pub

Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016 | 2ª Prova

Beatriz Gago Vence em Faro

Prova de vela em Faro foi disputada este fim-de-semana com vento forte; condições duras a proporcionar espetáculo no mar (®GCNFaro)
Prova de vela em Faro foi disputada este fim-de-semana com vento forte; condições duras a proporcionar espetáculo no mar (®GCNFaro)
pub

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu a 2ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016, em Optimist Juvenil. A prova foi disputada ao largo da Ilha do Farol, Faro, durante o fim-de-semana 21 e 22 de novembro, com vento forte e mar picado. Ficou marcada pelo intenso duelo entre Beatriz Gago e Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos) e pelo acidente com Gonçalo Guerreiro, também de Lagos, que ficou hospitalizado na capital algarvia, para observação.

O vento forte que se fez sentir ao largo da Ilha do Farol durante o fim-de-semana baralhou os favoritismos habituais ao beneficiar os atletas mais pesados e proporcionou uma fantástica prova de vela, com intensidade radical. Foram realizadas duas regatas para todas as classes (5) em prova no sábado, com vento a rondar os 20 ‘nós’ e rajadas mais intensas. Domingo foram realizadas mais três regatas para todas as frotas, excepto Optimist Infantis e Iniciados, que realizou apenas uma regata, com vento na casa dos 15 ‘nós’.

A Classe Formula Windsurfing não participa na prova em Faro, tal como não participou a Classe Snipe, que fez uma rara aparição com 5 barcos na 1ª prova, há uma semana, em Lagos. Na 2ª prova, em Faro, não houve pódio Iniciados, como houve em Lagos, tendo a classe sido denominada Infantis-Iniciados, com um único pódio.

Beatriz Gago, aqui fotografada durante a prova, alcançou uma vitória difícil (®GCNFaro)

Beatriz Gago, aqui fotografada durante a prova, alcançou uma vitória difícil (®GCNFaro)

Beatriz Gago, Campeã de Portugal Juvenis Femininos em título, vingou-se em Faro da derrota tangencial sofrida em Lagos. A velejadora do CNPortimão demonstrou que o treino muscular a que se tem dedicado compensa, conseguindo discutir a vitória em condições muito duras e favoráveis a atletas mais pesados que ela.

Manuel Fortunato chegou ao final do 1º dia, sábado, no comando da frota Juvenil, em igualdade pontual com Beatriz Gago. O velejador de Lagos, que já foi Campeão Nacional Infantil e representou Portugal no Europeu Juvenil este ano, adaptou-se bem ao vento forte. Mas Beatriz Gago, que também já foi Campeã Nacional Infantil, por duas vezes, e representou Portugal no Europeu Juvenil; mostrou muita garra no mar.

O dia de hoje, domingo, foi marcado pelo intenso duelo no mar entre Beatriz Gago e Manuel Fortunato, com vantagem para a atleta do Clube Naval de Portimão. O vencedor da 1ª prova, em Lagos, Guilherme Cavaco estava a competir ‘em casa’ e ressentiu-se do vento forte, por ser mais jovem e leve. ‘Gui’ concluiu o primeiro dia na 6ª posição e conseguiu hoje subir ao 4º lugar da classificação final juvenil.

A experiente tripulação Martim Sancho & Afonso Correia, de Faro, venceu em 420 (®GCNFaro)

A experiente tripulação Martim Sancho & Afonso Correia, de Faro, venceu em 420 (®GCNFaro)

O vento forte fez sobressair as tripulações mais experientes em 420 e causou surpresas nas frotas 4.7 e Radial, habitualmente dominadas, respetivamente, por Bruna Carvalho (Associação Naval do Guadiana) e João Rodrigues (CVLagos), que não conseguiram chegar aos três primeiros lugares.

Na frota 4.7, o vento forte terá estado na origem de um acidente, este domingo, com Gonçalo Guerreiro. O velejador de Lagos foi vítima de uma pancada na cabeça, com a retranca, durante uma manobra. O Laser 4.7 virou-se com o velejador por baixo. Gonçalo foi retirado do campo de regatas e levado para o Hospital de Faro, onde ficou internado, apenas como medida de precaução, devido à forte pancada na cabeça.

A 2ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016 foi organizada pelo Ginásio Clube Naval de Faro e Associação Regional de Vela do Sul. O campeonato entra agora em pausa. A 3ª Prova vai realizar-se nos dias 30 e 31 de janeiro de 2016, organizada pelo Grupo Naval de Olhão.

Pódios 2ª Prova Campeonato Algarve Vela Ligeira 15/16 – Faro

Optimist Juvenil (54 barcos)

1. Beatriz Gago (CNPortimão) : 5 pontos | 1º Feminino

2. Manuel Fortunato (CVLagos) : 7 pts

3. Frederico Baptista (CNPortimão) : 17 pts

Optimist Infantis e Iniciados (#12)

1. Erica Porto (CNTavira) : 4 pts | 1º Feminino

2. Diogo Garcia (CNTavira) : 5 pts

3. Julia Rodriguez (ANGuadiana) : 14 pts

Laser 4.7 (#14)

1. João Abrantes (ANGuadiana) : 11 pts

2. Tomás Quitéria (CVLagos) : 12 pts

3. André Granadeiro (GCNFaro) : 12 pts

1º Feminino: Bruna Carvalho (ANGuadiana) : 12 pts | 4ª na geral

Laser Radial (#10)

1. David Sousa (CVLagos) : 6 pts

2. Sidney Hughes (GCNFaro) : 9 pts

3. Gustavo Calado (GNOlhão) : 12 pts

Laser 420

1. Martim Sancho & Afonso Correia (GCNFaro) : 4 pts

2. Rui Ribeiro & Miguel Ferreira (CNTavira) : 8 pts

3. Marta Roque & Pedro Roque (CNPortimão) : 13 pts

Links:

1ª Prova 2015/2016 – Lagos (novembro)

Comentários