Vela Ligeira | 1ª Prova, Lagos | Dia 1

Snipes Entram no Campeonato do Algarve

Snipe do Clube de Vela de Cascais à entrada da Barra de Lagos após concluído o primeiro dia de regatas (®PauloMarcelino)

A Classe Snipe foi a grande novidade na 1ª Prova do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016, que começou este sábado, 14 de novembro, em Lagos. Segundo referiram algumas fontes ao Swell-Algarve, há muitos anos que não se viam barcos Snipe no campeonato algarvio, mas hoje cinco tripulações fizeram-se ao mar na Baía de Lagos, aumentando para 7 o total de Classes participantes na prova.

Três Snipe do Clube de Vela de Lagos, 1 do Marina Yacht Clube de Albufeira e 1 do Clube Naval de Cascais marcaram hoje o regresso da Classe ao Campeonato do Algarve de Vela Ligeira. Os barcos Snipe são para dois tripulantes, habitualmente velejadores mais maduros. A tripulação de Lagos formada por Pedro Dias e André Viana chegou ao final do dia na liderança da Classe, com três vitórias nas três regatas realizadas.

O reforço da frota 420 foi outra das novidades, já antecipada pelo Swell-Algarve. Eram cinco barcos no campeonato anterior e passam a ser sete no atual campeonato. O Clube Náutico de Tavira reduziu a sua frota de 4 para 2 barcos 420. Mas o Ginásio Clube Naval de Faro aumentou a sua de 1 para 4 e o Clube Naval de Portimão inscreveu uma tripulação. Essa tripulação – os namorados Pedro Roque e Beatriz Leandro – não pode comparecer hoje, mas deverá estar presente amanhã, domingo.

Reforço da frota 420 no Campeonato do Algarve de Vela Ligeira foi uma novidade já prevista (®PauloMarcelino)

Reforço da frota 420 no Campeonato do Algarve de Vela Ligeira foi uma novidade já prevista (®PauloMarcelino)

Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana, chegou a experimentar um barco 420, mas inscreveu-se na prova em Lagos com um Laser 4.7. Recém saída dos Optimist, onde teve uma carreira brilhante, Daniela está a realizar a sua segunda prova em 4.7 e segue na 2ª posição da frota após o primeiro dia de regatas.

As condições no primeiro dia do Campeonato do Algarve de Vela Ligeira 2015/2016 foram de vento Sueste moderado a fraco e mar cavado. Foram realizadas 3 regatas para todas as Classes, excepto Formula Windsurfing, que completou apenas uma regata. Sem a presença do multicampeão Miguel Martinho (CNPortimão), a regata foi ganha por Vasco Chaveca, do mesmo clube.

Após o primeiro dia de prova, a frota Optimist Juvenil é comandada pelo jovem Guilherme Cavaco (GCNFaro), que está a estrear-se na Classe Juvenil. Guilherme segue no comando em igualdade pontual com Beatriz Gago (CNPortimão). Diogo Garcia (CNTavira) comanda a frota Optimist Infantil e João Rodrigues lidera a frota Laser Radial, ambos com pleno de vitórias.

Este sábado so houve regatas durante a tarde em Lagos. Domingo, o primeiro sinal de advertência será às 12h00 (®PauloMarcelino)

Este sábado so houve regatas durante a tarde em Lagos. Domingo, o primeiro sinal de advertência será às 12h00 (®PauloMarcelino)

A experiente Bruna Carvalho (ANGuadiana) comanda a frota 4.7, Classe na qual venceu a edição do ano passado do campeonato algarvio de Vela Ligeira. A dupla Rui Ribeiro & Miguel Ferreira (CNTavira) lidera a frota 420 após o primeiro dia de prova.

O primeiro sinal de advertência para domingo, 15 de novembro, segundo dia de prova em Lagos, está marcado para as 12h00. O aumento do Sueste ao longo deste sábado faz prever condições mais difíceis para amanhã.

Comentários