pub

Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong 2016

Alex e Marlon a Votos para a Nazaré

Marlon Lipke é acção no Capítulo Perfeito em 2015. Surfista algarvio é um veterano na prova de tubos perfeitos (®VascoLazaro/Arquivo)
Marlon Lipke é acção no Capítulo Perfeito em 2015. Surfista algarvio é um veterano na prova de tubos perfeitos (®VascoLazaro/Arquivo)
pub

Estão abertas as votações na internet para escolher os surfistas participantes na quinta edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, competição de tubos que este ano se estreia na Praia do Norte, Nazaré. Os algarvios Alex Botelho e Marlon Lipke estão na lista de surfistas nacionais a escolher pelo público. Ambos são atletas do Algarve Surf Clube. A prova tem um período de espera de três meses, com início no próximo domingo, 17 de janeiro.

Este ano, a organização apresentou apenas duas listas a votos: surfistas nacionais e surfistas internacionais. Cada lista tem 12 nomes e os votantes podem apenas escolher seis surfistas em cada lista. As votações decorrem até sábado, 16 de janeiro, em www.capituloperfeito.com. Os resultados serão anunciados domingo, 17 de janeiro, primeiro dia do período de três meses ao longo dos quais será escolhido o melhor dia para a realização do evento.

Capítulo Perfeito vai estrear-se este ano na Nazaré, na Praia do Norte, local de tubos pesados (®AndreCarvalho/CapituloPerfeito)

Capítulo Perfeito vai estrear-se este ano na Nazaré, na Praia do Norte, local de tubos pesados (®AndreCarvalho/CapituloPerfeito)

Na lista de surfistas nacionais estão ausentes os nomes de ‘pesos pesados’ como Frederico Morais, Vasco Ribeiro e Pedro Henrique. A organização explicou que os surfistas foram contatados, concluindo-se ser preferível não serem nomeados por estarem absolutamente focados este ano na qualificação para o Championship Tour da World Surf League.

 Aos 12 atletas apurados pelos fãs, juntam-se ainda quatro wildcards (convidados) que irão compor o total de 16 finalistas. Para além dos wildcards destinados ao vencedor da edição anterior, Bruno Santos, e ao atleta local nomeado pelo município, Bruno Grilo, filho e sobrinho dos primeiros surfistas da Nazaré e sócio fundador do CDAN (Clube de Desportos Alternativos da Nazaré), a organização irá ainda atribuir dois wildcards que só serão conhecidos após o fim das votações, dirigindo-os a dois dos surfistas não escolhidos pelo público e resgatando, assim, dois candidatos (um por categoria) que sejam considerados uma mais-valia para a competição pela qualidade do seu surf em ondas tubulares.

Alex Botelho gosta de ondas grandes (®PauloMarcelino/Arquivo/Amado/Ag15)

Alex Botelho gosta de ondas grandes (®PauloMarcelino/Arquivo/Amado/Ag15)

Alex Botelho foi chamado o ano passado ao Capítulo Perfeito, para ocupar a vaga deixada em aberto por Vasco Ribeiro, que na mesma altura participava numa prova do ‘Qualifying Series’, na Austrália. Pedro Henrique era o primeiro suplente, mas também estavs na mesma prova australiana. Alex Botelho é um surfista versátil e muito habituado a ‘mar grande’, em particular na Praia do Norte, onde se tem afirmado nos últimos meses como um verdadeiro ‘red charger’.

Marlon Lipke é um ‘habitué’ no Capítulo Perfeito. Foi finalista em 2013, ainda em Peniche (2º classificado); e em 2014, em Carcavelos (3º classificado). O ano passado, também em Carcavelos, o surfista de Lagos foi 7º classificado. Marlon é um dos mais experientes surfistas portugueses; está no Top 100 Mundial e já competiu no CT.

Video Capítulo Perfeito 2012-2015

Listas dos Candidatos a Votos

Surfistas Nacionais
Alex Botelho
Filipe Jervis
Francisco Alves
Ivo Cação
João Guedes
João Macedo
José Ferreira
Marlon Lipke
Miguel Blanco
Nic von Rupp (vencedor 2013 e 2014)
Ruben Gonzalez
Tiago Pires (vencedor 2012)

Surfistas Estrangeiros
Alex Gray
Bobby Martinez
Bruce Irons
Damien Hogbood
Eric Rebiere
Felipe Cesarano “Gordo”
Koa Rothman
Marco Giorgi
Miguel Tudela
Pedro Vianna “Scooby”
Ryan Hipwood
Wade Goodall

Comentários