pub

ETL - European Tour of Longboard

Luís Esteves 9º em Etapa Europeia

Luís Esteves, à direita, com Jefson Silva e Rodrigo Shpaier, todos elementos do Team Lufi (®LufiCo)
Luís Esteves, à direita, com Jefson Silva e Rodrigo Shpaier, todos elementos do Team Lufi (®LufiCo)
pub

Luís Esteves (Clube de Surf de Faro) fez 9º lugar na 2ª Etapa (última) do circuito europeu ETL – European Tour of Longboard 2015, disputada na Praia do CDS, Costa de Caparica, no âmbito do Estoril Surf Festival. O atleta algarvio perdeu nos quartos-de-final por escasos 5 centésimos de ponto.

A última etapa ETL2015 – circuito da European Surfing Federation – teve 16 atletas inscritos e foi disputada ontem, sábado 21 de novembro. Estava previsto ser realizada na Praia de S. Pedro do Estoril, mas a falta de condições levou a organização a mudar para a Praia do CDS, na Costa de Caparica.

Luís Esteves perdeu na primeira ronda; quartos-de-final. “Surfei bem. Estava a precisar de 4,60 para passar à fase seguinte e deram-me 4,40. Perdi em terceiro na bateria. Toda a gente na praia pensou que a onda dava para passar”, comentou Luís Esteves, para o Swell-Algarve.

Rodrigo Shpaer venceu a etapa. É colega de Luís Esteves no Team Lufi (®SCP)

Rodrigo Shpaier venceu a etapa. É colega de Luís Esteves no Team Lufi (®SCP)

Feitas as contas com as duas ondas que entram na classificação de cada surfista, o atleta algarvio perdeu com 10,10 pontos para o compatriota João Dantas, com 10,15 pontos. O resultado deixou Luís Esteves em 9º lugar na etapa. João Dantas, Campeão Nacional Open 2015, perdeu na fase seguinte e fez 7º lugar na etapa europeia.

O brasileiro Rodrigo Shpaier venceu a etapa e o francês Emilien Fleury sagrou-se campeão do circuito etapa ao chegar à final a dois na Costa de Caparica. O ETL2015 teve duas etapas e foram ambas realizadas em Portugal. Luís Esteves e João Dantas eram os melhores portugueses no ‘ranking’ do circuito após a 1ª Etapa, em Gaia. Ocupavam a 7ª posição em igualdade no ‘ranking’. Ben Skinner era o líder do ‘ranking’ e perdeu na ronda 2 da última etapa.

“Quase de certeza que subi no ‘ranking’ e devo estar em top 5 ou 6, porque faltaram alguns atletas”, comentou Luís Esteves. O atleta algarvio referia-se às ausências de Jack Unsworth, Robin Henry e Coret Martin, surfistas melhor posicionados no ‘ranking’ após a primeira etapa.

Emilien Fleury, 2º classificado na etapa, sagrou-se campeão do circuito europeu ETL2015 (®SCP)

Emilien Fleury, 2º classificado na etapa, sagrou-se campeão do circuito europeu ETL2015 (®SCP)

Esta prova encerrou o ano desportivo para Luís Esteves. O surfista algarvio, atleta federado pelo Clube de Surf de Faro, vai continuar até ao final do mês na região da Grande Lisboa, para treinar com os elementos do Team Lufi, ao qual também pertence; nomeadamente Rodrigo Shpaier e Jefson Silva, semi-finalista ‘man-on-man’ na Costa de Caparica.

Os dois brasileiros estão em preparação para o Mundial na China. Luís Esteves não vai a essa prova. “Na próxima temporada vou tentar fazer mais LQS, para ganhar a qualificação ao Mundial 2016”, promete o atleta de Faro.

Comentários