pub

Jogos Olímpicos Rio 2016

Portugal Adia Qualificação em 470

Mundial de 470 em Haifa, Israel, termina amanhã, sábado, já sem velas portuguesas no horizonte (®RonenTopelberg)
Mundial de 470 em Haifa, Israel, termina amanhã, sábado, já sem velas portuguesas no horizonte (®RonenTopelberg)
pub

As quatro duplas nacionais não lograram o objectivo de qualificar Portugal para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, no Campeonato do Mundo de 470, que amanhã (sábado, 17 de outubro) termina em Haifa, Israel. A terceira e última oportunidade de qualificar Portugal em 470 para os Jogos Rio 2016 vai acontecer em Março/Abril do próximo ano, em Palma de Maiorca, no Troféu Princesa Sofia.

António Matos Rosa/João Matos Rosa foram os mais bem classificados no sector masculino, no Mundial em Haifa, enquanto Sara Carmo/Matilde Pinheiro de Melo foram 40ªs na geral feminina.

O Mundial de 470 acabou hoje, sexta-feira 16 de outubro, para as quatro tripulações nacionais. Amanhã serão disputadas as Regatas das Medalhas, em que competem apenas os dez primeiros da geral, que decidirão a atribuição dos títulos em disputa.

No sector masculino, com as tripulações nacionais no Grupo de Prata, António Matos Rosa/João Matos Rosa foram 8º e 26º nas duas regatas do dia e acabam no 41º lugar da geral. Diogo Pereira/Manuel Macedo subiram ao 42º posto, depois de serem 2º e 4º. João Villas-Boas/Miguel Nunes não competiram e encerram a sua participação na 50ª posição.

Os australianos Mathew Belcher/Will Ryan, actuais detentores do título, lideram, seguidos dos croatas Sime Fantela/Igor Marenic e dos russos Pavel Sozykin/Denis Gribanov.

No sector feminino, Sara Carmo/Matilde Pinheiro de Melo fecharam o Mundial de 470 na 40ª posição, depois de serem 24ªs e desqualificadas na segunda realizada. As actuais campeãs do mundo, as austríacas Lara Vadlau/Jolanta Ogar, estão na frente com as britânicas Hannah Mills/Saskia Clark na segunda posição e as francesas Camille Lecointre/Helene Defrance no terceiro lugar.

Portugal é um dos 5 países europeus, juntamente com Itália, Dinamarca, Bélgica e Polónia; que lutam por uma vaga olímpica em 470 para os Jogos Rio 2016. É uma vaga disponível com cinco candidatos em luta por ela. A decisão vai acontecer no princípio de Abril do próximo ano, em Palma de Maiorca.

Fonte: Nota de Imprensa Federação Portuguesa de Vela

Comentários