Viagem solitária de João Saraiva, biólogo e surfista

The Perfect Winter: do Algarve ao Tirol

Projeto Inverno Perfeito vai documentar a viagem solitária de um biólogo e surfista de Faro pelo Tirol Austríaco, a partir de Janeiro de 2016

O projecto ‘The Perfect Winter’ pretende documentar uma road-trip solitária que parte de Faro, no Algarve, e tem como destino o corredor montanhoso que faz parte do imaginário dos amantes dos desportos de inverno: o Tirol Austríaco.

O biólogo e surfista João Saraiva, de 38 anos, quer percorrer durante 3 meses as encostas nevadas e os vales estreitos da maior cordilheira da Europa – os Alpes. Aquilo que seria um momento de impasse profissional, este investigador transformou numa oportunidade única de cumprir o sonho ousado de tantos. Fez os planos, preparou-se e vai fazer-se à estrada. Sozinho.

Do roteiro da viagem consta a saída de Faro no início de Janeiro e um percurso de 2600km que separam o Algarve do Tirol, percorridos em 3 dias através de Espanha, França e Suíça, fazendo a aproximação aos Alpes pelo Norte de modo a chegar ao vale do rio Ziller e à pequena aldeia de Gerlosberg. Aí será a base para a exploração das montanhas nesta região que é das mais famosas áreas de actividades de Inverno do mundo.

O objetivo é encontrar os verdadeiros Alpes longe das estâncias cheias de turistas. Os recantos mais escondidos, os caminhos perdidos e as aldeias encaixadas nos vales, mas também as pessoas que habitam essas aldeias, os costumes, a gastronomia e tudo o que envolve a Natureza durante a estação mais fria mas também mais mágica do ano – é essa essência que o Inverno perfeito quer captar. As crónicas vão ser publicadas semanalmente no jornal Sul Informação e transmitidas em directo dos Alpes todas as semanas através da RUA FM.

O site oficial www.theperfectwinter.org tem já mais de 500 visitantes de perto de 20 países e é aqui que a viagem pode ser acompanhada diariamente. Este projecto tem o apoio da Freshlines Snowboards, Pipeline Surfshop, Vinhos Malaca, MG Snowtrip, One Love Eco-Surf Products e Bukideias.

Está a decorrer uma campanha de ‘crowdfunding’ na plataforma internacional Indiegogo, para financiar a viagem através deste método que confia no público interessado para conseguir os objectivos financeiros. O site onde se pode aceder ao video de apresentação e contribuir para o Inverno Perfeito é http://igg.me/at/theperfectwinter/x/12630459

O projeto vai ser apresentado oficialmente no dia 27 de novembro, no espaço Mezzanine, em Faro, a partir das 22h, onde vai decorrer uma exposição de materiais de snowboard, transmissão de videos relacionados com a montanha e degustação de vinhos Malaca. A entrada é livre.

Comentários