pub

Circuito Regional de Surf do Sul 2016 | Etapa 1

Mouzinho e Bruno Gregório Estrelas na Falésia

Bruno Gregório na final Sub-18. Surfista local, o atleta venceu em Sub-16 e Sub-18 com vitórias em todas as baterias  (®PauloMarcelino)
Bruno Gregório na final Sub-18. Surfista local, o atleta venceu em Sub-16 e Sub-18 com vitórias em todas as baterias (®PauloMarcelino)
pub

A Etapa 1 do Circuito Regional de Surf do Sul 2016 foi concluída esta terça-feira, 9 de fevereiro, em condições muito exigentes na Praia da Falésia, Vilamoura. Períodos de chuva forte e muito vento testaram os limites logísticos da organização; e a resistência e capacidade técnica dos surfistas foi posta à prova em mar ‘partido’ e tempestuoso. O multicampeão regional Open Miguel Mouzinho (Algarve Surf Clube) triunfou, contra adversários fortes e mesmo tendo feito uma interferência na final. E o jovem Bruno Gregório (Portimão Surf Clube) realizou uma etapa de sonho, ao ‘limpar’ as categorias Sub-16 e Sub-18 na ‘sua’ praia.

Depois de um primeiro dia de maratona, segunda-feira, 8 de fevereiro, em que ficaram concluídas quatro categorias; duas oficias (Sub-12 e Sub-14) e duas não-oficiais (Sub-10 e Longboard) – ler notícia abaixo -, hoje foram necessárias mais 8 horas de surf (08h00-16h00), em condições muito duras, para concluir a etapa, que teve um total de 128 atletas inscritos. A competição desenrolou-se quase sempre em duas áreas de julgamento em simultâneo nos dois dias.

Yolanda Hopkins, local de Quarteira, venceu o Open Feminino. Imagem é dessa final (®PauloMarcelino)

Yolanda Hopkins, local de Quarteira, venceu o Open Feminino. Imagem é dessa final (®PauloMarcelino)

Hoje foram concluídas as categorias masculinas Sub-18 e Sub-16 e realizadas na íntegra as categorias Open, Open Feminino, Sub-16 Feminino (final direta) e Sub-18 Feminino (final direta). A campeã regional Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão), local de Quarteira, venceu o Open Feminino, mas deixou escapar a final Sub-18 Feminino para Matilde Antunes (Caparica Surfing Clube), que também venceu a final Sub-16 Feminino. Concha Balsemão (Portimão Surf Clube) fez 2º lugar em Sub-16 Feminino, Sub-18 Feminino e Open Feminino.

Nos Sub-16 e Sub-18 masculinos, Bruno Gregório (Portimão Surf Clube), também local de Quarteira, esteve imparável e venceu todas as as baterias em que participou em ambas as categorias. “O vento não ajudou. Tive que me esforçar bastante e, sinceramente, não estava à espera de chegar à final Sub-18. Tenho aprendido muito e este resultado foi conseguido com esforço, dedicação e trabalho de equipa”, disse o atleta, que completou 16 anos de idade no passado domingo.

Bruno Gregório, o herói da Falésia (®PauloMarcelino)

Bruno Gregório, o herói da Falésia (®PauloMarcelino)

O Portimão Surf Clube fez o pleno no pódio Sub-16 e esteve presente em todos os restantes pódios de hoje, com excepção do Open Masculino. O ainda campeão regional Sub-16 em título, Michael Conlan, é atleta do clube de Portimão, apesar de ser local de Vilamoura e estar agora a treinar-se com Miguel Mouzinho, enquanto representante da Academia Profissional de Surf (APS). Michael fez 4º lugar Sub-16 e 5º lugar Sub-18. “Não estava à espera deste resultado, mas posso dizer que hoje aprendi muito”, comentou o atleta.

O Open Masculino teve 32 atletas inscritos para a etapa da Falésia. O multicampeão Miguel Mouzinho esteve na mira de todos os adversários, entre os quais competidores experientes, como Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube) e Paulo Almeida (Portimão Surf Clube); o campeão da etapa no ano passado, Tomás Alcobia (Algarve Surf Clube) e os ex-juniores Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão), Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) e Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão).

Miguel Mouzinho empenhou-se a fundo para vencer a final Open, na imagem (®PauloMarcelino)

Miguel Mouzinho empenhou-se a fundo para vencer a final Open, na imagem (®PauloMarcelino)

O alinhamento Open contou ainda com o regresso do talentoso luso-brasileiro Gustavo Gouveia (Clube Naval de Portimão), que mostrou aos 42 anos de idade porque é que já foi campeão de Portugal (2001) e muitas vezes campeão do Algarve. A surpresa no elenco foi o brasileiro Moreno Lelis, que se mudou da Bahia para Lagos há 5 meses e trouxe na bagagem muito bom surf. Apesar de não competir há 8 anos, Moreno mostrou garra e apurou-se à frente de Mouzinho nos oitavos-de-final Open.

Gustavo Gouveia, 'Guga' mostrou surf de grande nível, apesar dos seus 43 anos (®PauloMarcelino)

Gustavo Gouveia, ‘Guga’ mostrou surf de grande nível, apesar dos seus 42 anos (®PauloMarcelino)

O agravamento das condições meteorológicas a partir do final da manhã, ‘estragou’ o mar com vento forte de Oeste e ‘calou’ o sistema de som com muita chuva, dificultando também a passagem de informação para a água. Em condições adversas, Miguel Mouzinho conseguiu sempre fazer melhor de bateria para bateria e atacou a final com determinação acima da média. O campeão chegou mesmo a cometer uma interferência de remada sobre um adversário e perdeu metade dos pontos da sua segunda melhor onda, mas manteve os pontos suficientes para resistir ao adversário mais próximo… o incansável Gustavo Gouveia, ‘Guga’.

Condições muito difíceis esta tarde na Falésia obrigaram organização e surfistas a um esforço suplementar (®PauloMarcelino)

Condições muito difíceis esta tarde na Falésia obrigaram organização e surfistas a um esforço suplementar (®PauloMarcelino)

Estão definidos os primeiros pontos para o ranking regional do Sul 2016, com particular relevância para as categorias oficiais Sub-12, Sub-14, Sub-16 (Masculino e Feminino) e Sub-18 (Masculino e Feminino), que contam como apuramento para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças. A organização Quarteira Surf Project/Associação Dinamika, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf, está de parabéns, por ter conseguido realizar uma etapa com um número recorde de inscritos e em condições climatéricas muito exigentes.

A ação recomeça dentro de poucos dias. A Etapa 2 do Circuito Regional de Surf do Sul 2016 está marcada já para o próximo fim-de-semana, dias 13 e 14 de fevereiro, na Praia de Faro, organizada pelo Clube de Surf de Faro e com ‘prize’ money de 500€ para a categoria Open Masculino.

Paulo Jorge 'Carica' foi um 'speaker' incansável e não se rendeu depois de ter ficado sem microfone (®PauloMarcelino)

Paulo Jorge ‘Carica’ foi um ‘speaker’ incansável e não se rendeu depois de ter ficado sem microfone (®PauloMarcelino)

Finais 1ª Etapa CRRSul 2016 | Dia 2 – Praia da Falésia (Vilamoura)

Pódio Open (®PauloMarcelino)

Pódio Open (®PauloMarcelino)

Open Masculino

1. Miguel Mouzinho (AlgarveSC)

2. Gustavo Gouveia, ‘Guga’ (CNPortimão)

3. Moreno Lelis

4. Francisco Duarte (CNPortimão)

Pódio Open Feminino (®PauloMarcelino)

Pódio Open Feminino (®PauloMarcelino)

Open Feminino

1. Yolanda Hopkins (CNPortimão)

2. Concha Balsemão (PortimãoSC)

3. Inês Martins (Clube de Surf de Faro)

4. Andreia Pereira (Aljezur)

Pódio Sub-18 (®PauloMarcelino)

Pódio Sub-18 (®PauloMarcelino)

Sub-18 Masculino

1. Bruno Gregório (PortimãoSC)

2. Simão Teixeira (Caparica Surfing Clube | Surf Lisbon Formação)

3. Gaspar Teixeira (Caparica Surfing Clube | Surf Lisbon Formação)

4. Francisco Bívar (PortimãoSC)

Pódio Sub-18 Feminino (®PauloMarcelino)

Pódio Sub-18 Feminino (®PauloMarcelino)

Sub-18 Feminino

1. Matilde Antunes (Caparica Surfing Clube)

2. Concha Balsemão (PortimãoSC)

3. Yolanda Hopkins (CNPortimão)

3. Charlotte van Berkum (PortimãoSC)

Pódio Sub-16 (®PauloMarcelino)

Pódio Sub-16 (®PauloMarcelino)

Sub-16 Masculino

1. Bruno Gregório (PortimãoSC)

2. Leon Schneider (PortimãoSC)

3. Ricardo Augusto, ‘Ricky’ (PortimãoSC)

4. Michael Conlan (PortimãoSC)

Pódio Sub-16 Feminino (®PauloMarcelino)

Pódio Sub-16 Feminino (®PauloMarcelino)

Sub-16 Feminino

1. Matilde Antunes (Caparica Surfing Clube)

2. Concha Balsemão (PortimãoSC)

3. Laura Ferreira (CNPortimão)

Links:

Etapa 1 CRSSul 2016 (Falésia) – Galeria de Imagens

Etapa 1 CRSSul 2016 (Falésia) – Dia 1

Comentários