pub

Academia Profissional de Surf

Mouzinho Abre Delegação APS Algarve

MiguelMouzinho_walking_b
pub

A Academia Profissional de Surf abriu ontem a delegação APS Algarve, liderada pelo conhecido surfista algarvio Miguel Mouzinho. “Com a experiência que tenho, chegou a minha oportunidade de ajudar outros atletas e dar a minha parte ao surf e ao Algarve”, disse Miguel Mouzinho, ao Swell-Algarve.

A Academia Profissional de Surf nasceu da fusão entre a Surftechnique e a More Than Surfing e é liderada por David Raimundo (selecionador nacional de surf), Nuno Telmo e Enrique Lenzano. A APS tem programas de surf lúdico (formação e melhoramento), comercial (turismo e eventos) e competição (alto rendimento).

Na vertente competição, a APS vai aplicar no Algarve a mesma metodologia com que levou alguns atletas nacionais a atingir níveis elevados de notoriedade e sucesso, como são os casos de Vasco Ribeiro, Tomás Fernandes, Teresa Bonvalot, Guilherme Fonseca, Maria Abecassis, Miguel Blanco, entre outros. Dois surfistas algarvios – Francisco Duarte desde há 3 anos e Jakob Lilienweiss agora a começar – integram os treinos de competição APS.

A APS estabeleceu recentemente uma parceria no Norte do País com a escola de surf Onda Pura, na sequência da qual o universo de alunos APS aumentou para mais de 100 surfistas. Agora, a APS abre uma delegação no Sul do País (no Algarve), em parceria com o surfista Miguel Mouzinho e torna-se na  “primeira escola em Portugal a desenvolver o treino de atletas ao longo de todo o ano em três das zonas mais importantes do surf nacional”.

Da esquerda: Nuno Telmo, David Raimundo, Miguel Mouzinho e Enrique Lenzano (®APS)

Da esquerda: Nuno Telmo, David Raimundo, Miguel Mouzinho e Enrique Lenzano (®APS)

“Conheço o Miguel há 15 anos e é a pessoa certa para representar a APS no Algarve porque transmite bons valores”, disse Nuno Telmo, ao Swell-Algarve. “Fui escolhido por eles. Já viajei com o David e é um bom amigo. Sempre houve contato de amizade e interesses com o David e o Telmo”, comentou Miguel Mouzinho. As conversações entre as partes duraram mais de um mês e o ‘negócio’ foi fechado em Peniche, durante a etapa do Samsung Galaxy Championship Tour.

A delegação APS Algarve está aberta e os interessados devem contatar o próprio Miguel Mouzinho, por email (miguelmouzinho@academiaprofissionaldesurf.com) ou pelo telefone (919 464 610), ou preencher uma ficha de inscrição disponível na loja de surf Lagos Surf Center, em Lagos. “Já tenho miúdos a querer começar”, disse Miguel Mouzinho.

A APS Algarve está, sobretudo, direcionada para os mais novos, dos 5 aos 8 anos, porque “não há nenhuma reação forte de surf a chegar” no Algarve, explicou Miguel Mouzinho. Esse é o foco da APS Algarve, muito embora a delegação esteja aberta a todos os interessados, independentemente da idade ou nível de surf. “Estamos abertos a toda a gente que queira melhorar o seu surf”, sublinhou o surfista de Lagos.

Os treinos no Algarve são dirigidos na praia por Miguel Mouzinho e supervisionados pela direção técnica da APS em Lisboa. “Sou direcionado pelo David, pelo Telmo e pelo Kiko (Enrique Lenzano)”, confirmou Mouzinho. Os planos de treino são personalizados; feitos à medida do nível de surf e objetivos de cada aluno. E os alunos são agrupados por nível de surf e não por idades, por forma a incentivar o “despique saudável” na água.

Miguel Mouzinho já tem experiência em trabalhar com crianças e esse vai ser o foco da APS Algarve (®PauloMarcelino/Arquivo)

Miguel Mouzinho já tem experiência em trabalhar com crianças e esse vai ser o foco da APS Algarve (®PauloMarcelino/Arquivo)

Miguel Mouzinho está neste momento a tratar dos licenciamentos para operar nas praias e diz ter “as portas abertas” por se tratar de um projeto muito vocacionado para a competição e nada virado para o turismo. “Vou estar a treinar atletas de alta competição e preciso de trabalhar em todas as praias”.

A APS Algarve vai beneficiar com intercâmbio de atletas do grupo no Centro e Norte do País não só em estágios mas também em campeonatos. A nova delegação beneficia também com a experiência e conhecimentos de todo o grupo de treinadores da academia. Como explicou Miguel Mouzinho, por exemplo, serão feitos com regularidade videos dos treinos no Algarve, para serem analisados pela direção técnica da academia.

No âmbito desta nova lógica de grupo está previsto realizar-se no Algarve um estágio com a participação de atletas APS de outras regiões. Esse estágio deverá decorrer nas próximas férias escolares e, quem sabe, poderemos ver numa praia algarvia alguma das novas estrelas do surf nacional a ensinar os mais novos.

Miguel Mouzinho inicia com a APS Algarve um novo desafio na sua carreira de 17 anos no surf. “Espero que todos os alunos sejam melhores que eu”, disse o surfista de Lagos, ao Swell-Algarve. Apesar das novas responsabilidades, Miguel Mouzinho não vai largar a competição. “Vou continuar a competir a nível nacional. Vou estar mais relaxado e isso até pode ajudar. Quem sabe não é este ano que tiro os melhores resultados”, concluiu o atleta do Algarve Surf Clube.

Comentários