pub

Prova de tubos na Nazaré está em período de espera

Alex Botelho Eleito para o Capítulo Perfeito

Alex Botelho foi suplente em 2015 e é finalista este ano. Algarvio está, atualmente, em treinar em Jias, no Havai (®PauloMarcelino/Arquivo/Ag2015)
Alex Botelho foi suplente em 2015 e é finalista este ano. Algarvio está, atualmente, em treinar em Jias, no Havai (®PauloMarcelino/Arquivo/Ag2015)
pub

Alex Botelho foi escolhido pelo público, em votação na internet, para integrar o grupo de surfistas que vão competir na quinta edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong. A prova vai estrear-se este ano na Nazaré e já está em período de espera, na expetativa de um dia de tubos perfeitos na Praia do Norte. Marlon Lipke é o primeiro suplente nacional escolhido pelos eleitores. Ambos são surfistas residentes em Lagos e atletas do Algarve Surf Clube.

Marlon Lipke é o melhor competidor algarvio de surf, Top 98 Mundial e Top 6 Nacional. Participou em pelo menos três edições do Capítulo Perfeito e chegou a ser vice-campeão numa das edições, ainda em Peniche (Supertubos). Alex Botelho é o melhor surfista algarvio de ondas grandes. Está em Jaws, Havai, a treinar e reunir créditos (imagens) até fevereiro, na expectativa de ser convidado para o Mundial de Ondas Grandes da World Surf League. Alex entrou como suplente na edição do ano passado, em Carcavelos, mas agora foi escolhido como finalista.

A votação para o Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, que abrangeu 100 países e 1336 cidades, decorreu no site oficial do evento entre os dias 11 e 16 de janeiro e serviu para apurar, de acordo com as preferências dos fãs, os atletas que vão participar nesta competição especial de tubos. Elegendo 12 dos 16 finalistas, o público foi desafiado a votar em duas categorias, Surfistas Nacionais e Surfistas Internacionais, selecionando seis (de entre 12) nomes em cada uma delas. Os resultados foram anunciados domingo à noite, 17 de janeiro, dia em que a prova entrou em período de espera, até 17 de março.

Na categoria de Surfistas Nacionais, os nomes mais votados foram, por ordem, Nic von Rupp, Tiago Pires, João Guedes, Francisco Alves, Miguel Blanco e Alex Botelho.

Na categoria de Surfistas Internacionais, os eleitos foram o havaiano Bruce Irons, o brasileiro Pedro Vianna “Scooby”, o peruano Miguel Tudela, o uruguaio Marco Giorgi e os norte-americanos Damien Hogbood e Bobby Martinez.

16 finalistas eleitos e escolhidos para a estreia do Capítulo Perfeito na Nazaré (®)

16 finalistas eleitos e escolhidos para a estreia do Capítulo Perfeito na Nazaré (®)

Quem também garantiu acesso à competição foram Ruben Gonzalez e Koa Rothman, a quem a organização optou por atribuir os convites de resgate, reservados a dois dos surfistas (um por categoria) não apurados pelo público. O português e o havaiano mereceram a preferência unânime da organização e Comissão de Notáveis (grupo de peritos convocado para colaborar na escolha dos candidatos), completando a lista de wildcards (convidados) composta pelo vencedor da edição anterior, o brasileiro Bruno Santos, e o surfista local nomeado pelo município da Nazaré, Bruno Grilo.

“Estes surfistas que resgatamos vão ao encontro da qualidade que procuramos”, disse Rui Costa, organizador do evento. “Ter esta possibilidade dá-nos a garantia de que surfistas que não tenham um social media de alcance tão grande quanto os outros possam ser premiados pela sua técnica e atitude. No caso do Ruben, estamos a falar de um finalista das últimas duas edições do Capítulo Perfeito e um dos melhores tube riders que Portugal já criou. No caso do Koa, estamos a falar de um jovem que é considerado o futuro do surf havaiano, com tudo o que isso representa. Temos a noção de que qualquer um dos outros que ficaram de fora poderiam ter este wildcard, mas em 2016 serão estes dois a juntar-se aos restantes finalistas”, concluiu.

O período de espera para a realização da prova inicia-se hoje e estende-se até 17 de março, podendo realizar-se em qualquer dia com apenas 72 horas de aviso, sendo apenas necessário que se verifiquem as previsões (meteorológicas e de ondulação) ideais para a concretização do evento em ondas épicas na famosa praia da Nazaré.

Em caso de impossibilidade de participar na prova – por indisponibilidade, lesão ou impedimento de outra natureza –, os surfistas eleitos deverão declarar desistência e ceder o seu lugar aos atletas que se encontram nas posições subsequentes no ranking da votação, por ordem de preferências do público (número de votos).

Assim, na categoria de Surfistas Nacionais os atletas substitutos são, por ordem, Marlon Lipke, José Ferreira, Filipe Jervis, Ivo Cação e João Macedo.

Na categoria de Surfistas Internacionais, o acesso à prova em caso de desistência recai sobre Alex Gray, Felipe Cesarano, Wade Goodall, Eric Rebiere e Ryan Hipwood.

Marlon Lipke já foi vice-campeão no evento. Este ano não é finalista, mas é o primeiro suplente em caso de desistência de um surfista nacional (®PauloMarcelino/Arquivo/Out2015)

Marlon Lipke já foi vice-campeão no evento. Este ano não é finalista, mas é o primeiro suplente em caso de desistência de um surfista nacional (®PauloMarcelino/Arquivo/Out2015)

Quanto aos surfistas convidados, em caso de desistência, os wildcards serão automaticamente atribuídos aos atletas subsequentes na lista de surfistas a resgatar predefinida pela organização e Comissão de Notáveis, nomeadamente e por ordem, Marlon Lipke, Filipe Jervis, Ivo Cação, José Ferreira e João Macedo, na categoria de Surfistas Nacionais; Ryan Hipwood, Wade Goodall, Alex Gray, Felipe Cesarano e Eric Rebiere, na categoria de Surfistas Internacionais.

Com um ‘prize money’ total de 20.000 euros, a maior premiação já atribuída numa competição nacional de surf em formato single event, a prova vai juntar surfistas de diferentes países e gerações nas melhores ondas que a costa portuguesa tem para oferecer, visando apurar o melhor tube rider num duelo épico em ondas perfeitas.

Tal como nos anos anteriores, será através da fibra ótica do MEO que a organização irá assegurar qualidade máxima na transmissão em direto da prova no site do evento. A competição será também transmitida na televisão através do canal FUEL TV (posições 160 e 161 do MEO).

O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é homologado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), patrocinado por Allianz, Billabong, Câmara Municipal da Nazaré, Kia e MEO e conta com os media partners RTP, Fuel TV, Jornal i, Mega Hits, SURFPortugal, Beachcam, Surf Session, Fluir, Waves e Surfing Life.

Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong 2016 – Os Eleitos

Surfistas Nacionais

Nic von Rupp

Tiago Pires

João Guedes

Francisco Alves

Miguel Blanco

Alex Botelho

Surfistas Internacionais

Bruce Irons

Pedro Vianna “Scooby”

Miguel Tudela

Marco Giorgi

Damien Hogbood

Bobby Martinez

Wildcards

Bruno Santos

Bruno Grilo

Ruben Gonzalez

Koa Rothman

Fonte: Nota de Imprensa Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong

Comentários