pub

Mazari Zoio | Modelo, blogger e surfista

“O Surf Inspira-me”

Mazari Zoio, modelo, surfista e blogger sempre presente nas ondas da Praia da Rocha (®bymazari)
Mazari Zoio, modelo, surfista e blogger sempre presente nas ondas da Praia da Rocha (®bymazari)
pub

O mar e o surf sempre estiveram no horizonte de Mazari Zoio. A modelo algarvia entrou de rompante no mundo da moda ao vencer o Concurso Elite Model no primeiro ano do novo milénio, mas a alma de artista, as competências adquiridas nas áreas da hotelaria e cozinha e o constante embalo das marés conduziram-na ao projeto ‘byMazari.com’, um blogue de ‘Fashion & Lifestyle’ com o mar muito presente. “O surf inspira-me”, disse a modelo, ao Swell-Algarve.

Mazari e a sua longboard Retro Movement são presenças assíduas na Praia da Rocha, em Portimão. Mazari começou a praticar surf na Costa Vicentina, com a Algarve Surf School, aos 15 anos de idade. Foi por essa altura que venceu o Concurso Elite Model. “Foi por causa das vizinhas, que insistiram com a minha mãe. Mandamos fotografias e acabei por ser chamada para o concurso. Estava lá só para me divertir, mas ganhei”, recorda Mazari.

Mazari começou a surfar quando entrou no mundo da moda (®bymazari)

Mazari começou a surfar quando entrou no mundo da moda (®bymazari)

A vitória no Concurso Elite Model abriu as portas da moda nacional e internacional mas a modelo não se realizou naquele mundo. “Passados três anos, afastei-me. Fazia-me impressão as pessoas olharem para ti e não te verem realmente. Queria era estar em Lagos e surfar”, recordou Mazari.

Enquanto experimentava o mundo da moda, Mazari foi-se reforçando com outras competências, por sugestão do pai: fez um curso de cozinha, tirou uma licenciatura em recursos humanos e fez uma pós-graduação em gestão hoteleira. A hotelaria passou a ser uma hipótese, mas Mazari optou por abrir uma loja de roupa em Portimão, que entretanto fechou.

Modelo descobriu o longboard há um ano e reforçou a sua paixão pelo surf (®PauloMarcelino)

Modelo descobriu o longboard há um ano e reforçou a sua paixão pelo surf (®PauloMarcelino)

Há seis anos, Mazari mudou-se para Portimão e regressou ao surf, do qual se havia afastado por ter vendido a sua prancha para pagar os custos de um acidente que teve com o carro do pai. Foi o namorado Francisco quem a levou, de novo, para o surf. O envolvimento com a comunidade surfista na Praia da Rocha colocou-a em contato com o veterano João ‘Brek’ Bracourt, a quem deve a descoberta do longboard. “Neste último ano estou a levar o surf mais a sério”, diz Mazari.

O ano de surf mais a sério é também o primeiro ano de vida do blogue ‘byMazari.com’. São duas faces de uma mesma onda de ‘lifestyle’ e inspiração. “O blogue foi uma forma de regressar à minha veia artística e de me expressar”. ‘byMazari.com’ é um blogue de ideias, com propostas de moda, novas tendências e combinações de roupa sugeridas pela autora; e também propostas de ‘lifestyle’ saudável muito ligadas ao mar, ao surf e à vela que Mazari também praticou, às viagens e também à cozinha.

'byMazari.com' é o blogue que permitiu à modelo regressar á sua veia artística e expressar as suas ideias (®bymazari)

‘byMazari.com’ é o blogue que permitiu à modelo regressar à sua veia artística e expressar as suas ideias (®bymazari)

Mais que inspiração, o surf tem uma forte relação com a moda, para a qual Mazari está atenta. “Hoje em dia o surf conta muito na moda. Antes não havia tanta escolha de roupa de surf para mulher. Agora até há marcas sem relação com a modalidade que começaram a criar linhas de surf”.

O surf está na moda e a moda começa a estar cada vez mais no surf. A tendência é marcada pela popularidade crescente do surf e também pela postura de modelo assumida por muitas surfistas top mundial. Esse ‘casamento’ está muito presente no blogue de Mazari, através do qual a modelo quer reforçar parcerias com marcas e criar uma linha própria de roupa.

Comentários