Seis dezenas de alunos do ensino básico do Algarve

Falésia Recebeu 1º Encontro Escolar 2015/2016

Michael Conlan venceu na sua praia a categoria Iniciados Surf Masculino (®DR)

Começou a nova época de Desporto Escolar. A Praia da Falésia, em Vilamoura, recebeu o 1º Encontro Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2015/2016, na quarta-feira, dia 27 de janeiro. Participaram no encontro cerca de seis dezenas de alunos de escolas de Quarteira, Armação de Pêra, Portimão e Aljezur, incluindo dois campeões nacionais em título.

O anfitrião do evento foi o Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres, de Quarteira, com os apoios Associação Dinamika, Junta de Freguesia de Quarteira e Câmara Municipal de Loulé. Fábio Fragoso, professor responsável pela organização do encontro, disse ao Swell-Algarve que as condições do mar foram “muito boas” e que os alunos “adoraram” o evento.

Encontro de desporto escolar na Praia da Falésia juntou 60 alunos do ensino básico da região, para uma prova de surf e bodyboard (®DR)

Encontro de desporto escolar na Praia da Falésia juntou 60 alunos do ensino básico da região, para uma prova de surf e bodyboard (®DR)

Em prova estiveram dois campeões nacionais escolares em título: Diogo Pereira, de Portimão (Campeão Nacional de Surf Escolar Iniciados 2014/2015) e Yolanda Hopkins, de Quarteira (Campeã Nacional de Surf Escolar Feminino 2014/2015).

Yolanda Hopkins, atleta federada e competidora Liga Moche, confirmou o favoritismo e venceu o encontro na Falésia, na categoria Surf Open Feminino. Concha Balsemão, de Aljezur, fez 2º lugar na final da categoria, estreando uma saudável rivalidade desportiva entre as duas atletas que deverá acentuar-se durante a época desportiva escolar e federada. Concha é também atleta federada, mais jovem; e está este ano a despontar com um surf bem mais competitivo.

O surf escolar é um importante incentivo à prática desportiva e uma porta de entrada para a modalidade (®DR)

O surf escolar é um importante incentivo à prática desportiva e uma porta de entrada para a modalidade (®DR)

Diogo Pereira fez 2º lugar na categoria Iniciados Surf Masculino. O surfista de Portimão perdeu para Michael Conlan, de Quarteira/Vilamoura, vencedor do encontro naquela categoria. Esta final foi disputada por quatro atletas federados, que garantiram um surf de bom nível técnico. Miguel Raposo e Henrique Poucochinho, ambos de Portimão, fizeram 3º e 4º lugar, respectivamente.

Na final Juvenis Surf Masculino participaram três atletas federados, amigos e de nível técnico superior. Venceu António Silveira, de Portimão, que tinha o estatuto de ter sido 3º classificado na final nacional escolar da mesma categoria em 2014/2015. Os irmãos Francis e Bruno Gregório, de Quarteira, fizeram 2º e 3º lugar, respetivamente, na final de quarta-feira. Bruno Gregório é mais novo e subiu este ano de Iniciado a Juvenil no Desporto Escolar.

Participam no regional de surf escolar alunos de Quarteira, Armação de Pêra, Portimão e Aljezur (®DR)

Participam no regional de surf escolar alunos de Quarteira, Armação de Pêra, Portimão e Aljezur (®DR)

A categoria Bodyboard teve uma final com dois atletas, ganha pelo favorito, Ricardo Mendonça, de Quarteira. Ricardo representou o Algarve no Campeonato Nacional de Desporto Escolar 2014/2015 e chegou às meias-finais ‘man-on-man’, concluindo o nacional escolar de Bodyboard em 3º lugar.

O Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2015/2016 vai ter 4 encontros (etapas), mais um(a) do que no ano passado. O próximo está previsto para o dia 29 de fevereiro, na Praia da Galé, Albufeira. A data pode ser alterada mediante as previsões mais próximas sobre as condições do mar. O 3º encontro será em Portimão (março) e o 4º em Aljezur (abril/maio).

Finais 1º Encontro Regional Surf & Bodyboard Escolar 2015/16 | Praia da Falésia

Espumas Feminino

1. Catarina Veríssimo

2. Sofia Oliveira

3. Paula Franco

4. Nicoleta Rosca

Espumas Masculino

1. Carlos Pires

2. Tiago Marques

3. Pedro Paula

4. Pedro Machado

Bodyboard

1. Ricardo Mendonça

2. Daniel Guerreiro

Iniciados Surf Masculino

1. Michael Conlan

2. Diogo Pereira

3. Miguel Raposo

4. Henrique Poucochinho

Juvenis Surf Masculino

1. António Silveira

2. Francis Gregório

3. Bruno Gregório

4. António Miguel

Open Surf Feminino

1. Yolanda Hopkins

2. Concha Balsemão

3. Mónica Moreira

4. Cristiana Guerreiro

Comentários