pub

Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016 | 3ª Prova

Naval de Faro Vence em Olhão

Classe 420 está reforçada este ano com a forte aposta do Ginásio Clube Naval de Faro a dar frutos (®GCNF)
Classe 420 está reforçada este ano com a forte aposta do Ginásio Clube Naval de Faro a dar frutos (®GCNF)
pub

O Ginásio Clube Naval de Faro venceu a 3ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016, organizada pelo Grupo Naval de Olhão e Associação Regional de Vela do Sul; e disputada na Ria Formosa, ao largo da Ilha Culatra, Olhão. Velejadores do Naval de Faro triunfaram em 3 das 4 Classes com atletas do clube, que conquistou um total de 7 dos 19 troféus atribuídos.

A 3ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016 estava agendada para os dias 30 e 31 de janeiro. A prova foi realizada no passado fim-de-semana, 23 e 24 de janeiro, antecipada uma semana a pedido do Ginásio Clube Naval de Faro, devido ao IX Trofeu Internacional de Optimist Cidade Torrevieja, nos dias 29 a 31 de janeiro. Uma comitiva do GCNFaro viaja amanhã, quinta-feira, para Espanha com 6 velejadores, incluindo Beatriz Gago, do Clube Naval de Portimão.

A prova do passado fim-de-semana em Olhão foi a 3ª do calendário oficial do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016. Foi, de fato, a 3ª prova de ‘ranking’ para as Classes Optimist Infantil e Juvenil. No caso das Classes Laser Radial, Laser 4.7 e 420 foi já a 4ª prova a contar para o ‘ranking’ do campeonato, o que pode justificar algumas ausências em Olhão. Estas Classes Laser pontuaram para o campeonato com os resultados obtidos na PAR Optimist realizada em Portimão, em dezembro do ano passado.

Optimist cumpriram em Olhão a 3ª prova a contar para o ranking do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira (®GCNF)

Optimist cumpriram em Olhão a 3ª prova a contar para o ranking do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira (®GCNF)

A Classe Formula Windsurfing também pontuou para o ‘ranking’ do Campeonato de Vela Ligeira com os resultados alcançados na PAR Optimist em Portimão. Mas a Classe das ‘pranchas à vela’ só tem ainda duas provas para o ‘ranking’ do Campeonato de Vela Ligeira 2015/2016: 1ª Prova do Campeonato (Lagos) e 1ª PAR Optimist (Portimão). A Formula Windsurfing não esteve presente na 2ª Prova do Campeonato de Vela Ligeira (Faro) e também não participou na prova do passado fim-de-semana, em Olhão.

A 3ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016 foi disputada nas Classes (5) Optimist Infantis, Optimist Juvenis, Laser Radial, 4.7 e 420. Participaram cerca de 70 velejadores em representação de 5 clubes da região, destacando-se a ausência da Associação Naval do Guadiana. Foram atribuídas medalhas aos 3 primeiros classificados na geral das 5 Classes em prova e ao primeiro feminino em 4 Classes. Laser Radial não teve participantes feminino.

Guilherme Cavaco, do GCNFaro, alcançou em Olhão a sua 2ª vitória no Campeonato (®GCNF)

Guilherme Cavaco, do GCNFaro, alcançou em Olhão a sua 2ª vitória no Campeonato (®GCNF)

As condições ao largo da Ilha Culatra foram boas, com vento médio de 7 a 8 ‘nós’ e rajadas de 11 a 12 ‘nós’ nos dois dias, tendo sido cumprido o programa de 6 regatas, 3 em cada dia, para todas as Classes.

Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) venceu a classe-rainha Optimist Juvenis, alcançando a sua 2ª vitória em provas do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016. O jovem velejador de Faro teve um sábado perfeito, vencendo as 3 regatas do primeiro dia da prova.

Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão) esteve melhor no segundo dia, com vitórias em duas regatas, concluindo a prova no 2º lugar da geral, 1º lugar feminino Optimist Juvenis. Beatriz Gago (CNPortimão), vencedora da etapa anterior, em Faro, não foi feliz em Olhão, tendo concluído a prova no 5º lugar da geral na Classe.

Beatriz Cintra, do CNPortimão, realizou uma boa prova em Olhão (®GCNF)

Beatriz Cintra, do CNPortimão, realizou uma boa prova em Olhão (®GCNF)

O Clube Náutico de Tavira dominou por completo o pódio Optimist Infantis, o que constitui um bom indicador para o trabalho de formação no clube. Bernardo Neto (Grupo Naval de Olhão) venceu na Classe Laser Radial, perseguido pelo seu colega de clube Gustavo Calado, 2º classificado. O pódio  Laser Radial foi totalmente preenchido por velejadores da ‘casa’ (GNOlhão), com João Neto a ocupar o 3º lugar.

Na Classe Laser 4.7, o Ginásio Clube Naval de Faro obteve mais uma vitória, por intermédio de André Granadeiro. Destaque também em 4.7 para Camila Poucochinho (Clube de Vela de Lagos), que obteve a sua primeira vitória Feminino na Classe, sem a concorrência das fortes velejadoras Bruna Carvalho e Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana.

Camila Poucochinho, do CVLagos (POR 130110) alcançou em Olhão o seu melhor resultado em 4.7 (®GCNF)

Camila Poucochinho, do CVLagos (POR 130110) alcançou em Olhão o seu melhor resultado em 4.7 (®GCNF)

Nos 420 venceu a tripulação Martim Sancho/Afonso Correia (GCNFaro). A dupla vencedora viu premiada a maior regularidade na prova, resistindo às três vitórias em regatas alcançadas pela dupla Afonso Rodrigues/João Vargues, também do GCNFaro, que conclui a prova no 2º lugar da geral na Classe.

A ‘dobradinha’ na geral e o 1º lugar feminino da dupla Joana Cavaco/Inês Carriço atestam o sucesso da aposta reforçada feita pelo GCNFaro na Classe 420 para esta temporada. O clube estreou em Olhão uma nova tripulação em 420 formada por Pedro Roque e Sidney Hughes (4º lugar na prova), elevando a sua frota na Classe para 5 barcos.

Nova tripulação 420 do GCNFaro, Pedro Roque/Sidney Hughes, em ação em Olhão (®GCNF)

Nova tripulação 420 do GCNFaro, Pedro Roque/Sidney Hughes, em ação em Olhão (®GCNF)

Sidney Hughes já era velejador do clube de Faro, na Classe Radial. Pedro Roque velejava em 420 pelo Clube Naval de Portimão, onde nesta época fez dupla com a sua namorada, Beatriz Leandro, e também com a sua irmã, Marta Roque.

A 4ª Prova (penúltima) do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016 está agendada para os dias 9 e 10 de abril, em Albufeira.

Podios 3ª Prova Campeonato Algarve Vela Ligeira 15/16 – Olhão

Optimist Juvenis (39 barcos)

1. Guilherme Cavaco (GCNFaro): 9 pontos

2. Beatriz Cintra (CNPortimão): 9 pts | 1º Feminino

3. William Risselin (GCNFaro): 15 pts

Optimist Infantis (#11)

1. Miguel Mota (CNTavira): 11 pts

2. Erica Porto (CNTavira): 11 pts | 1º Feminino

3. Diogo Garcia (CNTavira): 12 pts

Laser 4.7 (#7)

1. André Granadeiro (GCNFaro): 9 pts

2. Tomás Quitéria (CVLagos): 10 pts

3. João Melo (GCNFaro): 13 pts

1º Feminino: Camila Poucochinho (CVLagos): 27pts | 7ª na geral

Laser Radial (#7)

1. Bernardo Neto (GNOlhão): 7 pts

2. Gustavo Calado (GNOlhão): 9 pts

3. João Neto (GNOlhão): 13 pts

420 (#7)

1. Martim Sancho/Afonso Correia (GCNFaro): 8 pts

2. Afonso Rodrigues/João Vargues (GCNFaro): 9 pts

3. Rui Ribeiro/Miguel Ferreira (CNTavira): 14 pts

1º Feminino: Joana Cavaco/Inês Carriço (GCNFaro): 22 pts | 5º na geral

Links:

2ª Prova 2015/2016 – Faro (novembro 2015)

1ª Prova 2015/2016 – Lagos (novembro 2015)

 

Comentários