pub

Montepio Cascais Pro | Dia 1

Marlon Vence Bateria de Campeões

Algarvio Marlon Lipke feliz depois de vencer um 'heat' difícil, com três campeões europeus na água (®screenshot)
Algarvio Marlon Lipke feliz depois de vencer um 'heat' difícil, com três campeões europeus na água (®screenshot)
pub

Marlon Lipke (Algarve Surf Clube) venceu o seu ‘heat’ na Ronda 1 do Montepio Cascais Pro, 5ª Etapa (última) da Liga Moche 2015, esta quinta-feira, 8 de outubro, na Praia de Carcavelos. Foi a bateria ‘mais pesada’ da ronda, com três campeões europeus na água. Teresa Bonvalot venceu a etapa na categoria feminina, concluída neste primeiro dia do evento. Frederico Morais e Tiago Pires continuam em prova, na luta pelo título nacional masculino.

O primeiro dia do Montepio Cascais Pro, hoje, teve mar calmo em Carcavelos. As ondas não foram generosas, mas ofereceram algumas oportunidades, bem aproveitadas pelos surfistas. Frederico Morais fez a melhor onda do dia (9,25) numa dessas raras oportunidades e alcançou também o melhor ‘score’ do dia (16,65), apresentando-se muito forte na prova em que pode conquistar o título nacional. Basta-lhe chegar às meias-finais. Tiago Pires venceu o seu ‘heat’ na Ronda 1, com um ‘score’ mais modesto, e continua na luta pelo título. Precisa ganhar a etapa e esperar que ‘Kikas’ não chegue às meias-finais.

Marlon Lipke foi um dos protagonistas no primeiro dia do Montepio Cascais Pro. O surfista algarvio venceu a bateria dos campeões europeus: ele próprio (em 2012), Justin Mujica (em 2004) e Pedro Henrique (este ano, 2015). Com maré cheia e ondas a rebentar próximo da praia, Marlon (score 13,05 | 7,00+6,05) optou por um pico diferente e conseguiu duas boas ondas na fase inicial, controlando a bateria até ao final. Mujica foi 2º. Pedro Henrique (3º) e o açoriano Manuel Morgado (4º) foram eliminados.

Hoje competiram na Ronda 1 Open (masculina) do Montepio Cascais Pro sete surfistas de clubes algarvios, incluindo Ivan Bailote (Albufeira Surf Clube), que não constava no Heat Draw. Quatro surfistas da comitiva algarvia foram eliminados: Miguel Marinho (Clube Naval de Portimão) e Ivan Bailote perderam em 4º nas respetivas baterias; Frederico ‘Martim’ Magalhães (a precisar de escassos 3,11 pontos) e Paulo Almeida, ambos do Clube Naval de Portimão, perderam em 3º.

O Algarve Surf Clube tem 3 atletas na Ronda 2 da prova: Luca Guichard, Marlon Lipke e Eduardo Fernandes. Os dois primeiros venceram hoje as suas baterias na primeira ronda. Na Ronda 2, Luca Guichard vai competir contra José Ferreira e Ruben Gonzalez logo no primeiro ‘heat’. Marlon Lipke vai defrontar Tomás Fernandes e Tiago Santos. No último ‘heat’ dessa ronda vai entrar Eduardo Fernandes contra João Guedes e João Kopke.

Teresa Bonvalot venceu a final feminina no último minuto (®RicardoBravo)

Teresa Bonvalot venceu a final feminina no último minuto (®RicardoBravo)

Esta quinta-feira ficaram concluídas em Carcavelos a Ronda 1 Open (masculina) e a totalidade da prova feminina. Teresa Bonvalot, que chegou a esta etapa já com o título nacional renovado, triunfou hoje em Carcavelos, virando o resultado com a sua última onda nos derradeiros segundos da final… a poucas horas de embarcar com a Seleção de Portugal para o Mundial Junior por equipas na California.

Em jogo na divisão feminina estava ainda o vice-título nacional. Carina Duarte, Camilla Kemp e Ana Sarmento eram as candidatas e todas chegaram à final. Camilla Kemp foi 2ª classificada mas não chegou para saltar do 3º lugar do ‘ranking’. Carina Duarte conquistou o vice-título nacional ao concluir o Montepior Cascais Pro em 3º lugar.

Duas atletas algarvias, ambas do Clube Naval de Portimão, estavam inscritas na divisão feminina em Carcavelos. Inês Pascoal não competiu, por motivos de saúde. Yolanda Hopkins passou uma ronda e chegou às meias-finais, onde perdeu em 4º na sua bateria, concluindo a etapa em 7º lugar.

Comentários