pub

Jogos Olímpicos Rio 2016 | RS:X

João Rodrigues Qualifica Portugal

João Rodrigues irá aos Jogos Olímpicos pela sétima vez (®FPV)
João Rodrigues irá aos Jogos Olímpicos pela sétima vez (®FPV)
pub

João Rodrigues qualificou Portugal para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. O veterano madeirense foi 28º classificado no Mundial de RS:X, que hoje terminou em Mussanah, no Sultanato de Omã, e ocupou um das seis vagas em aberto para a olimpíada brasileira. Esta será a sétima participação de Rodrigues em Jogos Olímpicos, ele que já é o atleta português de todas as modalidades com maior número de presenças em olimpíadas.

João Rodrigues foi 17º na 13ª e derradeira regata do Mundial e estava naturalmente satisfeito pela seu sétimo apuramento: “Todos foram diferentes mas este é especial e distinto, porque me custou bastante. O ano passado já tinha sido inglória a forma como tinha ficado fora e desde que a classe se tornou tão exigente fisicamente, que é desgastante chegar ao final das provas”, afirma.

O veterano madeirense fez um pequeno resumo deste Campeonato do Mundo de RS:X em que terminou na 28ª posição: “Fizemos doze regatas com menos de 9 nós de vento, o que foi muito complicado de gerir em termos físicos. Tinha um objectivo, estive sempre dentro e acabei por cumpri-lo. Nos últimos dias, fui conservador, arrisquei pouco e não cometi nenhum erro”, sublinha João Rodrigues.

João Rodrigues se cumprir a sua sétima participação será o quarto velejador mundial acima das 6 presenças juntando-se ao austríaco Hubert Raudaschl (10 participações), ao dinamarquês Paul Elvstrom (8 participações) e a Durward Randolph Knowles, que representou a Grã-Bretanha e as Bahamas, também com 8 participações.

Além de Portugal, garantiram no Mundial de Omã o lugar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Suíça, Coreia do Sul, Hungria, Hong Kong e México.

Fonte: Nota Imprensa Federação Portuguesa de Vela

Comentários