrocinado por Allianz, Billabong, Câmara Municipal da Nazaré, Kia e MEO e conta com os media partners RTP, Fuel TV, Jornal i, Mega Hits, SURFPortugal, Beachcam, Surf Session, Fluir, Waves e Surfing Life.

OS SURFISTAS

Nic von Rupp | Tiago Pires | João Guedes | Francisco Alves | Miguel Blanco | Alex Botelho | Bruce Irons | Pedro Vianna “Scooby” | Miguel Tudela | Marco Giorgi | Damien Hogbood | Bobby Martinez | Bruno Santos | Bruno Grilo | Ruben Gonzalez | Koa Rothman

Fonte: Nota de Imprensa Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong

Comentários