pub

Ericeira World Junior Championships | World Surf League

Mundial com Tempestade… e Algarvios

Condições na Praia dos Pescadores pelas 10h30 de hoje. Tempestade continua nos próximos dias (®PauloMarcelino)
Condições na Praia dos Pescadores pelas 10h30 de hoje. Tempestade continua nos próximos dias (®PauloMarcelino)
pub

O Campeonato Mundial de Juniores da World Surf League, Ericeira World Junior Championships, começou esta segunda-feira, 4 de janeiro, na Praia dos Pescadores e debaixo de tempestade. A organização optou pelo local secundário, mesmo na vila da Ericeira, mais abrigado do mar tempestuoso. Na água, o destaque do dia foi a portuguesa Teresa Bonvalot. Fora da água, o Swell-Algarve encontrou os algarvios Marlon Lipke e Frederico ‘Martim’ Magalhães em missões distintas.

Marlon Lipke estreou-se neste mundial como entrevistador de praia. O surfista algarvio, Top 98 Mundial e Top 6 Nacional, já fez comentários dentro de cabine em provas da World Surf League. Aos 31 anos de idade, Marlon é um surfista de reconhecido estatuto mundial, já passou pelo Championship Tour e já foi o 3º melhor junior do Mundo. É fluente em inglês e é normal ser chamado a comentar, mas esta foi a primeira vez em que saiu da cabina para fazer entrevistas na praia.

Marlon Lipke vai ser o entrevistador oficial de rua no Mundial de Juniores (®PauloMarcelino)

Marlon Lipke vai ser o entrevistador oficial de rua no Mundial de Juniores (®PauloMarcelino)

Encontrámos Marlon Lipke na Praia dos Pescadores já de microfone na mão. Foi ainda durante a primeira fase da manhã, ainda à espera do ‘call’ das 11h00, que daria novo ‘call’ para as 12h00. Marlon estava visivelmente entusiasmado com as funções de entrevistador e mostrava vontade de começar.

Na Praia dos Pescadores, o Swell-Algarve encontrou outro surfista algarvio, Frederico ‘Martim’ Magalhães, Top 5 Nacional Sub-18. ‘Martim’ está a treinar-se na Ericeira, desde outubro, com o treinador José Maria Pyrrait e o filho deste, Henrique ‘Neco’ Pyrrait. Estavam os três ‘à porta do campeonato’, na expetativa de algum surfista faltar, uma vez que Henrique Pyrrait é o segundo suplente masculino.

Da esquerda: Frederico 'Martim' Magalhães, Henrique 'Neco' Pyrrait e José Maria Pyrrait (®PauloMarcelino)

Da esquerda: Frederico ‘Martim’ Magalhães, Henrique ‘Neco’ Pyrrait e José Maria Pyrrait (®PauloMarcelino)

Nenhum surfista faltou hoje à chamada e ‘Neco’ ficou de fora. Mas Henrique Pyrrait continua na expetativa para os próximos dias e ‘Martim’ deve acompanha-lo para assistir ao Mundial. “É importante ver estas provas”, comentou ‘Martim’ Magalhães. E como o mar não oferece grandes alternativas na região, a bancada no mundial é mesmo o melhor treino, por estes dias, na Ericeira.

A competição começou por volta das 12h00, com as raparigas, que completaram as seis baterias da respetiva Ronda 1. Teresa Bonvalot apresentou-se em grande forma e construiu um dos melhores resultados do dia (16,10), vencendo a sua bateria e avançando diretamente para a Ronda 3. Na bateria de Teresa estava uma das ‘cabeças de série’ do evento, a norte-americana Tia Blanco, de quem a portuguesa tirou hoje a desforra dos embates no Mundial Junior por Equipas na California.

Condições muito difíceis, hoje, na Praia dos Pescadores (®PauloMarcelino)

Condições muito difíceis, hoje, na Praia dos Pescadores (®PauloMarcelino)

Camilla Kemp e Carol Henrique vão disputar a repescagem na Ronda 2, depois de hoje terem sido, respectivamente, 2ª e 3ª classificadas nas suas baterias. Camilla deu luta nas difíceis condições na Praia dos Pescadores e quase venceu a sua bateria. Carol não se encontrou com as ondas e teve uma prestação muito abaixo do seu real valor.

Durante a tarde houve ainda tempo para dar início à Ronda 1 Masculina, com a realização de quatro baterias. O taitiano Mateia Hiquily fez a melhor pontuação do dia (16,37) e mostrou-se forte para este mundial. O único português no quadro masculino, Tomás Fernandes, só vai estrear-se na bateria 9.

Da esquerda: Noe Mar McGonagle, Gony Zubizarreta e Marlon Lipke (®PauloMarcelino)

Da esquerda: Noe Mar McGonagle, Gony Zubizarreta e Marlon Lipke (®PauloMarcelino)

O ‘call’ de terça-feira está marcado para as 07h45. A primeira bateria do dia será quinta da Ronda 1 Masculina, com Noe Mar McGonagle (Costa Rica), Dylan Lightfoot (África do Sul) e Jordan Maree (África do Sul). Esta é uma bateria à qual o algarvio Marlon Lipke vai estar particularmente atento. É que Noe Mar McGonagle é a aposta de Marlon Lipke para vencer o Mundial Junior na Ericeira.

Comentários